Sozinho ou Esquecido



Em algum momento na vida o ser humano acaba se sentindo esquecido, ou muitas vezes invisível. Depois de alguns anos observando o comportamento das pessoas, vejo que esse sentimento assola cerca de 80% da população.

A noite chegou, o trabalho acabou, é hora de voltar para casa. Lar, doce lar? Mas a casa está escura, a televisão apagada e tudo é silêncio. Ninguém para abrir a porta, ninguém à espera. Você está só. Vem a tristeza da solidão... O que mais você deseja é não estar em solidão...

Esquecido por familiares, amigos ou pessoa amada. Que sensação ruim. Mas em muitos casos se trata apenas do ponto de vista de cada um. As pessoas que amamos não são obrigadas a adivinhar o que está passando na mente do outro.

Devemos parar de ficar esperando a atitude do outro e agir também, às vezes deixar o medo de lado não significa fraqueza, mas sim determinação, ainda que as coisas não se resolvam de forma favorável.

"Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você." Pare. Leia de novo. E pense. Você lamenta essa maldade que a vida está fazendo com você, a solidão. Se Sartre está certo, essa maldade pode ser o lugar onde você vai plantar o seu jardim.

Segundo Miguel de Unamuno, “O solitário leva uma sociedade inteira dentro de si: o solitário é multidão. E daqui deriva a sua sociedade. Ninguém tem uma personalidade tão acusada como aquele que junta em si mais generalidade, aquele que leva no seu interior mais dos outros. O gênio, foi dito e convém repeti-lo frequentemente, é uma multidão. É a multidão individualizada, e é um povo feito pessoa. Aquele que tem mais de próprio é, no fundo, aquele que tem mais de todos, é aquele em quem melhor se une e concentra o que é dos outros”.

Às vezes é saudável estar só na maior parte do tempo. Estar acompanhado, mesmo pelos melhores, cedo se torna cansativo e dispersivo. Nunca encontrei um companheiro tão sociável como a solidão. Nela aprendemos a nos conhecer melhor.
Autor: Camila Vassalo


Artigos Relacionados


Foi Você

Apelo

O Sol Já Vai Se Pôr

Recordação

VocÊ É...

Amizade.

O Dia Dos Maus