PAC - Plano de Afastamento de Clientes?



A inclinação da carne é morte; mas a do Espírito é vida e paz.
(Romanos 8:6)

Não sei o que está acontecendo com o ser humano. A insatisfação com a falta de qualidade de vida, parece estar deixando as pessoas loucas, desejosas de rixas, forjadoras de atitudes antipáticas. Aos seus olhos, todos deveriam ser condenados sem julgamento. Será o Benedito, o fim da picada?... Não gostaria de dar razão ao escritor de Zorba o Grego, Nikos Kazantzakis quando diz em sua obra: Quem está vivo quer encrenca; o sossego constitui-se em propriedade dos mortos. – Xô!

Examinava uma roupa na loja, A & C (nome fictício), quando uma funcionária de pretensiosa beleza, esbarrou em minhas costas, com um monte de cabides. Desculpando-se cheia de pompa, continuou a me empurrar e revestindo-se de uma soberba capaz de superar a da rainha Cleópatra, ergueu com ar de vitoriosa, a cabeça de campeã, seguindo sua imaginada trilha do sucesso!

Estava em um supermercado que chamarei de Bizu e notei a indelicadeza dos empregados em não abrirem espaço, para que os clientes pudessem circular com mais facilidade. Ao contrário, faziam questão de passar à frente. Acho que houve uma mudança nos bons costumes. Sovon Samgidarap? (novos paradigmas) Pensou que fosse nome de algum guru indiano ou professor de yoga né?.

Hoje em dia, com fabricantes diferentes de DVD, não é muito incomum encontrar falhas em algumas mídias. A mais normal é o congelamento de imagem. Sempre que tivemos esse problema, fomos até a empresa vendedora pedir providências.

Informávamos ao funcionário, o número da cena onde residia o problema. Se este não detectasse nenhuma anomalia, éramos informados de que o erro estaria no nosso equipamento, não sendo possível efetuar a troca do filme. Atnauq edadilibama! (quanta amabilidade!) Viu como está tudo pelo avesso?.

Vale lembrar, que similar tratamento tem sido praticado pelas locadoras de vídeo. Bem, existem as exceções.

A proximidade da nova locadora com a nossa casa, nos colocou na relação dos seus primeiros associados. É uma loja bonitinha e com um bom acervo de filmes e está bastante em dia com os lançamentos. Tem tudo para dar certo e torcemos por isso.

A 25ª cena do Filme, deixava-se congelar em nosso equipamento. Quando a mídia foi analisada pelo empregado da Locadora Matrix e este percebeu que no seu aparelho dava para assistir sem nenhum problema, esperamos a tradicional explicação:

-- Vocês viram né? Não há nenhum problema com a mídia. Talvez seja preciso fazer alguma regulagem no equipamento de vocês. Se fosse detectada alguma falha, nós forneceríamos outro DVD, devolveríamos o dinheiro. Infelizmente o problema não é nosso...

E, para frustrar por completo o imaginado diálogo anterior, onde antevíamos uma desanimadora solução, o jovem falou:

--Pode ser que a mídia esteja com um pouco de poeira. O rapaz vai limpar e vocês levam.

Estávamos assistindo a Zorba o Grego, a partir da 26ª faixa, afinal a 25ª já fora vista por inteiro na locadora. Não era necessário examinar se o congelamento continuava. Não queríamos anular o esforço empreendido pelo profissional que habilmente substituiu a pré-condenação da aparelhagem do cliente, pela limpeza da mídia.

Embora as empresas possam dispor de um percentual de razão, não lembramos de ter voltado a nenhuma das que pré-diagnosticou erros em nosso equipamento.

Conversando com os atores dos cenários contemplados nessas importantes organizações, descobrimos com surpresa, que estes haviam sido treinados exaustivamente, além de terem participado de constantes reciclagens. Bolas, qual é o problema?

O livro Zorba O Grego termina com o principal personagem, destruindo boa parte do patrimônio do seu patrão?

É necessário que a empresa implante um treinamento voltado para a conduta. Precisa imergir todos os colaboradores da companhia no bojo das condutas interna e externa.

Recentemente tive uma experiência em uma firma que convivia com esses problemas, considerando-os normais, em função da crise do país, a situação da fome menor que zero, etc.. Essas desculpas ajudavam a direção a justificar as aparentes incorrigíveis incompetências.

A solução que apresentei para a companhia, foi um treinamento de Conduta regada a incentivos, que chamei de Conduta Plus.

Na última visita que fiz ao cliente perguntei pelo retorno do curso Conduta Plus. A resposta foi:

-- Agora ta um espetáculo. Não tem como comparar o antes e o depois. Minha empresa é outra. Eu e meus clientes sentimos prazer em lidar com os empregados. Valeu demais a pena o treinamento.

Se, nenhuma providência fosse tomada, a própria natureza da insatisfação, residente em cada funcionário nutrido de revolta, por frustrações mil, se encarregaria de elaborar um pacotaço, para aos poucos, defenestrar a clientela.

E, como nada fica sem nome, que tal? PAC - Plano de Afastamento de Clientes?
Autor: Gilberto Landim


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