A importância do domínio da escrita



“Os limites da linguagem são os limites do pensamento”.
Wittgenstein

Dominar a língua materna, atualmente, é uma necessidade competitiva. Empresas norte-americanas investem mais de 3 bilhões em cursos de reciclagem do próprio idioma, pois, segundo uma pesquisa realizada pela National Comission on Writing em 53 empresas, um terço dos funcionários pecam na hora de escrever. Mas por que tamanha necessidade e investimento em ensinar algo que aprendemos desde o primeiro ano escolar?
O principal problema é a forma como se ensina o português nas escolas: regras gramaticais, nomes complicados e sem muita utilidade para a escrita de textos e, principalmente, falta de uma abordagem mais comunicativa e da produção de textos que tenham relação com o cotidiano das pessoas.
Quando não usamos os recursos da língua de forma adequada, criamos problemas, como:
· Má comunicação ou o famoso “não era bem isso que eu queria dizer”
· Gasto de tempo
· Retrabalho
· Vulnerabilidade a erros

Não pense, no entanto, que estamos falando apenas de erros de ortografia ou de concordância, pois esses você pode checar. O problema maior está na redação e na articulação das idéias.
Um dado interessante para você ter certeza da necessidade de dominar sua língua materna: além de a escrita ser decisiva para a contratação de um funcionário, dificilmente as pessoas que não se comunicam claramente são contratadas ou promovidas nas empresas.
Por isso, invista na sua escrita. Gaste mais tempo para escrever seu e-mail, pensando em qual o seu objetivo com ele, quem é a pessoa que irá recebê-lo, se ele está claro e conciso. Essas são as principais qualidades do texto de um bom "escritor" empresarial.
Autor: Vívian Cristina Rio


Artigos Relacionados


A ProduÇÃo De Texto

Como Os Pcns De LÍngua Portuguesa Abordam O Trabalho De Leitura .

Meu Lixo LiterÁrio

A ImportÂncia Dos Recursos Gramaticais De CoesÃo E CoerÊncia Na ComunicaÇÃo Escrita

Curso De Inglês – Um Pouco De História

Acróstico Que Reverencia A Língua Portuguesa

A Postura Do Professor No Ensino De Língua Materna