O Celular e o Crime



Vivemos a era tecnológica, o avanço da ciência deixa-nos deslumbrados, as informações viajam na velocidade do pensamento através da Internet. A comunicação ficou rápida, pode se falar de qualquer lugar do mundo em tempo real, o celular é um símbolo perfeito da evolução nas comunicações. Porém, esse aparelho que fica cada vez menor e com mais aplicativos esta sendo usado por criminosos para a pratica de crimes cruéis.
Como a tecnologia, os golpes também evoluíram. Antigamente só se ouvia falar do golpe do bilhete premiado, do golpe do troco e outros golpes que trabalham com a ganância das pessoas. Hoje além destes, existem os crimes via Internet, em que criminosos invadem as contas correntes dos bancos e transferem o dinheiro de correntistas, após ter acesso as senhas, sempre com o uso do computador e com falsos e-mails que capturam as senhas das pessoas sem que elas percebam.
Além dos crimes pela Internet, está em prática um crime ainda mais cruel que os primeiros. O crime de extorsão ou estelionato com o uso do celular. É cruel por que não mexe com a ganância das pessoas, mexe com a afetividade, pois com informações privilegiadas sobre familiares, mentem que estão com os filhos, esposas, irmãos seqüestrados e exigem resgate para que não façam mal a estes entes queridos.
Para tornar o golpe mais real, ligam para o suposto seqüestrado e solicitam, com uma outra história, que ele desligue o celular, dificultando assim, o contato com a pessoa que esta sendo extorquida.
A partir do momento que se atende ao telefone inicia-se uma conversação cheia de mentiras e ameaças de morte contra este parente que estaria seqüestrado, exigindo dinheiro ou cartões de celular. São minutos de estresse e nervosismo, visto que, o golpe é feito por uma quadrilha especializada, que de tem base em São Paulo e Rio de Janeiro.
Muitas pessoas nos procuraram neste ano, vítimas destes criminosos, poucas delas pagaram o que era exigido, pois conseguiram contato com as pessoas que estariam supostamente seqüestradas e verificaram que era uma mentira, porém algumas pagaram a quantia exigida.
Para não ser uma vítima destes golpistas, atente para os seguintes requisitos: nunca disponibilize dados pessoais, avise os empregados para que não informem nenhum dado a desconhecidos, como placa de carro, nome do proprietário, nome de filhos e parentes próximos, aonde trabalha, aonde vai ou foi. Estas quadrilhas obtêm a informação, na maioria das vezes, de dentro das próprias casas fornecidas inocentemente por pessoas que tem acesso a elas.
E a mais importante, quanto receber um telefonema neste sentido, desligue o aparelho imediatamente e procure a polícia, pois com certeza trata-se de um golpe, não caia nele.
Outro crime praticado com o telefone é o roubo de veículo e posterior pedido de resgate com o uso celular e dados do proprietário do veículo roubado, porém nestes casos a Brigada Militar tem obtido mais sucesso com a prisão de delinqüentes no momento da negociação, somente nesta semana tivemos duas prisões em Sapucaia do Sul.
A Evolução do crime tem seguido a evolução tecnológica e a polícia busca incansavelmente acompanhar essa evolução para o combate a violência, e tem obtido sucesso com ações de inteligência e operações. Inúmeros criminosos são presos diariamente o que reafirma que o crime não compensa, seja ele virtual ou real.
Autor: Geverson Aparicio Ferrari


Artigos Relacionados


Golpe Do Protesto De Titulo

Bloqueador Via Celular Sem Mensalidade

Desculpas Criminosas

Monografia Pedofilia

Roubo, Extorsão Mediante Squestro E Sequestro Relâmpago

ProteÇÃo E SeguranÇa Ao Navegar Na Internet

Roubo De Cargas