As Ferramentas do Administrador



A analogia da caixa de ferramentas do Administrador nos remete ao pensamento e à dúvida de qual as ferramentas essenciais ao profissional da Administração. É impossível afirmar quais serão imprescindíveis para a sua profissão, mas é possível classificar as ferramentas em três tipos diferentes: a ferramenta institucional, a ferramenta intermediária e a ferramenta operacional.
A ferramenta do tipo institucional dá ao gestor a capacidade de fazer leituras do negócio onde a empresa está inserida e conseqüentemente fornece a possibilidade de previsão dos movimentos que o mercado e a concorrência irão executar. Essa ferramenta é imprescindível para os gestores da alta administração, pois são eles os responsáveis, em primeira instância, pelo futuro, competitividade, liderança e sobrevivência da organização como um todo.
O segundo tipo de ferramentas são as ferramentas intermediárias, onde através delas consegue-se conhecimentos específicos sobre as áreas empresariais. Essas ferramenta são úteis para os gerentes de nível intermediário pois são eles quem gerenciam as unidades de negócios os departamentos específicos de uma empresa. Essas ferramentas são as ferramentas obtidas nos cursos de administração e nos livros técnicos, como os conhecimentos em finanças, marketing, logística, recursos humanos e todos as outras técnicas gerenciais específicas.
O terceiro e último tipo de ferramentas são as operacionais, onde através delas consegue-se com que as operações da empresa aconteçam. Essas ferramentas são de extrema importância para os gerentes de nível operacional, muito conhecidos por encarregados de setor, onde o conhecimento principal é sobre e como as atividades empresariais são efetuadas.
Basicamente esses três tipos de ferramentas são os tipos que devem compor a caixa de ferramentas do profissional de Administração. É importante salientar que quanto mais alto o profissional de encontrar mais conhecimentos das ferramentas institucionais ele deve possuir, sem nunca ignorar as ferramentas intermediárias ou operacionais. O inverso também é verdadeiro, o profissional de gerencia operacional não deve em hipótese alguma ignorar os conceitos institucionais e intermediários. O uso de cada uma dessas ferramentas é proporcional ao nível gerencial em que cada profissional se encontre, portanto ao longo da sua carreira ele deve ir buscando os conhecimentos para o nível onde ele se encontre.

COLLA, Júlio Ernesto. Professor Universitário das cadeiras de Teoria Geral da Administração, Logística e Finanças
Autor: Júlio Ernesto Colla


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