Urdume!



Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. (Salmo 128:2)

A Newatori, importante grupo empresarial estrangeiro, com unidades industriais em mais de 30 países, decidiu instalar no Brasil uma divisão de suprimentos para informática. Antes de começar a desenvolver aqui, importações eram feitas de suas unidades fabris da Europa e dos Estados Unidos. Os principais produtos eram Fitas Impressoras de Computador e CMC 7.

Gerente de Produtos, era meu cargo e, primeiro precisei conhecer profundamente a Fita Impressora. Para tanto, visitas foram realizadas a várias fábricas, algumas em Itu e Americana, cidades do Estado de São Paulo.

Uma fita impressora é composta de:

Plástico (ABS)
Mola
Tinta
Nylon

Posso falar um pouquinho do Nylon?

Em Itu existem fábricas de fios de nylon. Estes são vendidos para as 400 indústrias de tecelagem de Americana para fazer tecidos que abastecem o mundo.
–Mas que história chata, você deve está pensando!
--Desculpe, Já vou concluir.

Agora estou chegando no ponto desejado. Um fio de tecido é composto de filamentos na horizontal (trama) e vertical (urdume). Trama e Urdume entrecruzados formam o tecido. A regra simplificada, para fabricar qualquer tecido de nylon ou algodão é:

Trama (horizontal)
Urdume (vertical)

Se assim é, porque antes de lidar com esse assunto eu nunca havia escutado falar do urdume? O urdume é tão discriminado, que, o editor de texto na hora em que estou digitando, está sendo sublinhado de vermelho, como se fosse uma palavra errada.

Todos falam em Trama. 1,7 milhões de referências na Internet só na língua portuguesa. Todavia, a palavra urdume somente tem 780 citações. Se ambas são de igual importância, qual a razão desse preconceito?

Agora chegou o momento de eu explicar. As idéias, pensamentos e atitudes do homem comum acompanham o caminho das águas, cujo percurso não oferece qualquer surpresa, uma vez que você já sabe que ela irá se mover sempre na horizontal. Somente terá seu comportamento verticalizado ao encontrar um obstáculo e mesmo assim irá cair.

A trama é horizontal. Alimenta nosso ócio nos causando preguiça e torpor. Cuidado!!! Daqui a pouco vão inventar a doença LESR:

(L) esão de
(E) sforço
(S) em
(R) epetição

As matérias-primas utilizadas em nossa vida cotidiana têm aspectos fáceis e difíceis. O caminho para você lograr êxito em seus empreendimentos, quase nunca será o mais fácil.

Antes de eu entrar na Newatori, fizeram uma importação muito grande de uma Fita que não era utilizada no Brasil. Como Gerente de Produtos, estava preocupado com o meu limite de incompetência (que aprendi no livro:Todo o Mundo é Incompetente, Inclusive Você), pois o prazo de validade do produto estava vencendo e o almoxarifado estava estocando um elefante mais branco do que urso polar.

Surgiu uma idéia. Liguei para Fibrilo Rêmora, dono de uma fábrica concorrente e ofereci o nylon contido dentro da Fita. Embora já estivesse com o negócio fechado, ele falou:
--Landim, o produto de vocês é bom, mas, como é caro!

Respondi assim:
--Por isso estou te fazendo uma re-promoção!

--Landim, não enrola. O que é re-promoção? É alguma Trama?

--Rêmora. Estou te vendendo a fita com o nylon já entintado. Juntando as palavras (Rê)mora e Promoção, obtenho o composto “re-promoção”. A única Trama é que estou te cobrando somente o valor do Urdume!


----------------------------------------------------------------------------------
Escrito por:
Gilberto Landim
[email protected]
www.vendasplus.com.br
Autor: Gilberto Landim


Artigos Relacionados


Chifrada Plus



Regra De Paladium, Vende Mais?

Fitas De Aço | Embalagens Plásticas

Machado De Assis - Criatividade - Plus

A Menina E O Circo

Mulher Rendeira