A Gestão Pública em Choque



A Gestão Pública em Choque

Felipe Silveira Ramos *

As micro e pequenas empresas no país representam 99,2% do número de organizações em atividade no Brasil. Este dado evidencia a necessidade do estado e de seus governantes em assegurar que o ambiente de negócios seja o mais propício à geração de trabalho e renda. Entretanto, a carga tributária, que ronda os 36% do PIB e que arrebata a posição de mais elevada do planeta, dificulta toda e qualquer atividade empresarial de se desenvolver com crescimento vigoroso e sustentável.

Como se não bastasse a elevada carga tributária, o Brasil sofre gravemente de obscuridade administrativa somado ainda a uma aparente e imbatível teia de corrupção. Esses fatores afetam diretamente a credibilidade do governo frente à população e a mercados externos, o que diminui o crédito a recursos internacionais. Desta forma, como se sobrepujar frente a estas adversidades? Esta, certamente é uma das principais questões levantadas por empresários em todo o país.

Ainda, frente às deficiências governamentais brasileiras concernentes ao mercado empresarial, a capacidade que uma parcela dos empreendedores brasileiros possui em projetar seus negócios, criando vantagens competitivas sustentáveis, potencializando oportunidades e minimizando ameaças de mercado, é vista como um ato de gestão heróica. E esta habilidade tornou-se fundamental para o sucesso do empresariado nacional. Nesta perspectiva, pode-se dizer que o Brasil é um grande celeiro exportador de talentos administrativos.

Assim, a inegável propriedade de gestão de empresas brasileiras põe em choque toda eficácia do setor público. Então, o que será preciso para promover uma mudança definitiva de formato e atitude da gestão pública? Este é o maior desafio a ser enfrentado para que se consiga instituir mudanças estruturais no governo que promovam o verdadeiro alinhamento dos interesses entre o setor público e privado.

* Empresário, Diretor de Planejamento da Fajers e Conselheiro de Políticas Públicas de Juventude do RS
Autor: Felipe Silveira Ramos


Artigos Relacionados


Novo Futuro A Pequenos Empreendedores

Baixo Volume De Crédito Emperra O Crescimento Da Indústria

Reforma Tributária, Um Antídoto Para Recessão

Principais Causas Do Fracasso Do Empreendedor Brasileiro

Conhecimento Epistemológico, Fator Vital Para A Administração De Micro-empresas.

O NegÓcio É Investir Em CapacitaÇÃo

Economia Legal Para As Empresas