FRAUDES ESPIRITAS



FRAUDES ESPIRITAS

Como tudo pode tornar-se objeto de exploração, nada de surpreendente haveria em que também quisessem explorar os espíritos. Algumas vezes assistimos na televisão a apresentação de médiuns sensitivos que na sua maioria só faz com que os espíritas sejam confundidos com uma tropilha de ignorantes.
Todavia o espiritismo não dá espetáculos e não há no meio espírita alguém que receba em troca de seus serviços. Pode haver médiuns interesseiros que se passem, por espíritas e cobrem por seus serviços, porém o livro dos Médiuns no cap XXVll do Charlatanismo e do Embuste esclarece o seguinte; “Como poderia supor que um espírito, por menos elevado que fosse, estivesse, a todo as horas do dia, ás ordens de um empresário de sessão”.
Um espírito nada mais é do que um ser que nem eu que nem você sem o corpo, mas com sua individualidade. Já o cap XXVl orienta sobre as perguntas que se pode ser feitas aos espíritos. _Podem os espíritos guiar os homens nas pesquisas cientificas e nas descobertas?
_A ciência é obra de gênio; só pelo trabalho deve ser adquirida, pois só pelo trabalho é que o homem se adianta no seu caminho. Que mérito ele teria, se não lhe fosse preciso mais do que interrogar os espíritos para saber tudo?
Para se preservar das mistificações há um meio muito simples: o de não pedirdes ao espiritismo senão o que ele possa dar.
Seu fim é o melhoramento moral da humanidade; se vos não afastardes desse objetivo, já mais sereis enganados; porquanto não há duas maneiras de se compreender a verdadeira moral, a que todo homem de bom senso pode admitir.
“Os espíritos vos vem instruir e guiar no caminho do bem e não nos das horas e das riquezas, nem vem para atender ás vossas paixões mesquinhas”.
O papel dos espíritos não consiste em vos informar sobre as coisas desse mundo, mas em vos guiar com segurança no que vos possa ser útil para o outro mundo. Se vedes nos espíritos os substitutos dos adivinhos e dos feiticeiros, então é certo que sereis enganados.
Aplique o homem o Espiritismo em aperfeiçoar-se moralmente eis o essencial. O mais não passa de curiosidade estéril e muitas vezes orgulhosa, cuja satisfação não faria adiantar um passo. O único meio de nos adiantarmos consiste em nos tornarmos melhores.
Os espíritos que ditaram o livro que lhes traz o nome demonstraram a sua sabedoria, mantendo-se, pelo que concerne ao principio das coisas, dentro dos limites que Deus não permite que sejam ultrapassados e deixando aos espíritos sistemáticos e presunçosos a responsabilidade das teorias prematuras e errôneas, mais sedutoras do que sólidas, e que um dia virão a cair, ante a razão, como tantas outras surgidas dos cérebros humanos.
Eles só disseram o que era preciso para que o homem compreendesse o futuro que o aguarda e para, por essa maneira, anima-lo á pratica do bem.
Autor: Francisco Amado


Artigos Relacionados


Espiritismo é Luz

O Que é Doutrina Espírita

Espiritismo E As PrevisÕes

Quem São Os Espiritas?

Quem SÃo Os EspÍritas?

O Que é Espiritismo

Evolução Espiritual