Ética profissional



Existem bons técnicos, entretanto, para ser sincero existem muitos que não são tão bons assim. Os usuários finais, aqueles que não precisam ter conhecimentos profundos de informática, onde podem contratar técnicos para fazer os trabalhos necessários, têm percebido que nem sempre é fácil encontrar profissionais de confiança. Existem inúmeros técnicos que buscam novos conhecimentos, aperfeiçoamento constante. Muitos, no entanto não procuram aprofundar seus conhecimentos na área tecnológica, que a cada dia se renova.
Não adianta dizer que o seu serviço é bom, pois nem todo mundo acredita. Vender serviço é muito diferente de vender produtos. Este é mais fácil, pois se o cliente não gostou pode trocá-lo por outro. E os serviços? Você não pode estocar e não pode deixar seu cliente experimentar antes e ai, como fica?
Reuni alguns casos notáveis relatados por pessoas ao longo desses anos. Ministro cursos para formação de técnicos, no que na maioria das vezes tais alunos procuram por cursos técnicos de informática não para seguir carreia e sim ter condições de fazerem suas próprias instalações e consertos. A maioria dos alunos são motivados a aprender hardware devido a desilusões com os técnicos que contrataram.
Certa vez um “técnico”, ao ir a uma casa instalar um processador, não tinha pasta térmica na sua mala de ferramentas. Então ele pediu ao seu cliente para providenciar um pouco de azeite para colocar no processador. Será que ele aprendeu isso em algum curso ou inventou uma nova “técnica”? Creio que seja uma idéia inédita.
Um outro caso muito interessante foi o de um “técnico” que por sinal bastante esperto fez um serviço de eliminação de vírus. O cliente tinha um HD de 40 GB com vírus. O técnico disse que o computador estava realmente infectado e devido à infecção, os virus danificaram a superfície do Disco Rígido, disse que era preciso substituir o HD. Instalou então um HD de 80 GB. Depois de tudo funcionando, pediu ao cliente:
- Posso ficar com este HD contaminado? Ele serve para mim, posso retirar peças para aproveitar.
- Claro - disse o cliente – eu ia jogar fora mesmo.
O técnico ganhou um HD de 40 GB. E o cliente saiu satisfeito.
É por isso que mais e mais pessoas estão procurando aprender ou ter noções básicas para que possam efetuar seus próprios reparos.
Picaretagens existem em qualquer área. Mas na informática existe um agravante. Além dos profissionais mau intencionados que enganam os clientes, existe aqueles que, embora honestos, não gostam de estudar as novas técnicas e acabam usando em máquinas novas conceitos aprendidos para máquinas mais antigas, que muitas vezes não se aplicam na íntegra. Tanto os desonestos quanto aos que pensam que já sabem o bastante e não buscam novos conhecimentos, têm algo em comum: não dá para ter sucesso profissional da forma como trabalham.
Parabenizo aos que colocam a honestidade e a ética profissional sempre em primeiro lugar e aos que estudam e evoluem na profissão que escolheram!

Acessem: Microtech Tecnologia
Autor: Rogerio Espindula Ribeiro


Artigos Relacionados


Curso Técnico Ou Curso Superior? O Que Vale A Pena Fazer?

Outsourcing – Por Que Terceirizar Na área De Tecnologia?

Cursos Técnicos São Boa Alternativa Para Formação

As Chaves Da Venda

ImportÂncia Dos Cursos De Ii Grau

Vendas: O Que é Vender?

Vendas: O Que é Vender?