(Pré) OCUPAÇÃO com o Meio Ambiente



Atendendo a um aluno no seu trabalho de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), tive um insight sobre a (pré) ocupação das empresas, seus funcionários, do governo e das pessoas em geral com relação ao Meio Ambiente!

Tomando como exemplo uma empresa que trabalha nesta área – a de recuperação de terrenos devastados por queimadas, obras governamentais ou não ou por resíduos gerados por outras empresas, pude perceber que o conceito de Meio Ambiente é pouco esclarecido e, muito menos esclarecidos ainda, os benefícios da preservação do Meio Ambiente.

Grande parte dos funcionários que faz o trabalho do replantio não tem consciência do que esta atividade significa para o bem estar dele, da sua família, da sua comunidade e, quem dirá do benefício para a nação e para o planeta Terra. A mim não gerou tanta surpresa, pois o trabalho dos funcionários das empresas de recuperação está mais ligado à produção do que realmente ao cuidado com o Meio Ambiente. Não quero e nem posso generalizar esta afirmativa!

Mas, veja: quanta motivação este funcionário poderia ter nas suas atividades diárias, sob o calor do sol e as dificuldades de acesso às áreas para plantio se soubesse dos benefícios do seu trabalho? Esta motivação se tornaria intrínseca! Estes funcionários plantam literalmente vida para seus filhos, netos, bisnetos e para todos nós!

Mas, deixando um pouco o exemplo de empresas especializadas neste segmento e, “passando para o outro lado cerca”, quantos de nós brasileiros conhecemos o real conceito de Meio Ambiente e as conseqüências da falta de OCUPAÇÃO com esta área? Não tenho nenhuma estatística para uma afirmação precisa, mas posso arriscar um palpite: a minoria da população, especialmente a de classe baixa – que mesmo sem querer ou saber, é a que mais contribui para a poluição fluvial, pois seus esgotos não têm outro destino a não ser para os rios... Esta é a realidade!

E quantos de nós, com acesso a informações, não deixamos um filtro de cigarro, uma lata de cerveja, um papel não mais necessário por aí, jogados em qualquer lugar?
Em uma reportagem assistida recentemente, percebi a diferença de educação dos países de primeiro mundo com o nosso. Nestes países, além das câmeras de vigília da polícia distribuídas pela cidade, encontram-se também, megafones para que o cidadão receba “o puxão de orelha” na hora que comete alguma infração, seja ela ultrapassar fora da faixa de pedestres, seja jogar papel na rua ou de qualquer outra natureza.

Onde está nossa OCUPAÇÃO com o Meio Ambiente? Onde está a OCUPAÇÃO do governo, quando não espalha pela cidade, comunidades, vilas latas de coleta seletiva de resíduos? Cadê a educação direcionada para este foco?

Preocupar com o Meio Ambiente é fácil e já virou moda e questão de diferencial entre as empresas. Mas quando vai chegar a hora de OCUPAR com esta questão?

Convido a todos para pararem um pouco e pensarem na diversidade de materiais que podem ser aproveitados, desde a reciclagem do papel – há muito tempo divulgado, até a reciclagem do óleo de cozinha – que vem sendo divulgada há pouco tempo, podendo ser transformado em bio-diesel, abastecendo fábricas e automóveis, além de deixar de poluir nossos rios e o ar que respiramos.

Ocupar com o Meio Ambiente também é fácil, pois é uma questão de aprendizagem e de hábito. Nas nossas casas sabemos direitinho o lugar de desprezar o que não mais nos atende – isto é um hábito que criamos. Ensinamos isto aos nossos filhos, que com o tempo, também aprendem – isto é aprendizagem que, com o tempo, se torna um hábito. Basta estender o que fazemos em casa para fora dela também. Discutir isso em reuniões de condomínio, com os moradores da mesma rua, com o dono da padaria próxima e, por aí vai. A comunicação começa a fazer cumprir parte da sua tarefa que é a de informar!

No final, quem sabe, estaremos ocupando não só com o Meio Ambiente, mas com o Ambiente todo! Por que não?

Ou será que vamos esperar para nos OCUPAR em procurar água para beber e ar para respirar?

Fica aqui esta reflexão para quem sabe contribuir para sua AÇÃO...
Autor: Luciana Horta


Artigos Relacionados


Reciclagem

Meio Ambiente E Seus Problemas

A Matemática E O Dia Do Meio Ambiente E Ecologia

Os Negócios E A Sustentabilidade

Responsabilidade Social Das Empresas

Existe Responsabilidade Ambiental Nas Empresas

Sustentabilidade E Meio Ambiente