O que as empresas bem suceditas têm que as outras não têm



“Coloque seus funcionários em primeiro lugar
e eles farão o mesmo com os clientes”
Clauss Möller


As empresas dependem unicamente das pessoas. Para sermos mais específicos, e utilizando a linguagem da gestão da qualidade, podemos afirmar que as empresas bem sucedidas têm clientes internos e externos muito satisfeitos.

A edição especial “As melhores empresas para você trabalhar” , publicada regularmente pela revista Exame, tem mostrado que as melhores empresas para os funcionários são, também, as melhores em lucratividade e produtividade. Podemos então concluir que as melhores empresas têm clientes e, principalmente, funcionários satisfeitos.

O que, então, toda empresa deve fazer para ser bem sucedida; para ter funcionários e clientes satisfeitos?

O ponto de partida é bem claro: as empresas precisam desenvolver as chamadas boas práticas de R.H/T&D e de Gestão Empresarial.

Uma das principais boas práticas diz respeito ao treinamento. Reconhecendo a importância do treinamento, a International Organization for Standardization, organismo internacional com sede em Genebra, na Suíça, editou em 1999 a norma ISO 10015. Esta norma foi editada no Brasil em 2001, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, e passou a ser conhecida como NBR ISO 10015: Gestão da qualidade - Diretrizes para treinamento.

A norma ISO 10015 é, portanto, uma norma de Gestão da Qualidade que fornece as Diretrizes para Treinamento.”Estas diretrizes abrangem o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria das estratégias e dos métodos de treinamento que afetam a qualidade dos produtos fornecidos por uma organização.”

De acordo com a norma 10015, não basta treinar, é preciso avaliar o treinamento e provar que ele é um investimento que proporciona ótimos resultados.

A grande vantagem da implementação de uma norma, de uma diretriz ou de um procedimento documentado é o fato de ser uma “lei menor.”

A partir do momento que se decide implementar a norma 10015, todos os gestores e funcionários da empresa passam a vê-la como uma lei (mesmo que seja “menor”) que deve ser implementada em benefício de toda a organização.
Entendida desta forma, a implementação da norma ISO 10015 fica bastante facilitada. A questão maior reside, portanto, na implementação que , mesmo facilitada, precisa ser conduzida por profissionais de RH, e de acordo com a boa técnica.

A norma NBR ISO 10015, ao ter como escopo a qualificação e o aperfeiçoamento dos funcionários da empresa, faz exatamente o que recomenda o consultor dinamarquês - Clauss Möller: Coloca seus funcionários em primeiro lugar.

Sebastião Guimarães
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Autor: Sebastião Guimarães


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