Alavancagem financeira em start-ups



Empreender vem sendo uma atividade cada vez mais constante no país. Entretanto, um dos grandes desafios destes empreendedores é com relação a angariação de fundos para conceder sustentabilidade ao negócio e uma conseqüente alavancagem financeira. Neste artigo, falarei sobre uma alternativa que vem sendo adotada com maior freqüência no Brasil, no sentido de se buscar aportes de capital para novas empresas.

Uma breve análise do mercado financeiro no país constata que praticamente inexistem entidades privadas de fomento ao empreendedorismo que invistam significativamente em empresas iniciantes, conhecidas como start-ups. O investimento em start-ups é muito comum em países desenvolvidos, principalmente no mercado norte-americano. A Sequoia Capital, empresa americana de investimento especializada em aportar capital em novas empresas com grande potencial de alavancagem de negócios, e tendo em seu histórico investimentos realizados em duas start-ups que hoje são símbolos do feroz capitalismo norte-americano (Google e You-tube), é prova factual de que este tipo de negócio é muito benéfico para mercado como um todo, pois ao analisar uma genuína oportunidade de negócio, o fundo aporta, de acordo com um detalhado plano de negócios, uma quantia monetária a fim possibilitar que a empresa tenha uma alavancagem em suas atividades e ofereça aos seus investidores, um retorno no investimento atraente.

Em se tratando de Brasil, a dificuldade de se obter injeção de capital quando o destino do aporte são empresas iniciantes, faz com que os nossos empreendedores busquem formas “caseiras” de subsidiar os seus negócios. A procura por pessoas físicas, denominadas business angels, provenientes quase que na maioria das vezes da rede de relacionamento dos empreendedores, é uma alternativa inteligente adotada por uma grande parcela dos empresários quando necessitam de capital para alavancar os seus negócios. A busca de angels dá-se, primeiramente, por uma análise da rede de relacionamento dos empresários. Pais, primos, tios, amigos, parentes de amigos dentre outros “parentescos” são alvos potenciais. Desta forma, através de um estudo dos contatos diretos e indiretos de cada empreendedor, pode-se elencar quais indivíduos possuem perfil agressivo (que tenham interesse por investimentos de risco) e disponibilidade financeira para tornar-se sócio no negócio.

O segundo passo para a busca de investimentos é o desenvolvimento de um plano de negócios, ou business plan, que deve ser desenvolvido por um consultor de empresas especializado. Este plano é a ferramenta apropriada para apresentar aos investidores potenciais as projeções dos empresários para aquele negócio. Um business plan ideal deve ser composto por um documento escrito, contando com uma descrição detalhada do negócio, do mercado, estratégias empresariais adotadas, e informações financeiras do projeto. Concomitante com este documento, o plano de negócios deverá apresentar uma parte com planilhas eletrônicas onde serão apresentadas as projeções de receitas, investimentos, orçamentos, usos e fontes, impostos, depreciação, fluxo de caixa e demonstrativo de resultados (DRE). A quantidade de anos a serem projetados varia de acordo com o segmento de atuação da empresa. Normalmente, utiliza-se a quantidade de 3 a 5 anos. Ao final do desenvolvimento das planilhas, o business plan deverá apresentar o retorno no investimento oferecido (ROI), o valor patrimonial líquido da empresa (VPL), o tempo de retorno do investimento (payback) e o ponto de equilíbrio do negócio. Estes indicadores são fundamentais para a eficácia na busca de investidores no mercado, pois são os indícios que evidenciam uma excelente oportunidade de negócio.

Cumpridas as duas etapas supracitadas, a vontade e a perseverança dos empreendedores em buscar o investimento são os fatores que mais terão influência no resultado da operação. Acreditar no projeto e em suas projeções é fundamental para que se consiga convencer pessoas em suas posições de conforto, de que, apostar neste plano de negócios é uma excelente idéia e será um excepcional investimento.
Autor: Felipe Silveira Ramos


Artigos Relacionados


Marketing De Rede Vale A Pena?

Você Está Pronto Para Elaborar Um Plano De Negócios?

Plano De Negócio: Pethotel

Negócio De Marketing De Rede Vs Negócio Tradicional

Imoveis á Venda Em Santos

Empreendedorismo E Plano De NegÓcios No Segmento Varejista Do Ramo De CalÇados Da Cidade De Itumbiara - Go

Um Cego No Campo De Batalha