Anorexia Corporativa - Não deixe sua empresa sofrer desse mal



Anorexia: doença de foco nervoso que leva o paciente à redução ou a perda brusca de apetite.
Quem diria que este mal poderia afetar o mundo corporativo, em que as empresas, temerosas por ficarem inchadas e inflexíveis, partem desesperadamente para cortes bruscos e compulsivos em suas estruturas.
A anorexia Corporativa gera graves efeitos colaterais para suas vítimas, tais como a redução do moral dos funcionários, a incapacidade de crescimento e benefícios ilusórios a longo prazo.
Pois é, a longo prazo o corte brusco e sem critérios de custo, através de reengenharias e downsizing, levaram e ainda estão levando muitas empresas a ficarem tão fracas que não conseguem mais crescer. Alguns empresários, diante da situação do mercado, e consequentemente do medo de perder a agilidade frente aos concorrentes, realizaram e vêm realizando cortes em vendas, marketing, pesquisa e desenvolvimento e tecnologia da informação, melhorando a curto prazo os resultados financeiros em detrimento do crescimento duradouro e da lucratividade salutar.
Com o passar do tempo, os empresários sentem os sintomas negativos destas ações e, quando percebem que estes ganhos de curto prazo são lucros vazios, é tarde demais. Por vezes a ajuda não é mais possível. Tornaram-se realmente Anoréxicos Corporativos!
Mas qual o melhor tratamento para sair desse ciclo e crescer com ótima saúde?
(1) Inicialmente mude o enfoque de cortar os custos e crie uma nova mentalidade, voltada para o crescimento, para a revitalização e a necessidade de novos horizontes;
(2) Conheça-se bem. Procure identificar os custos das atividades associadas a cada produto, para, em seguida, tomar a decisão correta. Ou seja, permanecer com aquela que realmente agregar valor à sua saúde;
(3) Adote um estilo de vida saudável para sua empresa .Um estilo voltado para o cliente, com padrões de qualidade eficientes e eficazes, tanto interna como externamente;
(4) E, por último, o que você quer da sua empresa nos próximos anos: uma empresa aparentemente jovem, com uma estrutura pesada, baixos índices de crescimento, funcionários apáticos, forma de administração ultrapassada e tomando uma série de medicamentos caros e ineficazes? Ou uma empresa adulta , porém com uma gestão moderna, ágil e flexível, que acompanha e por vezes ultrapassa o crescimento do seu mercado, pois sua equipe adota um estilo saudável, preventivo e com complementos vitamínicos na dosagem certa? Você tem esses dois caminhos a seguir.
O crescimento saudável da sua empresa depende dessa escolha.
Sucesso e Saúde.
Autor: Sandra Barbosa Camelo


Artigos Relacionados


Ganhar Dinheiro!

Minha Empresa Não Quer Crescer

A Importância Da Análise Custo X Volume X Lucro

Caixa: A Medida Saudável Da Empresa

Ampliando Seus Negócios De Forma Saudável

Concentre-se Nos Resultados

Vantagens De Se Implantar A Iso 9001 Em Uma Empresa