ALEXANDRE MAGNO: 11 LIÇÕES PARA AS EMPRESAS MODERNAS (PARTE II)



ALEXANDRE MAGNO: 11 LIÇÕES PARA AS EMPRESAS MODERNAS (PARTE II)

Do gênio estratégico de Alexandre podemos extrair lições valiosas para as empresas de hoje, já que, muitas vezes o mercado é uma batalha acirrada, onde os concorrentes tentam conquistar as melhores posições.


1. OBJETIVOS E METAS
Desde o início estava bem claro para Alexandre o seu objetivo: conquistar o mundo. As empresas devem fixar claramente seus objetivos e perseverar neles.


2. FÉ INABALÁVEL
Alexandre nunca duvidou de que conquistaria o mundo.Os líderes devem ter profunda convicção no sucesso de seu empreendimento. Não basta ter objetivos é preciso acreditar neles e agir.

3. ESTRATÉGIAS E TÁTICAS
Alexandre não enfrentou diretamente a Dario no começo. Ele principiou com vitórias menores na periferia do império persa. Só depois, já fortalecido e conhecendo o inimigo, se lançou à grande batalha.
As empresas devem evitar o confronto direto com os concorrentes, quando estão em desvantagem, definindo a melhor forma de atuar no mercado, dentro de suas possibilidades. Uma vez fortalecidas, podem modificar sua maneira de agir na tentativa de ampliar o seu mercado.

4. CONHECIMENTO DO INIMIGO
Alexandre estudou a forma de combate dos persas, descobrindo seus pontos fortes e fracos.
As empresas precisam conhecer quem são seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos, onde se destacam e onde são vulneráveis.
Isso ajudará a definir seu diferencial competitivo.

5. LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
Alexandre invariavelmente se colocava à frente do exército, liderando-o nas batalhas e motivando os seus comandados com o seu exemplo.
Líderes devem estar junto de seus subordinados, motivando-os, dando-lhes confiança e imprimindo-lhes o perfil de vencedores.

6. CORAGEM E OUSADIA
Toda a vida de Alexandre foi um exemplo de ousadia. Os líderes e as empresas devem saber a hora de abandonar a zona de conforto e a faixa de segurança e ousar em seus objetivos e ações.

7. TREINAMENTO
Alexandre tinha sob seu comando o mais bem treinado, disciplinado e competente exército do seu tempo. As empresas que almejam progredir devem investir contínua e intensamente na capacitação e competência de seus colaboradores.

8. ESPÍRITO DE EQUIPE
Alexandre não poderia jamais vencer tantas batalhas e conquistar tantos reinos se não houvesse uma grande união, coesão e espírito de equipe entre seus soldados.
As empresas que triunfam infundem um forte espírito de equipe, de colaboração e iniciativa em seus funcionários.

9. CAPACIDADE DE ESTABELECER ALIANÇAS
A medida que Alexandre conquistava novos reinos, ele estabelecia alianças com seus soberanos, garantindo com isso, sua lealdade e auxílio quando necessário.
Na maioria das vezes, as empresas conseguem estabilizar melhor e expandir seus negócios estabelecendo parcerias e alianças com outras organizações.

10. INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
Alexandre inovou radicalmente quando experimentou uma formação totalmente diferente no campo de batalha em Arbela, surpreendendo e desnorteando os persas.
Empresas devem inovar e criar constantemente, oferecendo novos produtos e serviços, ou então modificando-lhes e agregando-lhes um novo diferencial em relação à concorrência.

11. RAPIDEZ E AGILIDADE
As tropas de Alexandre se moviam com extrema rapidez, tanto no campo de batalha como na locomoção de uma região a outra.
Empresas devem ser ágeis no lançamento de novos produtos ou serviços, na implantação de novas políticas, na reestruturação organizacional, no reposicionamento do mercado e na redefinição de objetivos.


Ernesto Artur Berg.
Autor: Ernesto Artur Berg


Artigos Relacionados


Concorrência: Estratégias Para Diferentes Mercados

EstratÉgia Desde Sempre

Red Hat Anuncia Alexandre Duarte Como Diretor De Consultoria Para A América Latina

Fichamento Do Livro "o Mundo Globalizado: Política, Sociedade Economia." (alexandre De Freitas Barbosa)

Marketing De Guerra

Considerações Sobre O Filme "alexandre" E O Conteúdo Da Disciplina Filosofia Da Educação I

Aumente Sua Participação De Mercado