Universitário Hoje, Profissional de Suceso Amanhã



UNIVERSITÁRIO HOJE, PROFISSIONAL DE SUCESSO AMANHÃ...
Prof. Múcio Morais

No Brasil temos pouquíssimos especialistas nesta área. Além do meu colega Ari Lima (trabalhamos juntos neste e outros tipos de treinamentos em universidades pelo Brasil)
Conheço outros colegas como a Rsosana Fa (Fizemos uma entrevista juntos em janeiro na Mesa de negócios, vide: www.mesadenegocios.com.br / 23/01) e o Wallen Taskovts e mais uns 3 ou 4 colegas que realmente tem algo importante a dizer. Parece que o foco está mesmo nos profissionais que já estão no mercado.

O Marketing pessoal para os Universitários é um Marketing preventivo e preparatório. Na verdade é uma mistura de descobertas com possibilidades. Neste particular quero acrescentar mais uma possibilidade para os futuros profissionais. O Inovação. Lançamento de produtos e/ou serviços.

Conversando outro dia com um grupo fantástico de novos talentos após uma palestra que fiz na Faculdade Newton Paiva em Belo Horizonte, pude perceber a ansiedade de alguns estudantes em descobrir o famoso “Caminho das pedras”. Como fazer o que já está sendo feito, como chegar onde outros já chegaram, como dizer o que outros já disseram, como entrar onde outros já entraram...

Ouvi por uns 20 minutos uma belíssima discussão, com proposições das mais elaboradas possíveis. Pensei comigo: Que material humano fantástico, que faculdade excepcional...

Daí me senti a vontade para fazer algumas proposições, sugeri ao grupo que ao invés do debate sobre como fazer o que já foi e está sendo feito, que tal discutirmos novas perspectivas, novos modelos de consumo e novos produtos e serviços dentro da dinâmica a que nossa sociedade está submetida e pelo que parece, para sempre?

Sabe que em meio aos maiores esforços para aguçamento do lado criativo do cérebro, entre consistências, viagens e divagações, apareceram situações super inovadoras de mercado, por exemplo:

Havia duas futuras fisioterapeutas, a melhor idéia que surgiu foi a criação de um clube de portadores da doença “tal” com carteirinha e tudo mais. Patrocinadores, convênios de toda sorte, inclusive com táxis, hotéis, farmácias, clínicas, psicólogos.... e um espaço onde seriam discutidas as questões relacionadas à doença e feito sessões de fisioterapia. Incluímos aí um jornalzinho mensal e encontros de fraternidade, tudo com uma única mensalidade. É claro que a idéia precisa de alguns retoques, aperfeiçoamentos, etc. mas imagina só uma coisa assim... que fantástico. Para o paciente e para os profissionais.

Pois bem... Surgiram mais de 30 idéias de novos produtos e serviços, na área do direito, Assistência Social, Contabilidade, Consultoria, varejo, logística, administração, decoração....

Tenho estas e outras ideais anotadas. Que passaram a fazer parte do módulo “Como criar novos produtos e novos serviços” de nosso treinamento. Você pode me procurar que te envio com o maior prazer. O objetivo deste artigo é unicamente este: Invente, pense, faça um profissional diferente.

Prof. Múcio Morais
Cursos de Marketing Pessoal e Profissional para Universitários
(31) 3082-7271 - www.muciomorais.com
Autor: Múcio Morais


Artigos Relacionados


Da Universidade Ao Mercado, A Hora É Agora!

Da Universidade Ao Mercado De Trabalho, E Agora?

Escolhendo Um Treinamento Com Consistência!

Como Usar O Marketing Para Atrair Mais Clientes

Vendas: O Que é Preciso Para Ser Um Profissional De Vendas?

Concorrência: Estratégias Para Diferentes Mercados

Marketing Aplicado A Associações Profissionais E Sindicatos