Concurso Bar de Ideias



Bar de Idéias

O bairro Santo Antônio possui uma memória forte quando se refere a bares. O conceito do projeto procurou trazer ao Bar do Gil, tais características, próprias do famoso boteco mineiro.

O bar em questão possui inúmeros problemas funcionais e estéticos, além de um baixíssimo nível de conforto ambiental e higiene. O projeto buscou reparar estes problemas a partir de estratégias arquitetônicas, que se adequassem ao tipo de uso atual e a verba disponibilizada.

A parte posterior do bar era a mais prejudicada quanto a iluminação e ventilação. Desta maneira, foi alargada a área de ligação com a frente do bar, permitindo que o ar circule de maneira mais fácil e possibilitando uma maior interação visual entre eles. Além disso, realizou-se uma abertura zenital, que ilumina o jardim "canavial" e também toda a parte posterior com luz natural indireta. Quanto ao problema da ventilação, que não pode estar nas paredes laterais, devido a inexistência de afastamento, foram instalados, a partir de um cálculo, quatro aeradores naturais que retiram o ar quente do ambiente.

As cores utilizadas no projeto foram também escolhidas buscando um melhor conforto ambiental. Assim, a grande maioria das paredes, além do teto e mobiliário, foram pintados com cores claras, branco neve e palha, sendo apenas a parede ao fundo do atendimento e do jardim, de cores mais fortes, como pode ser observado nas vistas.

A organização proposta ampliou as áreas de uso dos funcionários, com aumento da cozinha e do atendimento do bar, que acumulavam muitas funções e não se dispunham racionalmente. Um grande balcão de atendimento foi locado próximo a entrada da cozinha e esta teve sua disposição transformada, com um novo condicionamento, proporcionado pelos equipamentos.
Como estratégia de projeto, o balcão foi disposto de maneira a levar os usuários a área de restaurante ao fundo do bar, que também sofreu modificações quanto a disposição do mobiliário.

Os banheiros que se localizavam na parte central do bar, foram transferidos para a lateral esquerda, tomando o cuidado para que o acesso a esses nao fosse voltado para o espaco de mesas. Nessa mesma lateral, tem se o DML, criado visando gerar um novo espaco para facilitar a limpeza do bar, por onde tambem se da o acesso para o pavimento superior, ja existente.

Devido ao grande desnivel existente entre a parte frontal e a posterior do bar, criou-se uma nova rampa, mais acessivel, proxima a existente, para que a trajetoria frente - fundo fosse mais confortavel, trajetoria essa que foi cuidadosamente pensada para que a parte posterior venha a ser mais ocupado, de acordo com a vontade do proprietario do bar.

Buscando referencias aos conceitos antigos dos bares, algumas paredes foram parcialmente revestidas de azulejos brancos e pretos e um arremante superior em madeira foi feito para um melhor acabamento. Todas as mesas sao encostadas em uma das paredes revestidas de azulejos, visando uma facil higienizacao do local, e um menor desgaste do material devido ao contato de clientes com esses, pela proximidade da mesa. Assim como os azulejos, foram colocadas sobre as mesas lampadas tradicionais em tamanho maior pendentes ao teto.

Na parte superior ao balcao encontrando com o forro de gesso criou-se um nicho para garrafas, onde essas ficam expostas para que os clientes possam ver todas as opcoes de bebidas que o bar oferece. Na parte interna de funcionamento do balcao, o atentendente tem acesso a essas garrafas para que possa servi -las.

O espaco destinado a exposicao de arte, acontece em toda a parede lateral direita do bar, podendo ser pendurado por cabos de aco presos ao cortineiro ou atraves da parede intermediaria que pode sofrer qualquer tipo de alteracao artistica em sua pintura. Os cabos de aco permitem que varios tipos de arte possam ser expostas, tanto pinturas, quadros, gravuras quanto esculturas.

Um novo estudo volumetrico foi desenvolvido na fachada criando maior harmonia e qualidade estetica. Fazendo com que as pessoas que passem pela rua tenham curiosidade e interesse de entrar!
Autor: Lenivone L. Dias, Luiza T. Yamaguchi, Maria Fernan


Artigos Relacionados


Dicas Para Decoração De Ambientes Pequenos

Deixe A Sua Casa Deslumbrante

Decorando Uma Casa

Como Fazer Decoração De Interiores Com Papel De Parede

Deixe Suas Paredes Muito Mais Bonitas

O Papel De Parede Na Era Infantil

Conforto Ambiental E ArquitetÔnico Nas Salas De Aula De Ensino Superior