APRENDEMOS MAIS AOS 2 ANOS



A melhor idade para se aprender é dos 2 aos 6 anos, porque é a época em que o cérebro mais produz sinapses, ou seja, pontos onde as extremidades de neurónios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores.
É a melhor hora para aprender, afirma o pedagogo e consultor em Educação Infantil, Vital Didonet.
O pesquisador revela ainda, em entrevista a Revista Época, que “as crianças que ficam em casa ou em uma creche ruim podem ter seu desenvolvimento prejudicado. Se não desenvolvem a linguagem, terão dificuldades em se expressar e a alfabetização será mais difícil’.
A cada estímulo, as crianças respondem, um pouco de acordo com sua própria personalidade e outro, dependendo do encaminhamento que cada orientador oferece a determinados fatos do dia-a-dia.
Essa é uma lição que o Brasil precisa aprender e vem passo a passo tentando mudar a realidade da situação.
Em 2006, uma renda extra, foi incluída no FUNDEB – Fundo Nacional de Educação Básica, destinadas às escolas de Educação Infantil. Como a quantia foi muito inferior à esperada, entidades se uniram em uma Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
A importância de se investir na educação de crianças com pouca idade, na maioria das vezes, é contraio ao pensamento de muitos pais. Acreditam que é perca de tempo e dinheiro matricular seus filhos antes dos 5 anos.
O que não percebem é que no fundo acaba sendo um investimento, que terá retorno no momento em que seu filho se matricular em uma Universidade Pública.
Neste aspecto, São João da Boa Vista vem mostrando todo seu potencial com inúmeros alunos que entram em Universidades Públicas e que tiveram uma boa educação quando crianças.
Dispomos de inúmeras escolas de Ensino Infantil, com profissionais especializados, ambientes adequados, brinquedos pedagogicamente escolhidos, e acima de tudo com o compromisso de oferecer a melhor educação para crianças de todas as idades e realidades sociais.
Saber diferenciar entre creche e escola de Educação Infantil fica mais fácil a cada dia que passa. Nas creches, o intuito é manter as crianças com recreações que as levem a um desenvolvimento motor mínimo e os apresente à convivência com outras crianças de mesma idade, estabelecendo uma maior sociabilidade.
As Escolas de Ensino Infantil realizam atividades pedagogicamente orientadas, onde a criança aprende brincando. Os profissionais são qualificados para, ao realizar programas de recreação, ainda alfabetizem e ensinem conteúdos regulares fundamentais, com a finalidade de oferecer um futuro de sucesso e felicidade para as crianças.
Com inúmeros exemplos de como a educação nos primeiros anos de vida da criança é fundamental para seu desenvolvimento motor, mental e social, São João possui nomes como Guiomar Novaes, Orides Fontela, Fernando Furlaneto, Pagú, Maria Sguassabia, Carolina Malheiros, entre outros.
Tal sucesso só é conquistado através de muito estudo e trabalho árduo na busca de soluções práticas e eficazes para a educação em nosso país.
Em São João, incontáveis projetos são elaborados todos os dias, mas só os melhores saem do papel, tais como Concurso de Soletração, Olimpíadas de Matemática, Campeonatos de Xadrez, Projetos de Pintura e Leitura, Plantações politicamente corretas feitas por crianças, Ginástica Olímpica, Robótica e aulas de Línguas, compõem uma miscelânea criativa com um só propósito; formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres neste caos de oportunidades.
Autor: Rafael Lucas Santos Valin


Artigos Relacionados


A Importância Da Educação Física Para A Educação Infantil, Na Formação Do Aluno

Da Educação Infantil Ao Ensino Fundamental: Desafios Da Transição Para Reflexão

A Importância Da Educação Infantil

O Papel Da Ludicidade Na Educação Infantil

O Descaso Com A Educação Infantil

Educar, Brincar E Cuidar.

A Literatura Infantil E O Referencial Curricular Nacional Para Educação Inafntil