FILOSOFIA MORAL E CIÊNCIA POSITIVA



FILOSOFIA MORAL E CIÊNCIA POSITIVA
Sendo uma sociedade a resultante das forças individuais, boas ou más, para se melhorar a forma dessa sociedade é preciso agir primeiro sobre a inteligência e sobre a consciência dos indivíduos...
O Espiritismo é simultaneamente uma filosofia moral e uma ciência positiva. Ao mesmo tempo, pode satisfazer o coração e a razão. Apresentou-se ao mundo no momento preciso em que as concepções religiosas do passado se deslocavam de suas bases, em que a humanidade, tendo perdido a fé ingênua dos velhos tempos, corroída pelo ceticismo, errava no vácuo, sem bússola, e, tateando como cega, procurava o caminho.
O Evento do Espiritismo é, ninguém se engane, um dos maiores acontecimentos da história do mundo.
Em face das doutrinas religiosas enfraquecidas, petrificadas pelo interesse materiais, impotentes, ergue-se uma filosofia racional, trazendo em si o germe de uma transformação social, um meio de regenerar a Humanidade, de liberta-la dos elementos de decomposição que a esterilizam e enodoam.
Vem proporcionar uma base sólida á fé, uma sanção á moral, um estimulante á virtude. fazendo do progresso o alvo da vida e a lei superior do universo
Acaba com o reinado do favoritismo, do arbitrário e da supertição, mostrando na elevação dos seres o resultado de seus próprios esforços. Ensinando que uma igualdade absoluta e uma solidariedade intima ligam os homens através das suas vidas coletivas, ela golpeia vigorosamente o orgulho, e o egoísmo, esses dois monstros que até então nada tinha podido domar ou submeter.
(Do Livro Depois da morte___Léon Denis).
Autor: Francisco Amado


Artigos Relacionados


Espiritismo é Luz

Afinal, No Que Os EspÍritas Acreditam?

Quem São Os Espiritas?

Quem SÃo Os EspÍritas?

A Busca Da Verdade

Entrevistas Com Chico Xavier Versus Reflexões De Francisco Amado

A Humanidade Está Morta