Estratégias Competitivas Empresariais



Há três abordagens estratégicas genéricas, destinadas a enfrentar as cinco forças competitivas de Michael Porter (ver meu artigo O Futuro de Seu Negócio – Evoluindo no Tempo) que atuam em um mercado qualquer e que podem ser utilizadas de forma isolada ou combinada*:
1. Liderança no custo total
2. Diferenciação
3. Enfoque

Para obter-se a liderança no custo total, a empresa necessita centralizar seus esforços no controle e redução dos custos e das despesas gerais, além da, nas palavras de Porter , “construção agressiva de instalações em escala eficiente”. É imprescindível notar que áreas como pesquisa e desenvolvimento (P&D), assistência técnica, vendas e outras áreas estratégicas não podem ser prejudicadas nesse esforço de redução de custos.

A estratégia de diferenciação, por sua vez, tem como base a criação de alguma característica que só seu produto possua, quando for comparado a outros da indústria em que atua.

Por fim, a estratégia de enfoque leva em consideração o foco de atuação sobre “um determinado grupo comprador, um segmento da linha de produtos, ou um mercado geográfico”, nas palavras de Porter. A idéia é atender muito bem o grupo escolhido.

Vale lembrar que não é fácil implementar e ter sucesso na implantação dessas estratégias. Há riscos, como em tudo na vida, exigindo compromisso contínuo com a estratégia que for “alvo primário”, e os esforços destinados a suas implementações exigirão “diferentes recursos e habilidades” para obtenção do sucesso. Além do mais, é horrível para uma empresa situar-se no meio-termo em questões estratégicas, ou ficar pulando de uma estratégia para outra, o que quase sempre acaba mal.

É importante também ter em mente que dificilmente uma empresa poderá atuar nas três estratégias simultaneamente, devendo, portanto, escolher uma como alvo principal e investir os esforços em sua excelência. Se puder investir nas outras duas também, ótimo, sem permitir, entretanto, que se prejudiquem mutuamente.

E não se esqueça: um executivo ou empreendedor precisa ter visão ampla da empresa, a fim de planejar estrategicamente a médio e longo prazo. Resultados geralmente não são obtidos da noite para o dia.


Nota:
 Cinco Forças de Porter:
Mercado (concorrentes já existentes)
Clientes
Fornecedores
Produtos Substitutos
Novos Entrantes (novos concorrentes)
* Fonte: Estratégia Competitiva – Michael E. Porter
Autor: Henrique Montserrat Fernandez


Artigos Relacionados


Elementos Da Nova Gestão Empresarial

O Que É A Estratégia Competitiva?

Reduzir Custos Ou Reduzir Gastos?

Escola Estratégica Do Posicionamento

Formulação De Estratégias

O Que é Estratégia

Texto Bauducco, Grupo Bertin E Caso Fleury - Cap. 6 Do Livro Administração Estratégica (hitt, M. A.; Ireland, R. D.; Hoskisson, R. E)