Introduzindo a programação em C++ Parte II
class Quadrado //Define a classe
{
private: //dados-membro
int lado;
public:
void Init(int b);
void CalculaArea(); //protótipo da função-membro
};
A função Init(int b) inicia a variável lado. Por quê eu preciso dela? É simples: a única maneira de acessar as variáveis de uma classe é através de suas funções-membro. Assim, a função Init(int b) recebe um valor e o “transfere” para a variável “lado” permitindo assim que a função CalculaArea() realize sua tarefa.
Vamos em frente.
Agora precisamos definir as funções-membro. Como eu disse, farei isso à parte da classe, embora possa ser feita em sua própria definição.
Mas como dizer ao compilador que a função que estou definindo pertence à classe?
Utilizaremos o operador “::”. Veja:
Quadrado::Init(int b) // note o nome da classe, os quatro pontos :: e depois o nome da função
{lado=b;}
Quadrado::CalculaArea()
{
cout “sinal de maior 2 vezes” “Área= ““sinal de maior 2 vezes” lado*lado;
}
A função CalculaArea() não recebe qualquer argumento, apenas imprime na tela (comando cout + sinal de maior 2 vezes) o valor de lado x lado, ou seja, a área do quadrado.
Pronto. Agora podemos usar nossa classe em nosso programa principal (main).
No próximo artigo mostrarei como fazer isso...
Até.
Autor: Renato Ferreira Silva
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