Conhecimento: desafio da sociedade atual
Segundo Davenport (1999) “Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.”
Na economia da informação, nosso ambiente atual, a informação ou melhor o conhecimento proporciona a criação de condições para o alcance de resultados pelas empresas. Significa que as empresas que possuem visão, entendem que é cada vez mais necessário gerenciar o conhecimento, que não significa simplesmente gerenciar tecnologia de informação, pois nesse processo o indivíduo é parte essencial. O conhecimento não é impessoal, ele não está contido em livros, ou bancos de dados, ou ainda em softwares. O conhecimento está sempre incorporado a uma pessoa, e cabe a esse indivíduo aplicá-lo, ensiná-lo, transmiti-lo, e fazer bom ou mau uso dele.
Para Drucker (1999) tornar o conhecimento produtivo é uma responsabilidade gerencial. Torna-se necessária a aplicação sistemática e organizada do conhecimento ao conhecimento. O conhecimento somente será produtivo se for aplicado com intuito de fazer alguma diferença. E a única vantagem possível para uma posição competitiva de uma empresa é o bom desempenho gerencial para tornar produtivo o conhecimento.
As empresas devem ver o conhecimento como vantagem competitiva e um ativo sustentável. Mas para colher bons resultados , o investimento na correta gestão desse conhecimento deve ser feito, através de bem ajustados programas de incentivo de criação, codificação e divulgação de conhecimento.
Referências bibliográficas:
DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. Ed. Pioneira, 1999.
DAVENPORT,Thomas e PRUSAK,Laurence. Conhecimento empresarial. Ed. Campus, 1999.
Autor: Edson Satoru Kimura
Artigos Relacionados
Aluguel, Venda, Compra E Financiamento Do Conhecimento
Gestão Estratégica Do Conhecimento
Gestão Estratégica Do Conhecimento
Inteligência Competitiva
Práticas De Gestão Do Conhecimento
Gestão Do Conhecimento
Possíveis Problemas Ocasionados Por Sistemas De Informações Nas Organizações