A Relutância dos Professores diante do ‘Óbvio’
E por que tudo continua do mesmo jeito? Por que o ensino-aprendizagem cai a cada dia, a indisciplina piora, os prédios escolares são danificados pelos alunos? Porque os professores continuam sempre culpando tudo, mas não voltando para dentro de si mesmos e fazendo uma auto-análise profissional. Como a classe é resistente e desunida, a cultura dos professores precisa mudar.
Em meu livro "A Arte da Guerra para Professores" abordo temas considerados 'óbvios' para os professores, mas sob um enfoque diferente, voltado para a reflexão, para a mudança, para a valorização da classe.
Ouvi, recentemente, após uma palestra, o seguinte comentário de uma professora com bastante tempo de magistério: "Tudo isso nós já ouvimos. O problema é o processo." Pergunto eu: Que processo? Por que há professores e escolas por esse Brasil afora que conseguem verdadeiros "milagres" sem material algum, somente com a criatividade, alcançando resultados positivos com seus alunos e com a comunidade em volta?
Culpar apenas o 'processo' e o sistema é muito fácil. Mas é necessário muito mais que isso. É preciso, entre outras coisas, que muitos professores peçam demissão por estarem na profissão errada, atuando como educadores sem nunca terem sido - ou por falta de opção de curso de graduação ou profissional -, estando ali apenas em busca de um emprego.
Isso nada tem a ver com Educação. Isso é óbvio?
ENVIE SEU COMENTÁRIO. Grato pela visita.
Autor: Prof. Maurício Apolinário
Artigos Relacionados
Capacitação Para Professores: O Que Necessitam Saber E Entender
O Brasil Precisa De Uma Revolução
Prêmio Para Professores: Uma Incógnita
A Força Do Pensamento
“como Capacitar Alunos A Serem Cidadãos Formadores De Opiniões?”
A Educação E O Professor
A Verdadeira Educação Está Morrendo!