Cortesia



Cortesia!

1. O que é uma cortesia? É usar um sorriso para cativar, mesmo quando as condições de trabalho só dão motivos para chorar; São os atributos, características do que se apresenta de modo cortês, civilidade, educação no trato com outrem; amabilidade, polidez, gesto, dito delicado, educado cumprimento respeitoso em que se reverencia uma pessoa e ao mesmo tempo tem uma consideração especial.

Eu sou fã da Gol Linhas Aéreas LTDA. Desde sua criação. Tenho com a empresa um vínculo parecido com o que meu pai tinha com a extinta VARIG. Aquela relação de admiração por quem transformou o sonho de voar numa realidade ainda melhor que o próprio sonho. No meu caso, e no de milhões de pessoas de minha geração, a Varig foi a primeira a nos proporcionar experiências inesquecíveis. Eu poderia passar horas contando essas histórias, mas, em resumo, gosto da Varig. Eu gosto tanto que, há um certo tempo prefiro e passei a voar pelo Gol. Há? Bom, isso é o que, numa relação sentimental, a gente chamaria de "dar um tempo". Afastar-se um pouco, para não sofrer uma desilusão que poderia ser definitiva o fechamento das portas da VARIG.

Já faz algum tempo, nossa querida Varig estava passando por alguns transtornos financeiros. E isso, entre outras coisas, se refletiu numa brutal queda nos serviços aos passageiros. As opções de vôos foram reduzidas. A refeição de bordo foi substituída por um copo de suco tang. As bebidas nobres desapareceram. Jornais não eram mais distribuídos. Pode-se supor que, uma vez que os usuários estão a par dos problemas da empresa, isso deveria ser encarado como normal, devido às condições. Mas não é bem assim, porque o preço da passagem não diminuiu na era VARIG.

Mas, até aí, em nome do amor antigo, eu agüentei bravamente e continuei a mostrar minha fidelidade irrestrita. A situação só mudou, mesmo, quando o atendimento pessoal mudou. É até compreensível: quando houve a fusão entre linhas internacionais adquiridas pela Gol Linhas Aéreas, milhares de funcionários certamente perderão o emprego. E essa gente está preocupada, aborrecida, chateada, sem muita disposição para ficar dando demonstrações explícitas de simpatia. E foi isso que me desencantou. A "tradicional cortesia", frase que durante décadas a Varig usou em seus anúncios, foi contaminada pelos resultados financeiros.
E é isso que eu não consigo entender. Porque cortesia não é despesa. Além de, numa situação de aperto, ser uma arma extremamente poderosa para manter os clientes torcendo pelo sucesso da empresa. Então, faz um ano (2007), eu chego ao balcão da Varig no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e, quando estou a 2 metros da atendente, ela abre um sorriso radiante. E me trata como eu costumava ser tratado. O nome dela é Natalie.
Perguntei por que só ela estava sorrindo ali naquele balcão, e ela respondeu "Ah, eu sou assim". Que bom que no Brasil ainda existe muita gente "assim", só que eu não sei como a GOL vai avaliar seu quadro de funcionários na hora de decidir quem fica e quem sai do quadro permanente da VARIG. Dói-me só de pensar que a cortesia pessoal talvez não venha a ter muito peso na decisão final.
Como, aliás, não pesa na maioria das empresas: educação, cordialidade e respeito estão, aos poucos e infelizmente, deixando de fazer parte do currículo. Foram substituídos por outros fatores mais, digamos, "modernos", como a agressividade e a impessoalidade (nos chamados call centers, uma das medidas de "eficiência" é o tempo médio de atendimento: quanto mais rápido o atendente se livrar do usuário, mais eficiente ele é). E aí sempre sobra para as Natalies, as que ainda sabem sorrir e cativar o cliente.

No fundo, o mercado está contrariando um dos mais antigos e arraigados cânones econômicos: A cortesia, uma matéria-prima extremamente barata, está ficando cada vez mais escassa.

Quando se fala em gentileza, cortesia fala-se em amor. Um ser gentil é aquele que permanece fiel a este sentimento, é aquele que retribui com gratidão os presentes que recebe da vida, é aquele que dá sem intenção de receber, que transmite amor para que seu irmão desfrute da felicidade em participar deste valioso aprendizado. Sê gentil para contigo mesmo e recebe da vida a plenitude do amor.

2. A Cortesia em Forma de Persistência: Não havia nada que eu pudesse fazer, mas eu fiz, alcançar tal coisa era impossível, e eu a busquei, não havia mais esperanças, e eu as mantive, não restava tempo para mais nada, mas eu lutei até a última hora.
Não queriam mais. Eu insisti, a última palavra havia sido dada, mas eu ainda assim falei, enfim... Estou passando pela vida e tudo vai se fechando. Mas a felicidade está em mim. Pois se nada tenho, por tudo lutei e tenho uma grande cortesia sem me arrepender de nada, num futuro poderei dizer: TENTEI.
O passado é uma lição para se meditar, não para se reproduzir... Somente a tentativa nos possibilita a conquista.
Uma cortesia pode ser um esposo, um verdadeiro namorado ou amigo que investe tudo o que tem para ver seu próximo realizado.

3, Verdades: Um homem trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da própria esposa, quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido. O homem desiste? Não! Volta a escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de "visionário".

O homem fica chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.
O homem se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente a arrasa. Essa é a gota d'água e o homem desiste? Não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família.

Ele entra em pânico e desiste? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai as ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria.
Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo
país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.

Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro.
Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente e sempre teve o prazer da cortesia com todos os ingratos.

Portanto, se você adquiriu a mania de viver reclamando, pare com isso! O que sabemos é uma gota d'água. O que ignoramos é um oceano.

Lembre-se, nosso dia não se acaba ao anoitecer e sim começa sempre amanhã, não se desanime, vamos acordar todo dia como se tivéssemos descobrindo um mundo novo e ser cortes com o próximo muito deles necessitam apenas de uma cortesia, assim, como Natalie e o Soichiro Honda.

4- Se a vida for somente tentar aproveitar o máximo possível as horas e minutos, esse filme é bobo. Tenho certeza de que existe um sentido maior em tudo o que vivemos. Para mim, nossa vinda ao planeta Terra tem basicamente dois motivos: evoluir espiritualmente e aprender a amar melhor. Todos os nossos bens na verdade não são nossos. Somos apenas as nossas almas. E devemos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá para nos aprimorarmos como pessoas.

Portanto, lembre sempre que os seus fracassos são sempre os melhores professores e é nos momentos difíceis que as pessoas precisam encontrar uma razão maior para continuar em frente. As nossas ações, especialmente quando temos de nos superar, fazem de nós pessoas melhores. A nossa capacidade de resistir às tentações, aos desânimos para continuar o caminho é que nos torna pessoas especiais.

Ninguém veio a essa vida com a missão de juntar dinheiro e comer do bom e do melhor. Ganhar dinheiro e alimentar-se faz parte da vida, mas, não pode ser a razão da vida tantas pessoas anônimas, que lutaram e lutam para melhorar a vida dos mais fracos e dos mais pobres, não estavam motivadas pela idéia de ganhar dinheiro. O que move essas pessoas generosas a trabalhar diariamente, a não desistir nunca? A resposta é uma só: a consciência de sua missão nesta vida.

Quando você tem a consciência de que através do seu trabalho você está realizando sua missão você desenvolve uma força extra, capaz de levá-lo ao cume da montanha mais alta do planeta.

Infelizmente, muita gente se perde nesta viagem e distorce o sentido de sua existência pensando que acumular bens materiais é o objetivo da vida. E quando chega no final do caminho percebe que o caixão não tem gavetas e que ela só vai poder levar daqui o bem que fez às pessoas.


Msc. Alexandre Portela Barbosa
Autor: Alexandre Portela Barbosa Msc


Artigos Relacionados


Você Já Desistiu Alguma Vez Dos Seus Sonhos?

A Cortesia

A LideranÇa De San Walton

Brindes Para Empresas: Um Gesto De Cortesia Que Faz A Diferença!

Lições De Vida Do Fundador Da Honda

Excelência Em Atendimento

Como Habilmente Ouvir As Pessoas