MUDE SUA EMPRESA. VOCÊ TEM EFICÁCIA COMPETITIVA?



Prof. Múcio Morais

Competir. Este é o termo do momento. Profissionais e empresas estão em franca e geralmente saudável luta pela conquista do Cliente, pelo seu lugar ao Sol. Centenas de livros, artigos e cursos estão sendo preparados e lançados sobre o tema. Mas por incrível que pareça, tenho visto muitos canhões e pouca munição. Parece que tem gente muito mais interessada em sobreviver do Marketing do pânico do que levar soluções para as empresas. Pois é. Não que eu já esteja com o burro na sombra. Mas quero dar minha contribuição.

Quais são as condições necessárias para que uma empresa ou profissional concorra no mercado de forma eficaz? Creio que a resposta à esta pergunta é o cerne da questão e pode dar o tão almejado “pulo do gato”.

SEM INVENTAR...

_ Sabendo quais as condições para concorrermos de forma racional e eficaz, poderemos fazer uma auto-análise de nós mesmos e de nossa empresa. Poderemos assim elaborar um diagnóstico o mais preciso possível de nossa capacidade competitiva;

_ Tendo realizado este diagnóstico, saberemos o que nos falta ou à nossa empresa. Para que seja alcançada esta capacidade competitiva;

_ Com o diagnóstico em mãos poderemos tomar as medidas necessárias a criar o fator que nos coloca na competição.

_ Com as medidas definidas poderemos planejar: PORQUE, QUANDO, COMO, ONDE E O QUE ESPERAMOS de cada medida. (Isso é planejamento estratégico)

Digamos que você fosse convidado para assumir um time de futebol recentemente promovido da 3ª para a 2ª DIVISÃO. Vamos homenagear aqui o Ipatinga (time da cidade de Ipatinga, cidade do vale do aço em Minas Gerais). OK. O que você faria?

_ Analise do plantel (qualidade técnica, física e humana)
_ Levantamento dos pontos Fortes e fracos
_ Levantamento dos recurso disponíveis para as ações necessárias
_ Dentro desta equação, pensaria em um esquema de jogo que se adapte às alterações
dentro do que foi possível realizar com os recursos disponíveis.
_ Agora é treinar, fazer adaptações, planos B,C,D...
_ Fazer estratégias para conseguir resultados positivos e rotular a equipe...

Vamos então pensar nos ações que tomaríamos como empresários ou profissionais para tornar nosso negócio competitivo e eficaz.

Relacionando alguns:

1. Sua empresa tem um bom produto?
2. Seu preço está compatível com seu mercado?
3. Sua atuação está alinhada com nosso tempo?
4. Seu pessoal é capacitado? (Não vale mais ou menos)
5. Existem recursos para investir em Marketing e treinamento?
6. Você tem “Know-how”?
7. Sua empresa é criativa?
8. Em que você é realmente diferente e melhor?
9. Você tem uma excelente relação com seus Clientes e fornecedores?
10. Sua empresa é organizada? Você consegue controlar tudo?
11. Seu controle te dá subsídios para melhorar e você o faz?
12. Sua empresa tem objetivos bem formulados? Com prazos?
13. Sua equipe é realmente uma equipe?
14. Sua empresa é motivada?
15. Você é motivado?
16. Existe uma hierarquia funcional e respeitável?
17. Você pode sair de férias que as coisas funcionam e até melhoram?
18. Sua empresa faz pesquisa de mercado com alguma freqüência?
19. Existem novos projetos em vista?
20. Sua empresa tem um espírito vencedor?

Eu poderia citar muitas outras situações a serem analisadas, penso, porem que o objetivo deste artigo é alertar aos profissionais e empresários para questões básicas que roubam nossa competitividade e nos colocam no patamar de “fava contada”. Analisando este quadro e pensando de forma positiva e criativa, acredito que você e sua empresa darão um salto de competitividade. As respostas trarão por si mesmas as soluções.

Boa Sorte
Prof. Múcio Morais
Consultor e Conferencista
(31) 3082-7271 – e-mail: [email protected]
SITE: www.muciomorais.com
Autor: Múcio Morais


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