PRESIDENTE: VOLTE À ESCOLA !
Não é incomum ouvirmos de adolescentes questionamentos como: "estudar pra quê? Não há emprego para quem estuda...";"conheço muita gente que tem dinheiro e não estudou";"o presidente da república só estudou até a quinta série...". Aí está o comandante concorrendo para o mau exemplo, infelizmente. Justo o presidente !
O mundo mudou muito depois da metade do século XX em muitos aspectos, obviamente, e dentre eles o das relações de trabalho e de consumo dos bens por esse produzido. Com a expansão do consumismo, há também a disseminação do modo de pensar e agir denominado "utilitarista", que expressa o significado das atividades humanas como só tendo sentido se imediatamente proveitoso para se alcançar um objetivo, sempre naquele mesmo momento. Um processo deveras rápido. Os negócios tornaram-se velozes e a vida também. Uma visão de mundo que praticamente se limita ao viés econômico. É a civilização do imediatismo, do proveitoso, do "carpe diem". Para não dizer claramente, do dinheiro mesmo! Por isso, muitas vezes, essa cultura utilitarista critíca a relação entre o grau de escolaridade , a renda e o sucesso financeiro do cidadão, pois essa chega muitas vezes chega a ser até inversamente proporcional ! Os homens de negócios podem ter muito dinheiro e pouca educação ( Lula é homem de negócios, assim ele pensa na política...). E são muitos assim. Jogadores de futebol , artistas, cantores, etc. É a mesma conversa vulgar de que mulher bonita não precisa ser inteligente. Basta ter dinheiro, não precisa ter cultura... Bem, então devemos saber que não convenceremos nenhum jovem a estudar somente pela motivação financeira. Não podemos negar a realidade dessa organização econômica e psicológica atual ! Qual outra motivação deveremos apresentar para que orientemos nossos jovens ao estudo?
Estudamos para adquirirmos parte essencial do conhecimento produzido até então pela humanidade . Distribuído nas diversas áreas, esse conhecimento nos traz ferramentas indiscutivelmente importantes para a nossa existência. O Homem vive a interpretar, a racionalizar o mundo em que vive, afim de que tenha mais controle sobre o mesmo, afim de que possa se defender das adversidades, melhor se adaptar ao meio e assim ter uma vida melhor e mais extensa. O conhecimento é mesmo uma arma de defesa para que conquistemos nosso espaço e defendamos nossa própria vida ! Ninguém produz conhecimento para se fragilizar, mas sempre para se fortalecer. A ciência potencializa a vida. Então, não é só pelo dinheiro que estudamos e portanto conhecemos. Mas, antes de tudo, para que possamos defender nossa própria existência. Não esqueçamos que foi através da ciência que o homem conseguiu sobreviver à condições adversas de clima e temperatura, às enfermidades do corpo, prolongando assim sua existência. Foi através da ciência também que o homem conseguiu uma vida mais confortável e eficiente. Para quê a ciência em nossa vida? Ora, para que possamos potencializá-la ! Começamos pelo conhecimento de nós mesmos. Se aprendemos a racionalizar nossos sentimentos através das ferramentas fornecidas pela psicanálise ou pela filosofia, ao verbalizarmos os mesmos, passaremos a ter controle sobre eles e a não mais sermos subjugados à inconsciência, como são os animais. Isso significa mais poder, mais controle, menos chance de erro em nossas atitudes e reflexões . Estudar o funcionamento do corpo humano nos possibilita melhor cuidá-lo, entender seus limites e suas doenças-ferramenta para nos defender das moléstias e prolongar nossas vidas. E assim, poderia percorrer cada ciência fazendo sua justificativa. Por isso tudo, concluímos que o conhecimento nos vale ao menos em três aspectos: defesa própria , potencialização da vida e Liberdade. Quem sabe se defender e é forte, pode ser realmente um homem livre. Nada mais confere mais dignidade ao homem que a liberdade! Jovens: estudem para compreenderem sua existência, para se protegerem das adversidades, para serem mais fortes, para conhecerem-se a si mesmos e por fim defenderem sua liberdade. Como disse Sócrates: "uma vida que não se auto examina não é digna de ser vivida".
A cultura, presidente, serve por exemplo, para compreendermos os meios pelos quais o senhor utilizou para chegar ao poder e as forças que o impulsionaram a ele. Compreendemos que propositalmente foi utilizado por essas forças, mesmo iletrado como é, afim de alcançar os objetivos políticos que alcançou. Entendendo tudo isso poderemos vaiá-lo e dizer "Não" ao seu governo, o que é mais difícil para os coitadinhos que você comprou com o bolsa -família !!!
Creio que o presidente ainda pode "deletar" esse mau exemplo para a educação dos jovens. Como? Voltando para a escola. Isso mesmo: Presidente, volte para a escola ! E por que não? Há muitos brasileiros e brasileiras se alfabetizando após os sessenta nos! Nunca é tarde demais! Nós tivemos a humildade de aceitá-lo, mesmo sendo semi alfabetizado, como presidente da república durante anos e por quê ele não poderia ter a humildade de sentar-se novamente em um banco escolar para se tornar um bom exemplo na educação dos jovens? Presidente: Volte à escola, urgentemente ! Do governo, cuidamos nós.Mas, nada de "escola da vida", pois nessa o senhor já aprendeu malandragem demais, presidente. Nessa o senhor é doutor. Agora chega de mau exemplo!!!
Autor: Ulisses Fonseca da Silva
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