LIÇÕES DE VIDA PARA FAMÍLIAS



Adaptação Prof. Múcio Morais


Em seu livro "lições de vida para famílias", Maria Tereza Maldonado enumera diversas sugestões que têm por objetivo auxiliar as pessoas a construir uma família harmoniosa, saudável e feliz. Entre elas podemos ressaltar as seguintes:

Primeira: escute com atenção antes de falar; tente entender o que a pessoa realmente está dizendo, que pode ser muito diferente do que você acha que ela quer dizer.

Segunda: gentileza e boas maneiras são essenciais para construir um bom convívio familiar.

Terceira: aumente as opções de atividades prazerosas com seus familiares: onversar, brincar e jogar, ver bons filmes, passear.

Quarta: demonstre seu interesse em saber o que seus familiares estão fazendo, experimentando ou descobrindo na vida.

Quinta: para enviar mensagens fortes e eficazes para seus familiares, procure ter coerência entre palavras, gestos e atitudes.

Sexta: se você diz 'não' com muita freqüência, aprenda a dizer 'sim' com carinho. Se você diz 'sim' demais, aprenda a dizer 'não' sem culpa.

Sétima: tente criar, junto com seus familiares, maneiras eficazes de simplificar a vida para torná-la mais pacífica e prazerosa.

Oitava: aprender a tolerar frustrações é essencial para desenvolver paciência, compaixão e compreensão.

Nona: cada membro da família precisa descobrir meios eficazes e saudáveis de descarregar as tensões inevitáveis do dia-a-dia sem maltratar os outros.

Décima: os laços de sangue não garantem automaticamente a existência do amor, que precisa ser constantemente criado e bem cuidado ao longo da vida."

O Lar nem sempre deve ser um lugar de descanço, mas um campo de batalha. Muitas vezes nos esquecemos do valor e efeito que a ordem ou desorde famíliar pode trazer.

Alguns de nós tratam a casa e a família como um SPA (Calem a boca, vocês estão me incomodando... Puxa vida, não se pode nem descaçar nsta casa... É, se eu quiser sossego é melhor ir pro bar...)

Esta visão é tão inadequada quanto um atirador que mira e atira com a espingarda ao contrário. Temos que aprender a construir. A nos entregarmos a família. É necessário sacrifícxio (palavrinha fora de moda essa né?) Família não tem controle remoto. Somos nós quem temos que mudar o canal, alterar o volume, melhorar o brilho, mudar o contraste, apertar a tecla SAP...

Fique atento, sua família precisa de você.

Palestras para famílias em todo o Brasil!
Prof. Múcio Morais
(31) 3082-7271
Autor: Múcio Morais


Artigos Relacionados


Viver Em Família

PrincÍpios Da Boa Convivencia Familiar

Como Devemos Começar Da Maneira Correta Um Negócio De Família?

Omissão, A Pior Atitude Dos Pais!

OmissÃo, A Pior Atitude Dos Pais!

Família: Diamante Que Lapida A Alma

Acho Que Somos Perfeitos