Empreendedorismo Feminino



Empreendedorismo Feminino

1-Nos últimos tempos tenho notado que muito pouco vem sendo divulgado sobre empreendedorismo feminino nos meios de comunicação. Eu sempre digo que a virada profissional que dei em minha vida e uma série de grandes oportunidades de negócio que tive aconteceram depois do meu contato com o empreendedorismo.

Aproveitando que estamos no "mês das noivas e futuramente no mês dos namorados" para dizer que realizar um casamento, constituir uma família é um empreendimento também. O casal está começando uma nova vida, que vai requerer investimentos em diversos âmbitos, e gera frutos, como os filhos por exemplo. A formação de uma família é um dos maiores empreendimentos da vida.

O empreendedorismo foi à chave para despertar meu faro para oportunidades, dar voz à minha intuição e me mostrar que acreditando no meu objetivo e no meu talento, eu poderia vencer meus desafios, superar meus próprios limites e transformar completamente a minha vida ao lado de uma empreendedora de fibra, raça e ética.

Tenho observado, não só por ser amigo e gentil com as mulheres, mas por ser empreendedor, que as características do empreendedor se sobressaem muito nas mulheres. A mulher arrisca muito, encara as pessoas como possíveis parceiros e não como oponentes, tem muito senso conciliatório e agregador, e está sempre aberta a fazer algo que é muito importante, que é saber ouvir!

Isso mesmo, por incrível que pareça existem "surdos emocionais", ou seja, pessoas que não conseguem ouvir as outras, sempre se julgam certos em qualquer situação e não ouvem nem sequer conselhos! Tenho certeza de que você conhece alguém assim.

A mulher tem uma vocação nata para polivalência, para a dedicação e o comprometimento, e ainda possui uma estrutura afetiva apurada que gerencia muito bem os sentimentos. E diante de tanta competitividade, lidar com pessoas e emoções é um grande trunfo na manga para mudar de tática sempre que for necessário, sem que isso comprometa objetivos e metas do negócio, da carreira ou da vida, mesmo que seja de outras áreas como a Psicopedagogia, a Psicologia, não necessariamente a mulher terá de ser o papel de um profissional do Marketing pessoal ou empresarial.

Claro que diante de tantas mudanças, de tantos papéis a serem desempenhados a mulher sofreu e sofre grandes golpes. Um dos maiores efeitos de tanta competitividade e barreiras para serem transpostas é a perda de sentimentos caracteristicamente femininos como a tolerância, a meiguice, a docilidade.

Para desempenhar bem o seu papel e corresponder ao que se espera dele, muitas mulheres têm absorvido características tipicamente masculinas para demonstrar uma equiparação de forças e competências, o que nem sempre gera bons resultados, até por ser desnecessário já que independentemente do sexo, todos têm suas competências e características peculiares. Sugiro que as mulheres se voltem para o que elas têm de melhor: o seu lado feminino e sua capacidade de amar.

Atualmente o mercado precisa de profissionais equilibrados, com bastante polivalência e flexibilidade. Que tal analisar o comportamento e as características de pessoas do sexo oposto ao seu, que você admira, e procurar agregá-los ao seu talento e às suas características? Pode ser um bom casamento, uma construção familiar ou uma bela organização!

Nunca como hoje, as empresas precisaram de verdadeiros empreendedores femininos e cada funcionário deve ter a atitude e comportamentos de "dono do negócio" e as empresas de sucesso são aquelas que tem em seus quadros verdadeiros empreendedores.

Mês de Maio, Maria, Noivas, Casamentos, conheci uma verdadeira senhora que acorda as 05 da manhã e não tem horas pra deitar com mais tranquilidade e respeito uma empreendedora, mulher forte de fibra, ou melhor, de ferro, casada, mãe de familia, pessoa dedicada e voltada para o sucesso, admiro pessoas assim com esta determinação, mesmo sendo amiga o melhor que eu possa fazer é encostar e aprender como se realiza o verdadeiro sucesso positivo.

Quais as principais características de uma "empreendedora"? Aqui vão elas:

1. Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naquelas que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade, isto é, implementar as idéias. A maioria das pessoas fica apenas na "boa idéia" e não passa para a ação. O empreendedor passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem.

2. Toda empreendedora tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de uma empreendedora!

3. A empreendedora é aquela que consegue escolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer, sabe escolher os parceiros para dar o apoio e um ombro amigo nas horas difíceis.

4. A empreendedora tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possíveis, além de mostrar uma tenacidade incrível. Ela não desiste!

5. A empreendedora acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de auto-confiança, respeito e dedicação.

6. A empreendedora não tem fracassos. Ela vê os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e segue em frente com o seu parceiro de luta e faz uso de sua imaginação. Ela imagina-se sempre vencedora e sempre vencerá.

7. A empreendedora tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Têm na cabeça, várias alternativas para vencer e começa vencendo as etapas mais ridículas que são os obstáculos que enfrentam, mais a superação é o prazer de fazer bem feito.

8. A empreendedora nunca se acha uma "vítima". Ela não fica parada, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ela age para modificar a realidade!

Minha Amiga Clenilda você sempre lutou e agora já esta dentro de um empreendimento de sucesso e com teu pensamento positivo que é teu segredo você sabe que tem estas características de vencedora. Procurando apenas aqueles amigos verdadeiros que poderão colaborar com teus projetos para um desenvolvimento excelente e o necessário espírito empreendedor para enfrentar os desafios deste novo mundo globalizado.


Empreendedorismo e o Segredo do Empreendimento:

Um sujeito chega ao céu, onde é recebido por São Pedro. Após os cumprimentos, São Pedro lhe explica que, para entrar, os homens têm que cortar o pinto fora.
Pára com isso, São Pedro! Como é que eu vou cortar um negócio que me deu tanta alegria na Terra? Não tem jeito, meu filho. Aqui no céu não há sexo. Ou corta ou não entra.
O cara olha pra baixo, vê as caldeiras fumegantes do inferno e acaba aceitando. É levado a uma sala onde há três pessoas esperando. Logo depois chega uma a uma anjinha bem gostosa, e manda entrar o próximo. Segundos após, ouvem-se vários gritos de dor.

Silêncio: Volta a anjinha e chama mais um, desta vez ouve-se apenas um grito forte de dor, e depois, silêncio.
Quando chega a vez do terceiro, nada se ouve.

Silêncio profundo: Chega a vez do sujeito. Ele pede uma explicação a respeito dos
gritos diferentes pra anjinha.

A anjinha cortadora se surpreende: Não te explicaram? É o seguinte: aqui a gente corta o negócio de acordo com a profissão do cara na Terra.
O primeiro gritou muito porque teve o pinto serrado, já que ele era serralheiro.
O segundo deu só um grito forte porque foi cortado de uma só vez. Ele era açougueiro.
O terceiro não gritou porque era médico e foi anestesiado antes.

A essas alturas o cara ria às gargalhadas.
Sem entender nada, a anjinha fica olhando. A cara baixa o zíper e ordena à anjinha: Chupa até acabar! Na Terra eu era sorveteiro.

A qualidade de um produto ou serviço esta diretamente ligada a satisfação total do consumidor e consta dos fatores: QUALIDADE AMPLA, CUSTO e ATENDIMENTO, que são igualmente importantes num relacionamento comercial.

A satisfação total do consumidor é a base da sobrevivência da empresa. Esta satisfação total do consumidor é buscada dentro da Qualidade Total (QT), tanto de forma defensiva (eliminando os fatores que desagradam o consumidor através da retroalimentação das informações do mercado), como de forma objetiva (buscando antecipar as necessidades do consumidor e incorporando estes fatores no produto ou serviço).

Por outro lado, a satisfação total do consumidor é sustentada por três aspectos da qualidade:
A qualidade em seu sentido amplo, que objetiva a "satisfação das pessoas" e inclui a qualidade do produto ou serviço (ausência de defeitos e presença de características que irão agradar o consumidor), a qualidade e confiabilidade em todas as operações, a qualidade das pessoas, a qualidade da empresa, a qualidade dos objetivos, a qualidade do sistema, a qualidade dos funcionários, etc.

O custo do produto ou serviço. Para o consumidor, quanto menor o preço, maior a sua satisfação. Como o preço é função do mercado, este aspecto de qualidade se reflete internamente no custo.

O atendimento no prazo certo, no local certo, na quantidade certa é o terceiro pilar da satisfação total do consumidor e que forma o conceito da QUALIDADE TOTAL.

Este é o grande segredo de ser um empreendedor nos meios de comunicação, não divulgue suas metas e ambições antes de colher os lucros.

Msc. Alexandre Portela Barbosa
Autor: Alexandre Portela Barbosa Msc


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