Introduzindo a programação em C++ Parte III



Este é o último artigo da introdução à programação em C++. Anteriormente haviamos definido uma classe chamada “Quadrado” e suas funções-membro.
Para finalizar esta parte introdutória, vamos utilizar nossa classe em um programa principal. Como eu disse, uma classe é como um tipo de dados (integer, float, etc) definido pelo programador. Vale dizer que sua definição não cria qualquer objeto, apenas informa ao compilador nossas futuras intenções de utilizarmos uma classe.
O que precisamos agora é declarar um objeto do tipo “nossa classe” para podermos usar os dados-membro e funções-membro da mesma. Vejamos:

Void main() //programa principal
{
Quadrado a; //declaramos o objeto “a”

a.Init(10); //chamamos a função-membro inicializando a variável-membro “lado” com //o valor 10

a.CalculaArea(); //chamamos a função-membro que calcula e imprime na tela a área
}

Pronto...

Como vimos, para utilizar a nossa classe no programa principal (Void main) basta declararmos um objeto ( no caso, o “a”); depois, basta referenciar o objeto com um ponto seguido da função que se quer chamar da classe, passando os valores dos argumentos, se houverem.

E com isso, concluímos a introdução à programação em C++. Nos próximos artigos definiremos alguns termos sobre programação orientada ao objeto como encapsulamento, herança, poliformismo e sobrecarga.

Até lá.

Renato Ferreira Silva
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Autor: Renato Ferreira Silva


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