Prática Da Verdade



                                PRATICA DA VERDADE:

 
João 3.16  Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17  Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

18  Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

19  O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

20  Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.

21  Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

 

Se andarmos na Luz como Ele na luz está, não tropeçaremos em  nossas obras mortas.

Há os que querendo andar na luz, buscar  luzes erradas, não sabem que a verdadeira Luz está em Cristo Jesus, que veio ao mundo não para condenar o pecador, mas para que o pecador se arrependa e queira   sair dos caminhos de trevas em que  o pecado nos leva a andar.

Jesus Cristo veio ao mundo para libertar  a humanidade, mas a humanidade não o reconheceu, como libertador, e ainda não O reconhece como sendo o Filho amado de Deus Pai, enviado para salvar ao Pai. Muitos o querem ver como sendo  aquele  Jesus morto, cabisbaixo  e sofredor na cruz. Pregado. Moribundo.

Não é esta  a sua mensagem.

A sua mensagem, é de vida, e vida transbordante. Felicidade não momentânea, passageira, mas  felicidade de  testificar das coisas do Espírito Santo.

Devemos testificar de Jesus Cristo vivo,  ressuscitado, transformado em glória. Um Cristo ressurreto, que estando a direita de Deus Pai, intercede por nós. Não um Cristo  morto e  ainda crucificado.

Um Cristo que desperta Fé , que transmite salvação à toda criatura.

Devemos testemunhar de um Cristo, que nos orienta  andar na luz como Ele na Luz está.

Um Cristo que nos orienta a  praticar a verdade, com o nosso semelhante. A Palavra  nos diz que esta verdade se aprende , conforme João 8:32  e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Mas Jesus também nos deixa determinado que a verdade deve ser praticada 21  Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

O que devemos fazer então para que não venhamos a andar em desobediência à vontade   de Deus O Filho?

Devemos deixar que Jesus venha nos transformar  interiormente, para que externamente possamos transparecer esta luz. Não amarmos mais as obras  da carne do que a obra oferecida  por Jesus, que é  transformação para que venhamos a obter a  Salvação.

Deixarmos de ser Idólatras de nossos próprios conhecimentos, para que Ele cresça, é necessário que venhamos nos diminuir para que Ele venha a crescer em nós.

Vivermos em verdade de pensamentos e atitudes, para que o mundo veja a diferença entre aquele que serve a Deus e aquele que não O serve.

A  pessoa não é chamada por Deus, para que  prossiga andando conforme queira. Ela é chamada por Deus, para que o mundo  veja a transformação que Deus opera, porque  a obra é de Deus, mas a vontade é nossa.  Daí a andarmos em obediência ou em desobediência aos mandamentos do Senhor.

Somos chamados a transformarmos uma sociedade. Não para fazermos número ou sermos chamados de cristãos ou evangélicos. Mas sermos agentes de transformação do mundo. Nossas obras deverão ser boas para que o nosso semelhante veja  o que Deus faz em nossas vidas. Pois Jesus Cristo  deva ser a Luz que brilha cada dia mais em nosso ser. E e é a Luz verdadeira. E, esta luz deve ser observada na prática da verdade, em nossos testemunhos que irradiamos ao nosso redor e na sociedade em que vivemos.

Devemos ser coerentes entre aquilo que  falamos e aquilo que praticamos.  Não adianta nada as nossas igrejas crescerem  em quantidade, se esta quantidade não demonstrar ao próximo o que a sua fé traz.  Nas cartas ao Romanos 12:2  E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Infelizmente ainda há  muitos que  querendo praticar um evangelho fácil, procuram andar conforme lhes convêm. O que o torna um péssimo exemplo de convicção religiosa, daquele que querendo vir a Cristo, não o vem, desta forma,  sendo a pedra de tropeço na salvação de  outros, pois aquele que  está para vir a Deus, não o vem  e não vindo  também não trará outro que poderia vir.

Note que isto vem em uma escala de progressão  numérica, de pessoas que poderiam se achegar a Deus, e não o fazem, por encontrar  mau testemunho de caminhada

Marcos 9:42  E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar.

Devemos cuidar  com o testemunho que estamos dando, até dentro de nossas próprias convicções,  no zelo em demasia. Aonde os que zelam demais, afastam os de pouca fé e  pouco conhecimento que gera fé.

Nossa conversão deva ser uma procura constante dos frutos do Espírito. Não somente um fazer de conta de que indo à Igreja uma vez por semana, nos traga o convencimento de sermos verdadeiramente libertos de nossas iniqüidades para com nós mesmos e com o nosso próximo.

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 08.03.2006


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


Embaixo Do Calçadão...

Camaleão

Mensagem Dia Das MÃes

Eu

São As Flores Que Embelezam A Terra

Porta Fechada

Sonhar é Viver