Análise de um Aplicativo com Interface Multimídia



1. Introdução

Um sistema multimídia é composto por uma série de elementos de interface interligados, e comandados pelo operador. As linguagens de desenvolvimento para este tipo de sistema são classificadas como de programação por eventos. Neste caso, a interação do operador com o sistema é que direciona o processamento [2]. A metodologia a ser aplicada deve ser hábil na especificação e no trato com elementos de interface e nas interações com o operador. A representação a ser utilizada deve ainda garantir uma grande liberdade de criação e expressão, importantes para o sucesso da interface.
A tela principal do site oficial do filme Os Incríveis, ilustra uma tela típica de um sistema multimídia, sendo este o foco principal deste trabalho, onde pode-se identificar elementos do tipo: botões, fotos, caixas de texto, ícones, mídias, etc...
Quanto a sua função básica, os componentes de uma interface podem ser classificados como:
• a) componentes de informação, que servem para transmitir uma informação, como os textos, fotos, vídeos ou sons;
• b) componentes de interação, que controlam a execução do sistema, como botões, ícones, hot-words (palavras chaves), etc.
Observa-se que a diversidade de formas de comunicação é característica dominante nos sistemas multimídia. Para garantir a qualidade, ao se desenvolver um sistema multimídia, deve-se criar uma especificação usando um paradigma apropriado. O sistema tomado como base de estudo é o site oficial do filme Os Incríveis, o qual mostra uma abstração da realidade, permitindo o entendimento adequado das premissas que o torna visualmente atraente e muito interativo.
O artigo está organizado da seguinte forma: a seção dois apresenta uma abordagem sobre a descrição da área de aplicação a qual se destina o site tomado como base de estudos para esse trabalho, além de mostrar também o objetivo da aplicação, equipe de desenvolvimento. Na seção três, são relacionadas as plataformas ou ambientes multimídia (de entrega e desenvolvimento). Na seção quatro, são mostrados os tipos de produtos multimídia, apresentando uma abordagem e classificação quanto à interatividade, título, linearidade, projeto multimídia, etc... E por fim as conclusões, que são apresentadas na seção cinco.

2. Descrição da Área de Aplicação

Tomando como estudo o site em questão e levando em consideração que as aplicações no geral podem ser reproduzidas com diversos objetivos a ser alcançados, nesse caso o entretenimento é o “carro chefe” a ser explorado, então podemos citar os mais importante e presentes no referido site:
• Possibilidade de estabelecer uma interface entre o homem e alguma informação em formato eletrônico [3];
• Melhoramento das interfaces baseadas somente em texto, utilizando, por exemplo, vídeos animados e interativos [3];
• Desperta o interesse e chama a atenção para os mais varias tipos de informações contidas no site, utilizando não somente texto puro, mas também som e imagem, com o objetivo final de melhorar a retenção de informação [3].

2.1. Objetivo da Aplicação
Como dito anteriormente que trata-se de um site voltado para entretenimento e cujo seu público alvo na sua maioria é o infantil, deixa claro o grande poder e facilidade de interação que o Flash possui. As aplicações contidas nesse site não se resumem apenas a jogos, desenhos animados, protetores de tela, vídeo-clips, músicas, páginas para colorir, cartões virtuais, etc... mas também na vendagem do produto principal.

2.2. Equipe de Desenvolvimento
O site estudado (www.theincredibles.com) foi todo produzido pela Disney Enterprises em parceria com a Pixar Animation Studios, utilizando programação em ActionScript e animações em Flash.

3. Plataforma ou Ambiente Multimídia

Aqui trataremos da representação que será feita em conjunto pelo hardware e software que determinam os limites daquilo que pode ou não ser executado dentro de um sistema multimídia. A escolha da plataforma apropriada depende basicamente de requisitos do projeto e do tipo de informação que será estruturada para apresentação e/ou distribuição. Então, no caso do Site Oficial dos Incríveis trata-se de um Ambiente Web onde dados de texto, som e vídeo são compartilhados e visualizados simultaneamente (ver site www.incredibles.com).

3.1. Plataforma de Entrega
A estação do usuário, onde a aplicação é executada deverá ser um navegador de Internet (browser) independente do ambiente ou sistema operacional utilizado, pois apesar de muitos desenvolvedores consideram o ambiente Macintosh mais apropriado que o Windows e Linux, podemos relatar que no caso das aplicações desevolvidas em Flash e programadas em ActionScript, não possuem diferenças entre esses ambientes quanto ao uso da ferramenta da Macromedia Flash e de aplicações programadas em ActionScript, pois mostram robustez, portabilidade, rapidez e eficiência em ambos os ambientes citados.

3.2. Plataforma de Desenvolvimento
Os elementos multimídia tomados como base de estudo no site em questão, foram implementados em um aplicativo de autoria da empresa Macromedia denominado Flash, sendo importante ressaltar que também foi utilizado programação em ActionScript. Vale lembrar também, que o Flash está virando padrão para websites de eletrônicos, automóveis, moda, calçados, música, filmes, entre outros. Ele é ainda muito utilizado para simulação de ambientes (pisos, móveis, tintas), animações explicativas e, em menor grau, bibliotecas audiovisuais. Com ele, o usuário pode interagir mais com o produto ou a informação promovida.
Assim, o relacionamento de consumo é mais intenso. As vantagens que uma interface rica traz estão diretamente ligadas à satisfação que ela produz

3.3. Ciclo de Vida:
O ciclo de vida deste produto multimídia esta em aberto, insto é, possui um tempo indeterminado. Possivelmente até o lançamento do próximo volume do filme, mesmo assim ainda podendo permanecer em operação devido ter além a finalidade de entretenimento é também para divulgação dos produtos referentes ao filme.

4. Tipos de Produtos Multimídia

Quanto ao tipo de interatividade podem ser citados dois tipos, Multimídia Interativa e Hipermídia e que se subdividem em:
• Títulos
• Aplicativos
• Internet

4.1. Interatividade
Continuando a análise do site estudado, podemos afirmar que quanto ao tipo de interatividade é classificado como sendo do tipo “Hipermídia”, pois o site possui um sistema de multimídia interativa que fornece uma estrutura de ligação através da qual o usuário possa navegar no sistema, utilizando os elementos de texto, som ou vídeo.

4.2. Projeto multimídia
No que se refere ao site objeto de estudo deste trabalho, podemos concluir que é classificado como projeto multimídia, pois o software, mensagens, assim como o conteúdo apresentado em computador ou outro veículo de mídia (TV, vídeo ou Internet).

4.3. Linearidade
O projeto multimídia estudado (site oficial do filme Os Incríveis) é do tipo não linear, pois o usuário possui controle navegacional, podendo acessar a informação de forma aleatória e de forma mais ampla, afinal trata-se de um portal na web, conforme demonstrado na figura 1 da seção 1 deste trabalho.

4.4. Título
É do tipo não linear, pois a ordem de visualização é determinada por seus usuário (títulos hipermídia), ou seja, o usuário dispõe de controles para navegação não-seqüencial, mas devemos lembrar ao usuário que pode ser necessário baixar gratuitamente o plug-in da Macromedia denominado Flash Player para visualização e navegação em aplicativos desenvolvidos em Flash.
Utiliza amplamente o conceito de Hipermídia, que deriva do conceito de hipertexto, onde a consulta a uma informação ocorre de forma não seqüencial, e utilizando elementos de multimídia variados como texto, som e imagem ao mesmo tempo [3], conforme demonstrado na figura 1 da seção 1 deste trabalho.

5. Conclusões

O aumento na complexidade dos problemas exige melhores ferramentas e métodos de trabalho. A profissionalização dos sistemas multimídia exige técnicas adequadas para o seu desenvolvimento. A análise baseada em objetos é capaz de fornecer o embasamento técnico para o projeto de sistemas complexos, com qualidade.
Assim o estudo feito no site oficial do filme Os Incríveis, demonstrou que ferramenta como Flash vem ganhando espaço no mercado lá fora por que permite: Interações novas entre usuário e conteúdo produzido para a web; Comunicação personalizada através de apresentações de fluxo (streaming); Comunicação instantânea (ao vivo) unidirecional, bidirecional ou n–direcional; Não necessita de mais um plug-in para tudo isso, basta o Flash Player. Além disso, o Flash também oferece segurança, escalabilidade e confiabilidade necessária para disponibilizar funções de comunicação na intranet, extranet ou em websites destinados ao público geral.

Referências

[1] Enterprises, Disney e Studios, Pixar (2005) “The Incredibles”, http://disney.go.com/disneyvideos/animatedfilms/incredibles. Novembro.
[2] Debon, José E. Zindel. e da Silva, Benedito Ubiratã (1995) “Aplicação da Análise Orientada por Objetos na Especificação de Sistemas Multimídia” http://www.voxxel.com.br/pages/pdf/mmoo.pdf. Novembro.
[3] Santos, Iraçú Oliveira (2006) “Notas de Aula – Multimídia” http://www.aprendiz.unama.br/siao/sistema/material/XZpAQnY7xjEtXMHjJ5uyDIe3gvffEFiw/multimidia.pdf. Novembro.
Autor: Elias Lopes


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