Administração de Recursos Humanos – Gestão de Pessoas



As pessoas constituem o principal ativo da organização. Daí, a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas para seus funcionários. As organizações bem sucedidas estão percebendo que apenas podem crescer, prosperar e manter sua continuidade se forem capazes de otimizar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros principalmente, o dos empregados. E quando uma organização está voltada para as pessoas, a sua filosofia global e sua cultura organizacional passam a refletir essa crença. O RH é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas – empregados, funcionários, recursos humanos, talentos ou qualquer denominação utilizada – para alcançar os objetivos organizacionais e individuais. Os nomes – como departamento de pessoal, relações industriais, recursos humanos, desenvolvimento de talentos, capital humano ou capital intelectual – são utilizados para descrever a unidade, departamento ou equipe relacionada com a gestão das pessoas.
Cada qual reflete uma maneira de lidar com as pessoas. O termo Administração de Recursos Humanos, ainda é o mais comum de todos eles.
As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização dependendo da maneira como elas são tratadas. Elas podem ser a fonte de sucesso como podem ser a fonte de problemas. É melhor tratá-las como fonte de sucesso. Para que os objetivos do RH sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional.


Denise dos Santos Tardelli
Administradora de Empresas
Pós-Graduada em RH - Gestão de Pessoas
Autor: William Calleri


Artigos Relacionados


Ferramenta Estratégica Para A Gestão Do Capital Humano

Recursos Humanos ? Conceitos, Definições E Planejamento

Seis Processos Da Gestão De Pessoas

Gestão De Pessoas Na Educação

Gestão Com Pessoas

Capital Intelectual

As Novas Tendências E Desafios Para A Gestão Com Pessoas