A importância das pessoas para as empresas



As pessoas, sem sombra de dúvida, são o instrumental mais importante existente nas empresas. Embora saibamos que nem sempre elas são tratadas desta forma, temos ciência que são delas as ações estratégicas e operacionais, e é por intermédio do ser humano que os empresários obtêm os seus lucros e, consequentemente, perpetuam o capital investido.

Podemos dizer que administrar RH é zelar, através de variadas formas de ação, pelas relações humanas da empresa, visando maximizar seu capital. Focalizar as relações humanas no trabalho, suas características e sua evolução, é a essência da Gestão de Pessoas, pois por intermédio desses comandos torna-se possível auxiliar a compreender a natureza das organizações, seus escopos e reais possibilidades de melhoria, sempre sob a regência de um adequado planejamento.

Nos últimos anos notamos severas mudanças ocorrendo em todos os níveis dentro das empresas; aqueles que executavam pura e simplesmente tarefas a eles atribuídas, já não mais podem se comportar desta forma; os gerentes de RH já não mais se limitam a funções de serviços como recrutamento e seleção de funcionários, pois devem assumir um papel ativo no planejamento estratégico das empresas, fazendo dos funcionários seu principal instrumento. Aos vendedores já não mais basta terem um “bom papo”, uma “persuasão notável”, pois é necessário ter conhecimento do produto/serviço e promovê-lo da forma mais adequada.

Quando falamos em RH, devemos ter ciência de que todas as pessoas, independentemente das suas origens étnicas, possuem certas necessidades, cuja satisfação ou não são determinantes para sua realização como ser humano. Podemos citar, dentre elas, o desejo de consideração, de respeito, de afeto, de novas experiências etc., como nos demonstra a Pirâmide de Maslow. No passado, os observadores temiam que um dia as máquinas eliminassem a necessidade de trabalho humano. Convenhamos que muitos postos de trabalho foram extintos com o advento da tecnologia, mas, ainda assim, as pessoas são o diferencial.
Autor: Gilson Rede


Artigos Relacionados


Gestão De Pessoas

Gestão De Pessoas

Gestão De Pessoas

Administração De Recursos Humanos – Gestão De Pessoas

O Papel Do Gestor E A Auto-estima Dos Funcionários-uma Análise Da Liderança Nas Organizações

A Importância Do Capital Humano Para As Organizações

Coaching: A Construção Do Caráter