Introduzindo a programação em C++
Para iniciar seus trabalhos de programação em C++, você necessitará de um compilador da linguagem. Você pode utilizar, além de outros, o Microsoftâ Visual C++ ou um compilador tipo GNU. Neste último caso, recomendo o Dev-C++, da Bloodshed (http://www.bloodshed.net).
De posse do compilador, onde testaremos nossos programas, passamos então à linguagem C++ propriamente dita.
C++ é um linguagem derivada da linguagem C. Se você já conhece C, então já conhece boa parte da sintaxe de C++. Basicamente, a diferença entre essas duas linguagens consiste nas classes e objetos existente em C++.
Vejamos o que são essas coisas:
- Classe é como um tipo de dados declarado como há em outras linguagens (integer, float, etc);
- Objeto é uma variável de uma classe e que contém campos de dados e funções;
A definição de uma classe não cria qualquer objeto, assim como os tipos pré-definidos, integer por exemplo, não criam qualquer variável.
Definida a classe e instanciado o objeto, as funções desse objeto são chamadas funções-membro e são, basicamente, a única forma de acessar os campos de dados (dados-membro).
Vejamos um exemplo introdutório simples.
1) Definindo uma classe simples:
#include
class Quadrado //Define a classe
{
private: //Dados-membro
int lado;
public:
void Init(int b);
void CalculaArea(); //Função-membro – Calcula e imprime a área do quadrado
};
Definida a classe, agora temos de definir suas funções-membro, se houverem. Não necessariamente isso deve ser feito na definição da classe, embora o possa.Particularmente eu prefiro fazer isso à parte.
Mas como dizer ao compilador que tal função pertence a tal classe? Como utilizar a classe em meu programa principal?
Isto é o que veremos no próximo artigo...
Até
Renato Ferreira Silva
Artigos.com
Autor: Renato Ferreira Silva
Artigos Relacionados
Introduzindo A Programação Em C++ Parte Ii
Técnicas De Programação Declarativa
Compilador Para Reconhecimento De Expressões Matemática Ou Seqüência De Códigos
Como Funciona Uma Fila Circular Dinamica
Utilizando A Api Cglib Para Interceptar Chamadas De Métodos Em Objetos Java
Paradigmas De Programação: Perspectivas Do Mundo Para A Elaboração De Softwares
ImplementaÇÃo De Um Sistema De SeleÇÃo De PeÇa Usando Conceitos De ProgramaÇÃo De Sistema De AutomaÇÃo