PRESIDENTE: VOLTE À ESCOLA !



Lula é um mau exemplo para a educação brasileira. O posto mais alto da nação não poderia ser ocupado por alguém que não cursou sequer a etapa fundamental da formação escolar do cidadão brasileiro. E não o fêz porque não quiz, o que reforça ainda mais o mau exemplo. Que o presidente foi pobre na infância, que veio de família analfabeta, todos nós sabemos. Isso justificaria até certa altura o fato dele não ter razoável formação escolar. Porém, sabemos que há mais de 30 anos ele não é mais pobre, nem coitadinho. Desde os tempos como metalúrgico e sindicalista, Lula não passa mais "necessidades ", muito menos fome. Poderia ter continuado a estudar, tinha dinheiro para isso, mas não tinha vontade. Mais tarde, ainda como deputado, não há dúvida que tinha condição financeira de sobra para continuar seus estudos, cursar uma universidade inclusive. Estou falando do presidente da república, não de uma cidadão qualquer. Querer estudar ou não é uma decisão pessoal, concordo. Eu não estaria me metendo nas decisões pessoais de uma cidadão qualquer. Mas , Lula é o chefe supremo da nação ! E que nação é essa que elege um semi letrado para conduzí-la? O que um país que o elege pode esperar da educação de seu povo? Que mau exemplo é esse? Ou vão me dizer que o presidente não é formador de opinião, não é exemplo para o povo?
Não é incomum ouvirmos de adolescentes questionamentos como: "estudar pra quê? Não há emprego para quem estuda...";"conheço muita gente que tem dinheiro e não estudou";"o presidente da república só estudou até a quinta série...". Aí está o comandante concorrendo para o mau exemplo, infelizmente. Justo o presidente !
O mundo mudou muito depois da metade do século XX em muitos aspectos, obviamente, e dentre eles o das relações de trabalho e de consumo dos bens por esse produzido. Com a expansão do consumismo, há também a disseminação do modo de pensar e agir denominado "utilitarista", que expressa o significado das atividades humanas como só tendo sentido se imediatamente proveitoso para se alcançar um objetivo, sempre naquele mesmo momento. Um processo deveras rápido. Os negócios tornaram-se velozes e a vida também. Uma visão de mundo que praticamente se limita ao viés econômico. É a civilização do imediatismo, do proveitoso, do "carpe diem". Para não dizer claramente, do dinheiro mesmo! Por isso, muitas vezes, essa cultura utilitarista critíca a relação entre o grau de escolaridade , a renda e o sucesso financeiro do cidadão, pois essa chega muitas vezes chega a ser até inversamente proporcional ! Os homens de negócios podem ter muito dinheiro e pouca educação ( Lula é homem de negócios, assim ele pensa na política...). E são muitos assim. Jogadores de futebol , artistas, cantores, etc. É a mesma conversa vulgar de que mulher bonita não precisa ser inteligente. Basta ter dinheiro, não precisa ter cultura... Bem, então devemos saber que não convenceremos nenhum jovem a estudar somente pela motivação financeira. Não podemos negar a realidade dessa organização econômica e psicológica atual ! Qual outra motivação deveremos apresentar para que orientemos nossos jovens ao estudo?
Estudamos para adquirirmos parte essencial do conhecimento produzido até então pela humanidade . Distribuído nas diversas áreas, esse conhecimento nos traz ferramentas indiscutivelmente importantes para a nossa existência. O Homem vive a interpretar, a racionalizar o mundo em que vive, afim de que tenha mais controle sobre o mesmo, afim de que possa se defender das adversidades, melhor se adaptar ao meio e assim ter uma vida melhor e mais extensa. O conhecimento é mesmo uma arma de defesa para que conquistemos nosso espaço e defendamos nossa própria vida ! Ninguém produz conhecimento para se fragilizar, mas sempre para se fortalecer. A ciência potencializa a vida. Então, não é só pelo dinheiro que estudamos e portanto conhecemos. Mas, antes de tudo, para que possamos defender nossa própria existência. Não esqueçamos que foi através da ciência que o homem conseguiu sobreviver à condições adversas de clima e temperatura, às enfermidades do corpo, prolongando assim sua existência. Foi através da ciência também que o homem conseguiu uma vida mais confortável e eficiente. Para quê a ciência em nossa vida? Ora, para que possamos potencializá-la ! Começamos pelo conhecimento de nós mesmos. Se aprendemos a racionalizar nossos sentimentos através das ferramentas fornecidas pela psicanálise ou pela filosofia, ao verbalizarmos os mesmos, passaremos a ter controle sobre eles e a não mais sermos subjugados à inconsciência, como são os animais. Isso significa mais poder, mais controle, menos chance de erro em nossas atitudes e reflexões . Estudar o funcionamento do corpo humano nos possibilita melhor cuidá-lo, entender seus limites e suas doenças-ferramenta para nos defender das moléstias e prolongar nossas vidas. E assim, poderia percorrer cada ciência fazendo sua justificativa. Por isso tudo, concluímos que o conhecimento nos vale ao menos em três aspectos: defesa própria , potencialização da vida e Liberdade. Quem sabe se defender e é forte, pode ser realmente um homem livre. Nada mais confere mais dignidade ao homem que a liberdade! Jovens: estudem para compreenderem sua existência, para se protegerem das adversidades, para serem mais fortes, para conhecerem-se a si mesmos e por fim defenderem sua liberdade. Como disse Sócrates: "uma vida que não se auto examina não é digna de ser vivida".
A cultura, presidente, serve por exemplo, para compreendermos os meios pelos quais o senhor utilizou para chegar ao poder e as forças que o impulsionaram a ele. Compreendemos que propositalmente foi utilizado por essas forças, mesmo iletrado como é, afim de alcançar os objetivos políticos que alcançou. Entendendo tudo isso poderemos vaiá-lo e dizer "Não" ao seu governo, o que é mais difícil para os coitadinhos que você comprou com o bolsa -família !!!
Creio que o presidente ainda pode "deletar" esse mau exemplo para a educação dos jovens. Como? Voltando para a escola. Isso mesmo: Presidente, volte para a escola ! E por que não? Há muitos brasileiros e brasileiras se alfabetizando após os sessenta nos! Nunca é tarde demais! Nós tivemos a humildade de aceitá-lo, mesmo sendo semi alfabetizado, como presidente da república durante anos e por quê ele não poderia ter a humildade de sentar-se novamente em um banco escolar para se tornar um bom exemplo na educação dos jovens? Presidente: Volte à escola, urgentemente ! Do governo, cuidamos nós.Mas, nada de "escola da vida", pois nessa o senhor já aprendeu malandragem demais, presidente. Nessa o senhor é doutor. Agora chega de mau exemplo!!!
Autor: Ulisses Fonseca da Silva


Artigos Relacionados


Lula: Um Líder Mundial

O Valor Do Cidadão E O Valor Do Dinheiro

O Dinheiro

Lula: O Maior E Melhor Presidente Do Brasil

A Rebeldia De Rebelo E Lula Se Comparando A Chaves

Quem é Que Viu? A Bunda Do Brasil.

Governo Lula: Coalizão Ou Colisão?