Celular um Desafio



INTRODUÇÃO: Você sabia que o uso do celular, as vezes pode causar intrigas, mal entendimentos, pura falta de educação, respeito e atenção com a pessoa que você está conversando, sem falar nas pessoas que tem celular para dar o famoso “TOK”, então esta arma requer algumas regrinhas básicas de etiqueta? Confira aqui algumas orientações!

Alô? Quando ligar para o celular de alguém, a primeira coisa a fazer é identificar-se (caso a pessoa não tenha seu número) e perguntar se ela pode falar naquele momento, em vez de questionar "Onde você está?". E se ela estiver no meio de um encontro? No banheiro? Em um lugar "impróprio"? Não faça essa pergunta a não ser, é claro, que tenha muita intimidade com seu interlocutor.

Empresta seu telefone? As tarifas telefônicas não são nada baratas. Por isso, evite pedir um celular emprestado para fazer uma ligação. Se for urgente, tudo bem, explique que é importantíssimo, mas seja breve!

Recebendo uma ligação: Pelo mesmo motivo acima, não estenda muito o papo quando alguém ligar para você. Se a pessoa terminou o assunto dela, não queira emendar o seu e contar uma história. Diga que tem algo para conversar, e que liga depois. Se você está do lado oposto, ou seja, ligou para alguém e a pessoa não pára nunca de falar, nem dá brecha para que você diga que precisa desligar, faça um teatrinho. Diga "Alô! Alô! Alô!" e desligue. Afinal, baterias acabam, sinais ficam fracos...

Celular calado: Existem certas situações que exigem que o aparelhinho seja desligado ou, no mínimo, fique no "vibra call". Sessões de teatro e cinema exigem silêncio do aparelho, por uma questão de respeito com quem está em volta. Desligue-o quando for se reunir com um cliente, uma pessoa amiga, seu namorado, um jantar ou um almoço importante, participar de uma entrevista de emprego. Em almoços de negócios e reuniões profissionais, também haja da mesma forma; só deixe o aparelho no vibra call se estiver esperando um telefonema muito importante, e mesmo assim, avise antes a quem estiver com você.

O telefone que toca: Você esqueceu de desligar a campainha? Não finja que não é com você. Peça desculpas e desligue o aparelho imediatamente. Se for preciso atender, faça-o mas seja bem rápida.

Compartimento especial: Guarde o celular na bolsa, mas dentro da divisão especial ou num bolso interno de fácil acesso. Situações em que o celular toca estridentemente e a dona toda afobada revira a bolsa para encontrar o aparelho isso é apenas um mico!

Ligação no meio de um grupo: Quando estiver no meio de um grupo de pessoas e receber uma ligação, peça licença e afaste-se para atender. Ninguém precisa ficar por dentro dos seus assuntos pessoais, mas se você estiver apenas com uma pessoa o melhor que se faz é desligar.

Não deixe ninguém esperando: Imagine a situação: você está no restaurante, no meio de um encontro com um rapaz ou uma amiga, e a sua irmã liga querendo contar a última do namoradinho dela. Por mais curiosa que você seja, não emplaque uma conversa. Diga que no momento não pode falar e que telefona mais tarde para saber a novidade. Coloque-se no lugar de quem divide a mesa: imagine que desagradável ficar sozinho com cara de paisagem, fingindo que não está ouvindo o papo, e esperando você desligar?

Falando em público: Você pode falar à vontade em lugares públicos como shopping, academia, rua, lanchonete, banco etc. Mas sempre com o cuidado de conversar num tom baixo de voz, pois além de ser feio ficar de papo em alto e bom som, ninguém é obrigado a ficar por dentro da sua vida.

Retornando ligações: Fica a seu critério retornar ligações não atendidas de números que você não conhece. Agora, se você conhece, é de bom tom ligar de volta. A não ser, é claro que seja aquele ou aquela chata que você sabe que quer "perturbar", pedir um favor etc. Se a pessoa deixar recado na caixa postal, manda a educação responder ao chamado.

Respeite horários: Nem todo mundo desliga o celular quando está dormindo. Por isso, respeite a regrinha básica de horários para ligações: não chame antes das 9 da manhã e depois das 10 da noite. A não ser, é claro, que se tenha combinado previamente a ligação.

Olha o passarinho! Com essa tecnologia toda de celulares que fazem de tudo, os aparelhos com câmera agora são bem comuns. Mas não ouse dar uma de inconveniente e sair tirando fotos das pessoas. Nem todo mundo gosta de fazer pose e dizer "xis!". Tenha bom senso!
Além da competência e do foco em resultados para usar um aparelho celular, há outra coisa que pode dar um belo empurrão na sua carreira, são boas maneiras, você é considerado um profissional competente e tem um currículo brilhante, impecável. É proativo, orientado para resultados e tem uma constante preocupação em se manter atualizado pelo celular, é possível que esteja se preocupando demais em desenvolver suas capacidades técnicas e dando pouca atenção a suas habilidades sociais.

As habilidades sociais são um pré-requisito determinante para o sucesso no mundo corporativo, você está seguro de que sabe comportar-se corretamente num almoço usando o celular? Tem competência ao se apresentar para outras pessoas com o celular na mão? É capaz de conduzir uma conversa polida com o celular chamando?
Afinal, as empresas estão dando um peso cada vez maior a suas atitudes, a sua postura e a seu modo de proceder. Saber como agir nas mais variadas situações do dia-a-dia de trabalho e driblar as saias-justas representa uma vantagem competitiva e tanto. Dominar o código de comportamento em vigor no mundo dos negócios faz bem, sim, para sua vida profissional e esquecer o mínimo que possível o celular, isso mostra de que as pessoas estão, pouco a pouco, tomando consciência dos micos destes celulares. A etiqueta corporativa, no entanto, é muito mais do que saber distinguir entre um garfo de salada e o do prato principal.

Qualquer atitude que incomode as pessoas a seu redor é considerada falta de modos. Exemplos: bater o telefone, falar alto, importunar seu colega com conversas e perguntas o tempo todo, exagerar no perfume barato, esquecer do desodorante, entre outros. A elegância abrange, ainda, a consideração e o respeito por subordinados, chefes e colegas e a disposição em ser agradável e gentil no uso do celular.

As pessoas podem ser bem-educadas, corteses e sociáveis ao mesmo tempo em que mantêm uma atitude positiva, simpática e, sobretudo, genuína o que nos remete a questões como valores e ética. Se você é uma pessoa divertida, atenciosa, flexível e tolerante, pode estar certa de que muitos erros lhe serão perdoados. Mas infelizmente não há regras para ser simpático com o uso do celular tocando quando você esta conversando com um amigo.

Ao telefone - Estima-se que 75% dos negócios são feitos por telefone, um instrumento de comunicação fundamental no mundo corporativo. Seu mau uso significa perda de tempo, de oportunidades e, por tabela, de muito dinheiro. Ao fazer uma ligação, o certo é identificar a si mesmo e a sua empresa. Explique rapidamente o motivo do telefonema e pergunte se é uma hora conveniente para conversarem.

Se a pessoa estiver ocupada, pergunte quando pode ligar de volta. No decorrer da conversa, procure não falar muito devagar nem muito depressa e habitue-se a pronunciar o nome do interlocutor de tempos em tempos - a idéia é estabelecer um relacionamento mais pessoal.
Usar uma voz alegre, clara e calorosa - nem alta nem baixa demais - também gera empatia. Mas só isso não basta. É preciso ser rápido e objetivo ao prestar informações.

E nada de deixar as pessoas esperando na linha sem fornecer uma explicação razoável pela demora ou remetê-la de uma seção a outra. Não há nada mais irritante. (Aliás, há sim.

Ainda: qualquer ruído estranho é considerado deselegante, pois sugere que sua atenção está em outro lugar. Portanto, não fale ao telefone com cigarro ou comida na boca, não masque chicletes, não rabisque papéis nem digite no computador.

Existem ainda outras regrinhas de ouro relacionada a telefones. Ser breve, não abusar das ligações pessoais e responder às mensagens na secretária eletrônica no prazo máximo de 24 horas são algumas delas.
Outra: se estiver acontecendo uma reunião em sua sala e o telefone tocar, não atenda, a não ser uma ligação extremamente importante. Desculpe-se pela interrupção.
Pilote bem seu celular - Não há como contestar. O uso de celular serve para aumentar a produtividade e resolver emergências. Por outro lado, não há nada mais chato do que ouvi-lo tocar em lugares públicos.

Para os usuários, a solução é simples: ao fazer uma visita, participar de almoços e reuniões ou assistir a palestras, desligue o aparelho - ou deixe-o no modo vibra call.

Um mundo melhor com um celular: "Obrigada", "desculpe" e "por favor" são expressões simples que podem transformar seus amigos em um lugar muito melhor para se viver sem transtornos.

Msc. Alexandre Portela Barbosa
Autor: Alexandre Portela Barbosa Msc


Artigos Relacionados


AlÔ!

Comprando O Celular Ideal Para Você.

Como Fazer Uma Escuta Celular / Verdade Ou Puro Mito?

Opções Para Celulares

Características Dos Celulares Dual Chip

Diferenças Entre Os Celulares Multi Chips E As Tecnologias Envolvidas

Telefones Celulares