Crianças na Teia



Um dos novos lançamentos no cinema é o filme Homem Aranha 3. Mesmo sendo longo e não muito interessante para crianças bem pequenas, elas estão lá, aos montes.
A idéia de um super-herói nas telas do cinema aguça a imaginação de várias pessoas, principalmente a dos pequeninos. Aliás, podemos dizer que esse Spider-Man é muito mais um romance do que uma aventura.

Infelizmente os filmes não vêm sozinhos. Eles são comercializados, explorados pela mídia em várias formas: roupas, brinquedos, sapatos, mochilas, figurinhas, alimentos, material escolar, etc. Poucos são os produtos que escapam desse ataque direto e poucas são as carteiras de pais e mães que conseguem se safar intactas.

Para você não ter que sofrer as conseqüências de uma ação irrefletida, nós do minharua.com resolvemos passar pela experiência de levar crianças para assistirem a esse super-lançamento.
Escolhemos a versão dublada, que satisfaz os pequenos que não sabem ler e acaba com o filme para os pais, porém como muitos sabem no jornalismo tudo gira em torno de uma boa matéria.
Levamos 4 crianças de faixa etária entre 4 e 7 anos. É nessa idade que as crianças estão mais propensa ao consumismo induzido pela mídia, isso quer dizer, não importa se eles sabem para que o produto serve, apareceu na TV está valendo!

Após enfrentarmos uma quilométrica fila, durante os 140 minutos do filme ainda tivemos que visitar o banheiro cerca de 3 vezes. Não faltou pipoca, bala de goma, chocolate, água e refrigerante, mas ainda assim, dentro dessas duas horas e pouco de filme tivemos que mandá-los parar de falar, de pular, de reclamar, de cutucar o vizinho... Dizer “não o filme ainda não chegou ao fim” foi mais ou menos uma vez a cada 5 minutos.

Para surpresa dos adultos, no final do filme ao invés das crianças saírem dizendo que Homem-Aranha nunca mais - como era de se esperar - elas timidamente esperaram para ver a reação dos companheiros. E evolutivamente, como numa mesa de negócios, passaram a discutir sobre quem era o Homem-Aranha entre elas. Os argumentos foram os mais variados: “eu sou o Homem-Aranha porque eu sou bonzinho”, “eu sou o Homem-Aranha porque sou mais alto”, e por aí vai...
Stress à parte, assistindo ou não ao filme, o fuxico de que um super-herói está à solta vai modificar - e muito - a sua rotina. A mídia deixa bem claro para as crianças que para ser ou apenas se parecer com o Spider-Man é necessário usar produtos derivados do personagem.
Fizemos um cálculo de quanto você teria que gastar para que seu filho fosse um verdadeiro representante do que as companhias de marketing mais estimam:

• Fantasia do homem aranha (shorts) 40,00 reais.
• Uniforme longo 54,90 reais.
• Figuras de ação 69,99 reais(com roupas em tecido).
• Máquina fotográfica do Homem-Aranha 49,90 reais.
• Walkie talkie do Homem-Aranha 99,90 reais.
• Lap-top trilingüe 195,00 reais.
• Tênis do Spider Man que acende luzes 59,99 reais.
• Mochila 154,90 reais.
• Lancheira 45,90 reais.
• Jogo para TV 129,90 reais.
• Meias 6,50 reais.
• Cereal ( que tem um brinde do Homem-Aranha) 4,99 reais.

Se você comprar todos esses produtos, com a chance de variar entre uniforme longo ou shorts, vai acabar gastando um bom dinheiro. Isso sem contar com os ingressos para ir assistir o filme ou as pipoquinhas para serem consumidas durante a sessão. Mais um detalhe sobre essa lista é que nós contamos só com a figura de ação do Homem- Aranha, seu filho muito provavelmente vai gostar dos vilões que estavam arrebatadores em efeitos especiais.

Mais um detalhe interessante é que por mais que você compre, sempre vai haver algum produto que ele queira e que você ainda não o presenteou.

Além disso, não se esqueça de que praticamente todos os anos os estúdios cinematográficos lançam um mega sucesso, e como todo super sucesso ele vai invadir a sua vida de uma maneira ou de outra. Isso quer dizer, que por mais que você saia do cinema e abarrote seu carro com os produtos do senhor das teias, dentro de pouco tempo você terá que repetir a dose, seja com produtos do Homem-Aranha, do Super-Homem, do Bat-Man, do X-Men ou algum novo herói que irá surgir.

Pode ser que os heróis ganhem a luta contra os vilões nos filmes. Entretanto a luta contra a mídia e o consumismo você pode declarar praticamente como perdida. O pior de tudo é que não adianta pedir ajuda a nenhum desses seres super poderosos... ou você realmente acha que arrecadando essa grana toda eles estarão à postos nas ruas para salvar o seu bolso?
Autor: Adriana Zimbarg


Artigos Relacionados


10 Motivos A Favor Do Aborto

…homem E Natureza: Um Resgate De Valores…

Aggregatibacter Actinomycetemcomitans In Brazil: A Prospective Longitudinal Cohort Study And The Risk Of Aggressive Periodontitis

Guarda-chuvas Viram Clipes

Quer Receber 170 Visitas Diarias Em Seu Blog?

Relação Interpessoal

Filme On Line Legendados