Motivação: Uma Programação Mental Eficiente



Partindo do princípio de que a motivação é intrínseca, que brota das necessidades interiores de cada ser, que é uma força, uma energia que impulsiona na direção de algum objetivo; conclui-se que ninguém motiva ninguém, que a motivação é algo que vem de dentro pra fora e não de fora para dentro. Dessa forma, sentir-se motivado torna-se uma responsabilidade individual. Cabe a cada colaborador fazer com que essa chama permaneça viva em seu dia-a-dia. Por outro lado, enquanto RH, podemos alimentar esta chama fornecendo combustível para que a manutenção da motivação do colaborador aconteça.
Então, levando em consideração que a motivação é algo que parte de dentro do indivíduo, surge a pergunta: O que o colaborador pode fazer para sentir-se motivado?
A proposta é que se faça uma programação mental eficiente. Uma mudança de paradigma sobre alguns aspectos.

1º - O Querer:
Parece óbvio, mas se alguém tem o desejo de conseguir alguma coisa é imprescindível que possua um constante desejo em adquirir aquela coisa. Daí a importância de cada um ter bem definido um claro planejamento de vida e de trabalho. Saber o que se quer; isto é: ter foco.
Embora algumas pessoas desconheçam, todo ser humano possui uma grande força interior, a força do querer, o desejo permanente para conseguir atingir os objetivos, que é diferente de ter vontade. Quando se tem apenas vontade, a tendência é acomodar-se ficando apenas na vontade mesmo. Para conseguir, é preciso um pouco mais. Além de ter vontade é preciso reunir as condições necessárias para conseguir tal feito. É persistir no querer.
Portanto esse é o primeiro passo e o mais importante para manter-se motivado: Querer verdadeiramente ser uma pessoa motivada e trabalhar diariamente para isso.

2º - Pensamento Positivo:
Aquele que está otimista está motivado. Aquele que vive reclamando, mais parece que atrai uma quantidade ainda maior de problemas e as pessoas se distanciam dele. Ninguém gosta de ficar próximo a pessoas pessimistas.
Por isso é essencial ter atenção sobre aquilo que pensamos. Uma maneira para conseguir ter em mente mais pensamentos positivos começa por ter atenção naquilo que falamos. Evitar reclamações e dar menos atenção a detalhes desnecessários frente à imensidão do sentido dos fatos, é um bom começo. Existem pessoas que tem dificuldade nisso. Numa festa de fim de ano da empresa, por exemplo, ao invés de valorizar o reconhecimento e as premiações dadas ao seu trabalho, prefere prender-se a reclamar de detalhes insignificantes como: a bebida que não está na temperatura adequada ou por não terem colocado um tapete vermelho na entrada ao invés de um azul ou que a cesta de natal está muito magra nesse ano, etc.
Esse tipo de comportamento é amplamente prejudicial no aspecto motivacional do colaborador. Para modificar esse quadro, faz-se necessário que ele se conscientize da importância de valorizar aquilo que é realmente importante. Que busque o sentido maior a que se propõem os acontecimentos e que saiba que a modificação desse tipo de atitude negativa é inteiramente possível e treinável.

3º - Ser um eterno Aprendiz:
Mesmo com o passar dos anos e o acúmulo de experiências adquiridas, manter-se como aprendiz é uma postura bastante nobre e motivadora. Quando o profissional passa a acreditar que já conhece tudo sobre a função, o setor e a empresa em que trabalha, às vezes, este passa a entrar numa rotina de insatisfação. Acaba por não manifestar interesse em participar de programas de treinamento ou atualizações, o que resulta num profissional amargo, resistente a mudanças e viciado na rotina; portanto, desmotivado.
Uma maneira que esse tipo de profissional mergulhado na prepotência pode encontrar para combater a sua própria arrogância começa ao identificá-la. E para muitos, isso não é uma tarefa fácil. Devido a construções sociais de fortes estruturas mentais e a formação de mecanismos de defesa, algumas pessoas têm extrema dificuldade no que diz respeito a perceberem defeitos nelas mesmas. Uma dica para conseguirem tal feito é desconfiarem de si mesmas. É realizarem uma autocrítica perguntando-se: Será que eu sou assim?
Para por em prática essa idéia de eterno aprendiz é preciso acreditar que todos nós estamos aprendendo a todo instante e que temos muito a aprender. Mesmo quando se conhece profundamente o serviço, o setor e a empresa; sempre temos o que aprender no convívio com as pessoas, aprendendo a nos comunicar melhor, aprendendo a sermos pessoas mais amigas, mais verdadeiras, mais simples, mais transparentes, mais educadas, etc. Em suma: pessoas melhores, e acima de tudo, pessoas que estão aprendendo a ensinar aquilo que já conhecem.
Aquele que é humilde o bastante para reconhecer que não sabe de tudo e que tem muito a aprender, vive plenamente em busca de aperfeiçoamento. Não sofre com os erros cometidos, pois aproveita as eventuais falhas cometidas para colher algum aprendizado e isso faz parte da visão das pessoas motivadas.

4º - Aceitação a feedback:
As reações das pessoas diante de uma opinião no que diz respeito ao desempenho no trabalho ou ao comportamento no âmbito empresarial são as mais mistas e variadas possíveis, e a mesma pessoa pode reagir de forma diferenciada frente a um feedback em um outro momento ou quando estas informações são dadas por pessoas diferentes. São vários os fatores que contribuem para esse tipo de postura do profissional, mas independente daquilo que o funcionário venha vivenciando ou do histórico na relação entre o profissional que recebe e aquele que dá o feedback, este momento deve ser proveitoso para ambos.
A maneira mais eficaz para lidar com esse tipo de situação é aprender a receber críticas e a gostar delas, encará-las como um trampolim para o sucesso. Quando os nossos superiores na empresa tecem comentários expondo algo que não gostaram no nosso trabalho ou no nosso comportamento, encarar isso como forma de auxílio é a opção mais adequada. Mas não estou falando de fingimento. O ideal é que esse feedback seja recebido com um sentimento sincero e que sirva como apoio para a melhora na postura profissional.
É comum para algumas pessoas ficarem irritadas e até mesmo magoadas nesses momentos. Ora por receber críticas indevidas ou acusações inverídicas ou simplesmente por levarem para o lado pessoal qualquer comentário a cerca do seu trabalho. Estas pessoas costumam encaram as críticas como ofensas.
Para que isso não aconteça o colaborador deve desenvolver a capacidade de peneirar, separar aquilo que é útil para o seu crescimento e desconsiderar aspectos irrelevantes permanecendo com a consciência tranqüila com relação ao trabalho que vem desenvolvendo, mesmo que este ainda não esteja sendo reconhecido de forma adequada.

Neste artigo foi abordada uma forma de melhor posicionamento dos colaboradores para que trabalhem mantendo-se motivados. Entretanto, sabemos que fazer com que essa energia permaneça crescente, faz-se necessário que a organização e o setor de RH contribuam de maneira fundamental. Mas esses aspectos são temas para um outro artigo.
Autor: Francisco Johnson Gonçalves Ferreira


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