Conhecimento: desafio da sociedade atual



Conhecimento não é dado, nem informação. Dados são um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos. Já informação são dados que fazem diferença. Por exemplo: uma pesquisa apresenta dados estatísticos sobre o hábito de consumo de determinado mercado, e revela que mulheres de determinada faixa etária consomem mais tintura para cabelos. Essa pesquisa se apresentada para um empresário do setor alimentício apenas verá dados aleatórios. Porém a mesma pesquisa apresentada ao diretor comercial de uma empresa de cosméticos, pode dizer que tem preciosas informações. E mais com base nessas informações e seu conhecimento do mercado e de seus produtos pode visualizar uma grande oportunidade de negócio.

Segundo Davenport (1999) “Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.”

Na economia da informação, nosso ambiente atual, a informação ou melhor o conhecimento proporciona a criação de condições para o alcance de resultados pelas empresas. Significa que as empresas que possuem visão, entendem que é cada vez mais necessário gerenciar o conhecimento, que não significa simplesmente gerenciar tecnologia de informação, pois nesse processo o indivíduo é parte essencial. O conhecimento não é impessoal, ele não está contido em livros, ou bancos de dados, ou ainda em softwares. O conhecimento está sempre incorporado a uma pessoa, e cabe a esse indivíduo aplicá-lo, ensiná-lo, transmiti-lo, e fazer bom ou mau uso dele.

Para Drucker (1999) tornar o conhecimento produtivo é uma responsabilidade gerencial. Torna-se necessária a aplicação sistemática e organizada do conhecimento ao conhecimento. O conhecimento somente será produtivo se for aplicado com intuito de fazer alguma diferença. E a única vantagem possível para uma posição competitiva de uma empresa é o bom desempenho gerencial para tornar produtivo o conhecimento.

As empresas devem ver o conhecimento como vantagem competitiva e um ativo sustentável. Mas para colher bons resultados , o investimento na correta gestão desse conhecimento deve ser feito, através de bem ajustados programas de incentivo de criação, codificação e divulgação de conhecimento.


Referências bibliográficas:
DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. Ed. Pioneira, 1999.
DAVENPORT,Thomas e PRUSAK,Laurence. Conhecimento empresarial. Ed. Campus, 1999.
Autor: Edson Satoru Kimura


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