Os maus exemplos vêm de cima



Uma das dificuldades em ensinar princípios para diminuir a viôlência nas escolas brasileiras está em que os maus exemplos vêm de cima. Fora os tapas e bate-bocas que assistimos de camarote no Congresso Nacional, ouvimos aí líderes nacionais falando asneiras para nossos jovens e crianças ouvirem.

Em 2006, durante a campanha eleitoral, o candidato Lula incitou seus correligionários a não 'levarem desaforos para casa'. Cito esse fato em meu livro "A Arte da Guerra para Professores", no capítulo em que trato sobre o tema indisciplina. Agora, vem o presidente do Senado Federal desafiar seus adversários políticos, dizendo que, se quiserem tirá-lo do comando, "vão ter que sujar as mãos". O que significaria, para ele, no momento, essa fatídica expressão? Em nosso bom Português, sujar as mãos, nesse caso, tem uma conotação voltada para o derramamento de sangue. Assim se expressando, o presidente do Senado coloca as divergências partidárias acima dos interesses da nação. Como se encontra acuado, sozinho, começou a dizer besteiras. Nosso povo merece mais respeito e deseja ouvir coisas melhores de nossos congressistas.

A relativização da ética em nosso país banalizou os bons costumes. Ética deveria ser um dos temas a serem estudados em nossas escolas, visando a formação de eleitores conscientes e esclarecidos. Somente com a Educação poderemos reverter o caos político no qual imergiu nosso país. Mas uma Educação séria, continuada, haja vista que esse é um trabalho a obter resultados a médio e longo prazo, o que, infelizmente, não é de interesse de nossos tão afaimados políticos.

Com a participação séria, efetiva e perseverante dos professores de todo o país - verdadeiros formadores de opinião -, cidadãos com educação e cultura serão 'gerados' no Brasil e, num futuro não muito distante, farão e votarão em melhores políticos.

ENVIE SEU COMENTÁRIO. Grato pela visita.
Autor: Prof. Maurício Apolinário


Artigos Relacionados


A Relutância Dos Professores Diante Do ‘Óbvio’

A Ética Do Eleitor

Educação De Qualidade: Para Quem?

Corrupção, Somos Vítimas Ou Cúmplices?

A Indisciplina No Cotidiano Escolar

Corrupção No Brasil

A ética Na Política!