Motivação de Palhaço?



Os teus testemunhos são a minha herança para sempre, pois são eles o gozo do meu coração. (Salmo 119:111)

Um homem muito triste, procurou o doutor Restore Plus, um ilustre psiquiatra, para fazer uma consulta.

-- Meu nome é Erase Delete, mais pode me chamar de Edel. Não tenho me negado a possuir os mais cobiçados bens materiais e sou amante de muitos, muitos prazeres. Como o senhor pode ver, acostumei-me a falar rindo. Com o tempo, meu sorriso ficou tão treinado, que não perco para essas garotas que anunciam os prognósticos de meteorologia nos telejornais brasileiros. Todas as pessoas que me conhecem, dizem: Edel, queria ser como você, um cara super feliz.

-- Edel, eu sou um psiquiatra muito objetivo e, não vou cobrar de você por hora, para conversar abobrinhas. Deixe a lingüiça para colocar em pizza calabresa e não para a gente encher o tempo ou o saco, com ilusões e desperdício. Vou dizer a continuação de sua história:

-- Você não dorme direito e se sente uma pessoa apagada, assolada por uma tristeza mais profunda do que o mar; um mascarado, um fingidor mor.

-- Você deve estar estranhando, Edel, que no meu consultório, eu falo mais do que o paciente. Não se preocupe. Acabará percebendo que meu método, produz resultados muito rápidos, que é o principal objetivo dessa consulta. Prepare o ouvido.

Eubúlides, morador de Pixaim, praia exótica e inexplorada de Alagoas, passa seus excelentes dias, pescando na generosa água e ainda chefia seu irmão Mileto, vendedor oficial dos seus disputados peixes frescos.

A tarde caía e os coqueiros já estavam cansados de balançar. Em Pixaim, essa hora, o próprio vento espreguiça seu desempenho, soprando uma brisa produtora de inimagináveis carícias. Eubúlides parava de trabalhar, sentando debaixo de uma árvore, para desfrutar desse chão-céu.

Zidana, estava linda com dois vaga-lumes, um em cada chifre. Que vaca metida! Só falta voar.

-- Zidana, você sabe voar? – arriscou Eubúlides.

Ela mugiu provavelmente sacudindo o rabo. Não dava pra ver porque já escurecia. Somente seus olhos e os vaga-lumes sobre os chifres poderiam ser vistos. Um deles falou:

-- Você tem direito a dois desejos. É só falar.

-- Quero voar montado na Zidana até a Fazenda 5 Passagens, em Itatiba, Paraíba, conhecer meu sobrinho que acabou de nascer. – Atreveu-se o pescador.

-- Falou. -- disse o vaga-lume.

Os vaga-lumes falaram com Zidana e um imenso tapete voador, estendera-se sob suas patas. Eubúlides montou na vaca, voando até o local pretendido.

A fazenda estava com o céu lotado de estrelas. O perfume do mato é exalado fortemente nesse lugar, porque o progresso ainda não fez contato com sua população. Zidana falava com voz de vaca amiga e os vaga-lumes emitindo microvozes, também participavam da gostosa conversa. Diodoro, bebê muito parecido com seu tio Eubúlides, dormia em sua caminha, ignorando que seu quarto fosse sobrevoado em silêncio.

Outros cômodos da casa foram visitados e a família estava em paz. Era hora de retornar para Pixaim, uma vez que mistérios dessa ordem somente podem ocorrer enquanto o dia não amanhece. Por acaso alguém já viu vaga-lume de dia?

-- Doutor, como o senhor é mentiroso, ta pensando que eu sou palhaço, para acreditar em uma história louca como essa? – vociferou Edel.

-- Palhaço eu sei que você é. Apenas não imaginava que um dos maiores palhaços do país, acostumado a viver de fábulas, as odiasse tanto. Como médico estou chocado. Pare de enganar ao povo e a você mesmo e seja verdadeiramente feliz.

O psiquiatra recomendou para ele sair daquela tristeza, as leituras:

Dostoievski
Para angustiar-se um pouco mais e saber que seu sofrimento é pinto, comparado às personagens da brochura;

Política Brasileira
Descobrirá como combina com sua profissão.

O sucesso que seu trabalho tem lhe trazido, permite-lhe lavar a lua no oceano, embrulhando-a para presentear ao sol. Você desfruta do patamar da cidadania e como grande consumidor pode dar-se ao luxo de, por conveniência, optar pela própria ocultação da visibilidade. Você é O Cara!

Por fim, o doutor Plus recomendou:
-- Analise sua vida. Se estiver enquadrado em algum dos itens abaixo, esforce-se por uma mudança e a paz o visitará:

Egoismo
Verifique se você mantém o bolso pesado, cada vez mais cheio de dinheiro, sem que ninguém, mesmo o mais necessitado, mereça e receba sua valorosa ajuda;

Avareza
Se a avareza passou a morar no seu coração, levando-o à prática da tão normal injustiça;

Ódio
Se você é o tipo de pessoa que pensa: ninguém nunca me ajudou, eu quero mais, é que todo o mundo se dane. Ralei muito para chegar aonde cheguei. To nem aí.

-- Doutor Plus. Quero muito agradecê-lo. Envolvi-me tanto com meus negócios, que esqueci de fórmulas simples para me tornar uma pessoa feliz. Estou enquadrado em todos os itens. O senhor detectou meu sofrimento e apresentou a solução. -- e com muitas lágrimas continuou.

-- Doutor, o senhor esqueceu de encerrar a história – suspirou com grande alívio, um dos maiores palhaços do mundo.

-- Certo, Edel. Mileto, foi até à praia perguntar porque seu irmão não havia ido pernoitar em casa. Para não deixar o irmão pensando que estivesse louco, Eubúlides omitiu a história e disse: Fui comprar pilha para dois vaga-lumes que estão nos chifres de Zidana?

-- Doutor Restore Plus. Estou com um monte de idéias para mudar minha vida. Sua consulta me fascinou. O senhor é mais do que um psiquiatra. Falando sério: já tentou fazer uma palestra para Motivação de Palhaço?

Por Gilberto Landim
www.vendasplus.com.br
palestrante@vendasplus.com.br
Autor: Gilberto Landim


Artigos Relacionados


Palestrante, Sonhos E Negócios?

Depilação Plus Atraida!

Batom De Peixe, Anzol Japonês Ou Guggenheim?

Eubúlides

Os Vaga-lumes

Foi Assim Que Ela Me Disse Sim

Enigma Da Raposa