DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA



Na atualidade, os computadores estão presentes em todas as nossas atividades cotidianas. E sua aplicação vem transformando a cada dia nossos meios de vida.
Para Stallings (2004, p. 18) “a evolução dos computadores tem sido caracterizada pelo aumento da velocidade dos processadores, pela diminuição do tamanho dos componentes e pelo aumento da capacidade da memória”. Assim podemos, denominar os principais elementos das mudanças nas gerações dos computadores. Além disso, as implementações destas mudanças também se fazem pelas necessidades dos usuários. Segundo O’Brien (2001, p. 41) “os rápidos avanços em hardware e software em mudança das necessidades do usuário final continuam a dirigir o surgimento de novos modelos de computadores”.
Na abordagem da temática sobre os microcomputadores voltados para usuários finais, os Desktops e os Notebooks se apresentam como os principais formatos para o chamado computador pessoal ou PC (Personal Computer, computador pessoal). Os Desktops foram projetados para serem usados estáticos sobre mesas de escritórios, por isso seu gabinete tem formato, dimensões e peso sem caracterizar um fácil transporte. Já os Notebooks são compactos, facilitando seu transporte e possuem integrado ao seu gabinete um teclado, mouse e monitor LCD (Liquid Crystal Display, monitor de cristal líquido) e ainda uma bateria, permitindo seu uso em qualquer local a qualquer momento.
Em pesquisa realizada por meio eletrônico em instituição de ensino, foi identificados que a maioria dos docentes, Técnicos e Especialistas, contam com o auxílio do microcomputador como ferramenta de trabalho. Ficou constatado também, que mais de 95% dos entrevistados indicaram que um computador portátil contribuiria para o trabalho como recurso didático, e destes, 86% indicaram que o custo elevado do Notebook impede a aquisição do equipamento.
Agora, em se tratando de tendências em equipamentos de computadores, O’Brien (2001, p. 43) cita que “especialistas continuam a prever a fusão ou o desaparecimento de várias categorias de computadores”.
O surgimento do conceito do Desknote é um exemplo de fusão entre microcomputadores. De acordo com o sítio de consulta a termos técnicos em informática um Desknote é um Notebook um pouco maior que a média, construído usando placas mãe, processadores e a maior quantidade possível de componentes disponíveis para micros Desktops, evitando os caríssimos componentes destinados a Notebooks. Ele pode ou não possuir monitor integrado ao gabinete, bem como a bateria pode ser de uso opcional e externo. Os desknotes são destinados principalmente a quem pretende usá-los primariamente como micros de mesa, mas sem abrir mão da facilidade de transporte.
Tanenbaum (2001) afirma que os avanços da tecnologia levam a produtos melhores a preços mais baixos. Preços mais baixos levam a novas aplicações. Novas aplicações levam a novos mercados, estes por sua vez, formam novas empresas para explorar esses mercados.
Com o objetivo de atender a este novo conceito em microcomputador e a uma nova aplicação para o microcomputador PC, o Projeto PC-EDUCAR esteve focado no desenvolvimento de um microcomputador Desknote de baixo custo, e que permite de forma prática o transporte de arquivos e o acesso em modo gráfico aos principais aplicativos de trabalho, atendendo assim, a necessidade dos profissionais em adquirir um equipamento portátil de baixo custo que contribua com suas atividades e permitindo uma maior inclusão digital.
Autor: Antonio Dresch Junior


Artigos Relacionados


Vantagens De Usar Um Notebook

A História E Tópicos Relacionados Com O Notebook

Recursos E Capacidades Do Notebook

A História Do Notebook

Pesquisa Aponta Que 47% Dos Americanos Com Ipad Trocam O Computador Pelo Tablet

Um Guia De Compras Para Notebooks

Como Superar Algumas Desvantagens Dos Notebooks Baratos