Amor Baseado em Aparências!



Amor Baseado em Aparências ou Exclusivamente Amor?

1. Enquanto cresce o arsenal de recursos para promover a beleza, empobrecem as relações de afeto entre os casais.

Um caminho está diante de nós a cada instante a cada momento um desafio iminente, o de resgatar em nosso ser a serenidade e a alegria para viver com qualidade e dignidade. Em momentos difíceis, o desafio aumenta e as lutas são necessárias para fortalecer o crescimento e o controle de nossas emoções, de nossos sentimentos e de nosso pensar, a qualidade de vida está ao nosso alcance, a nós cabe alterar, definir, dar forma ao nosso destino.

Um passo consciente é aquele que, com determinação, pisa em terreno sólido, quando com segurança ao alcance nossos objetivos, caminhem, pois conscientemente, permitindo que um horizonte de Luz se estenda diante de nós.

Sem dúvida, no nosso tempo, as pessoas têm preferido a imagem, a cópia, à representação e a aparência ao ser. Vivemos hoje na chamada “sociedade do espetáculo”. O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada sempre por imagens. Aonde chegamos neste início de um novo século e de um novo milênio? Como não levantar questões em face de essas novas atitudes, quando as relações entre os sexos são reorientadas em função da aparência?

A mulher atual, produto desta cultura, deseja agora ser mais magra e ter uma série de características modeladas pela famosa da vez, que tanto pode ser a modelo internacional Gisele Bündchen quanto à estrela hollywoodiana Nicole Kidman. Mas essa nova mulher também quer amar mais e melhor. Nesse meio tempo, o corpo se tornou fonte de interrogações, transformando-se em tema de investigações científicas e tecnológicas. Se o nariz é grande, diminua. Se o queixo é muito para trás, avance. Se a menina tem tendência a uma estatura baixa, que se suspenda a primeira menstruação, para ela, talvez, conseguir ganhar alguns centímetros. Se os seios são infantilmente pequenos, que sejam preenchidos com o versátil silicone. E mais tantas outras possibilidades, por ora, se oferecem para formatar e transformar o corpo.

Existem também os múltiplos esforços para apagar as marcas do envelhecimento. Afinal, envelhecer virou sinônimo de descuido. Tudo isso, todos esses recursos estão aí para evitar ter que suportar ou elaborar os conflitos, as insatisfações. Enfim, o corpo virou um campo de batalhas para as mulheres. As imagens de corpos sublimes difundidas pela mídia têm a capacidade de gerar dúvidas e causar complexos em muitas mulheres em relação a seu próprio corpo. A pretensa onipotência dessas imagens faz com que uma grande parte delas mantenha-se insatisfeita e ansiosa por quase todo o tempo. Em meio à sua frustração, muitas se sentem correndo o risco de perder seu erotismo, talvez para sempre.

Há também um fator de desigualdade que funciona como agravante dessa situação. Enquanto para as mulheres o fator beleza não está no primeiro plano em sua busca de um companheiro, para os homens a recíproca não é verdadeira. Eles esperam, sim, encontrar a beleza no sexo oposto. Embora, talvez, não só isso. Mas que homem nunca sonhou ser visto circulando ao lado de uma mulher bonita? Funcionando como um troféu, a beleza feminina realça o valor e a posição dos homens; como se a partir dessa referência ele se tornasse mais competente e mais viril. É freqüente vermos homens da terceira idade com mulheres muito mais jovens do que eles. A condição oposta, de uma mulher mais velha ao lado de um homem jovem, ainda é condição excepcional e continua sendo mal aceita socialmente.

Quando falamos a respeito do relacionamento entre homens e mulheres, sempre há muito a ser dito e, principalmente, a ser ponderado. Mas talvez a principal lição que podemos aprender a partir dos desencontros de desejos e de encontros sustentados unicamente pela aparência externa. Precisamos tentar propiciar, a partir da reflexão a certeza de que “o amor precisa ser reinventado”.

2. Em Nome do Amor!

Constantemente a sua luz brilha em seu interior e você respira o ar que o rodeia, constantemente seu coração bate para dar-lhe a vida, constantemente sua mente está desperta com suas memórias, com seus desejos. Constantemente o sol traz a condição para que a vida aconteça em nosso planeta. Sem que você determine, o que é divino acontece a seu favor. A luz é constante em seu ser, e para concebê-la, basta que descortine o véu que a ofusca, permitindo-se viver o amor expresso pelas nobres energias deste Universo. Quando entristecer seu coração, quando se deixar levar pelas pressões do mundo exterior, quando não mais sentir a alegria, estará ofuscando sua própria luz, permitindo que a escuridão oculte seu caminho, que a desavença permeie seu bem estar. Permitir-se à luz, nada mais é que resgatar no silêncio da mente a paz que habita em seu coração, na paz está a luz e nela seu ser alimenta-se da essência do Universo. Tudo de excelente neste dia pra você, seus amigos e seus familiares.

Um dia um mestre perguntou aos seus discípulos, por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas? Os homens pensaram por alguns momentos. Porque perdemos a calma - disse um deles. - Por isso gritamos. Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao teu lado? Não é possível falar-lhe em voz baixa? Por que gritas a uma pessoa quando estás aborrecido? Os homens deram algumas respostas, mas nenhuma delas satisfez o mestre. Finalmente ele explicou: Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poder escutar-se. Quanto mais aborrecidas estejam, mais forte terão que gritar para se escutar um ao outro através desta grande distância.

Em seguida perguntou: O que sucede quando duas pessoas se enamoram? Elas não gritam, mas se falam suavemente. Por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Quando se enamoram, acontece mais alguma coisa? Notem que quase não falam, somente sussurram, e ficam cada vez mais perto do seu amor. Finalmente, não necessitam sequer sussurrar, somente se olham e isto é tudo. Assim é quando duas pessoas que se amam estão próximas. Portanto, quando discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais. Chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.

Amor Verdadeiro... Uma garota perguntou a um garoto se ele a achava bonita, ele disse...Não. Ela perguntou se ele queria ficar com ela pela eternidade... E ele disse não. Então ela perguntou a ele, se ela fosse embora ele iria chorar, e mais uma vez ele respondeu com um não. Ela já tinha ouvido demais. Assim que ela tava indo embora, lágrimas caíam de sua face. O rapaz agarrou seu braço e disse...Você não é bonita você é linda. Eu não quero ficar com você pra sempre, eu preciso ficar com você pra sempre. E eu não iria chorar se você fosse embora...Eu iria morrer...

3. O Anjo do Amor!

Há um Anjo que se apresenta com suas vestes de luz, com suas mãos de doçura, com sua voz sincera... Sempre sorri. Sempre abraça. Sempre envolve e alivia a dor. Não discrimina, nem julga, acolhe sempre a todos. Sua forma gentil e delicada tem feições de força e poder irresistíveis.

Às vezes se apresenta como uma luz dourada, outras vezes azul, rosa ou prateada... É sempre da cor exata que nossos olhos puderem enxergar. Alguns o descrevem com feições masculinas, outros com feições femininas. Depende de quem o vê.

Para uns é jovem, outros o vêem idoso, por vezes parece uma criança. Porém todos sabem: ele toma a forma que preciso for quando sua presença é necessária.

Assim ele pode parecer ser grande ou pequeno. Pode tomar o formato do vento, da lua, das estrelas, do mar, do céu colorido ao entardecer, para promover paz, alegria, saúde ou beleza que emociona.

Também pode assumir a voz da mãe que acalenta ou a voz de um amigo e até de um desconhecido nas horas de precisão, estar presente num beijo enamorado. Naquele abraço, quando tudo parecia perdido, numa prece compartilhada, pode estar no sorriso que encanta, ou no pão repartido.

Em uma obra de arte ou da tecnologia, ser a presença de alguém querido quando a doença visita. Apresentar-se em forma de flor, de um arco-íris que surge colorindo o céu, de gotas de orvalho, de chuva que molha a terra seca, gerando vida na alma da Terra. Sua essência pode gerar um livro, ou uma essência que cure e alivie.
Para alguns ele pode vir como o carinho de um cãozinho maroto, que o afaga quando o dia torna-se pesado e sombrio. Ou nos sons de alegria vindos de um filho que lhe chama.

Quando tocados por sua presença nos sentimos mais fortes e seguimos mais felizes em nossa caminhada, por um certo tempo, até que dele nos esquecemos...
Um dia, após muitos encontros com este Anjo descobrimos que ele nos deixou algo: um presente.

E esses são tempos de uma experiência única, é quando sentimos que nossas palavras exalam um perfume de encanto.

Quando descobrimos, surpresos, que somos nós, agora, quem sempre sorri, sempre abraça, sempre envolve e alivia a dor.

Sem discriminarmos a quem, sem julgamentos, acolhendo a todos, de uma forma gentil e delicada, mas ainda assim trazendo feições de força e poder irresistíveis. Há um anjo chamado amor e ele vive na Terra, espalhando bênçãos e tocando corações. Você já o sentiu hoje? Envolveu-se em seu perfume? Ouviu sua voz?

Reconheceu seu olhar? Percebeu o pulsar deste anjo dentro de seu coração?

O mais nobre de todos os sentimentos, a possibilidade de amar é natural em todos. É como a respiração: natural e fundamental. Sem amor a vida não tem um sentido claro; a depressão aloja-se facilmente; perdemos amigos e companheiros.

A prática de amar leva-nos muito próximos a Deus. Tornando-nos pessoas alegres e cheias de vitalidade.

Amar não se resume apenas à pessoa desejada. O amor é o combustível do Universo. É o veículo de comunicação com a felicidade. Assim, devemos sempre nos lembrar: Amar a si próprio, permitindo, com auto-respeito, descobrir quem somos, porque agimos de tal forma e qual o caminho para o bem estar.

Amar a vida, um sentimento de pura integração com toda a existência. É a verdadeira união. A possibilidade de crescer, aprender e enriquecer. Amar ao próximo, a maneira de agradecer à possibilidade de sorrir, viver e dar a sua contribuição para que outros possam usufruir desta deliciosa sensação que é existir.

4. Uma Lição de Amor!

Olha que lição de amor, que sirva pra gente analisar o que realmente queremos e dedicamos a outra pessoa... O que não é Amor? Já se falou tanto em amor, amizade e paixão... Que tal falarmos do que não é amor?

Se você precisa de alguém para ser feliz, isso não é amor. É carência.

Se você tem ciúme, insegurança e faz qualquer coisa para conservar alguém ao seu lado, mesmo sabendo que não é amado, e ainda diz que confia a essa pessoa, mas não nos outros,que lhe parecem todos rivais, isso não é amor. É falta de amor próprio.

Se você acredita que "ruim com ela (e), pior sem ela (e)", e sua vida fica vazia sem essa pessoa; não consegue se imaginar sozinho e mantém um relacionamento que já acabou só porque não tem vida própria, existe em função do outro, isso não é amor. É dependência.

Se você acha que o ser amado lhe pertence; sente-se dono (a) e senhor (a) de sua vida e de seu corpo; não lhe dá o direito de se expressar, de ter escolhas, só para afirmar seu domínio, isso não é amor. É egoísmo.

Se você não sente desejo; não se realiza sexualmente; prefere nem ter relações sexuais com essa pessoa, porém sente algum prazer em estar ao lado dela, isso não é amor. É amizade.

Se vocês discutem por qualquer motivo; morrem de ciúmes um do outro e brigam por qualquer coisa; nem sempre fazem os mesmos planos; discordam em diversas situações; não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares, mas sexualmente combinam perfeitamente, isso não é amor. É desejo.

Se seu coração palpita mais forte; o suor torna-se intenso; sua temperatura sobe e desce vertiginosamente, apenas em pensar na outra pessoa, isso não é amor. É paixão.

Agora, sabendo o que não é amor, fica mais fácil analisar, verificar o que está acontecendo e procurar resolver a situação. Ou se programar para atrair alguém por quem sinta carinho e desejo; que sinta o mesmo por você, para que possam construir um relacionamento equilibrado no qual haja carinho, compreensão e reciprocidade, aí sim... Este é o verdadeiro e eterno amor.

4.1. Conselho!

Meu pai disse-me um dia: Filho... Você terá três tipos de pessoa na sua vida:

Uma amiga(o), aquela pessoa que você terá sempre em grande estima, que você sabe que poderá contar sempre; que bastará você insinuar que está precisando de ajuda e a ajuda está sendo dada...

Uma amante, aquela pessoa que faz o seu coração pulsar; que fará com que você flutue e nada importará quando vocês estiverem juntos...

Uma paixão, aquela pessoa que você amará, desejará incondicionalmente, às vezes nem lhe importando se ela lhe quer ou não, e talvez ela nem fique sabendo disso...
Mas, se você conseguir reunir essa três pessoas numa só pode ter certeza: Você encontrou a felicidade.


5. Por quê o amor morre na praia?

São tantos relacionamentos que começam, paixões que prometem durar toda a vida, mas depois de algum tempo, é fácil ver o amor morrendo na praia.

Tem gente que já na primeira saída se desencanta, outras pessoas mantém a chama acesa por alguns poucos dias ou meses.

Quem consegue um relacionamento de anos pode se considerar bem sucedido. Já o antigo felizes para sempre é uma raridade, quase uma relíquia. O que está acontecendo? O que leva as pessoas hoje a ficarem cada vez menos tempo juntas?

Antes de mais nada podemos dizer que vivemos uma enorme auto-afirmação do indivíduo. Foram tantos anos obedecendo regras, fazendo o que devia ser feito, andando em cima dos trilhos do certo e do errado, que agora uma grande parte das pessoas se rebelou e está completamente incomodada em dividir a liberdade com o compromisso de caminhar junto de alguém.

Por outro lado, a ideologia do prazer e do conforto tomou conta de nossas vidas de tal forma que não suportamos a idéia da dor. O problema é que para se relacionar com alguém você precisa abrir mão do que é imediato para entender a relação como uma possibilidade de crescimento.

O amor não é confortável. Na filosofia do tudo fácil e descartável, não cabe o trabalho que uma relação dá. Para estar com alguém você precisa entender o ponto de vista alheio, precisa abrir o coração, se colocar na pele do outro.

Também não é possível amar se você não tem uma comunicação bem transparente e corajosa. Se você é covarde e economiza as suas palavras, se você não expressa o que sente e pensa, fica muito difícil manter um relacionamento vivo. A tendência é não falar, é não manifestar o que está mal resolvido como ressentimentos, raivas. Assim a relação esfria, perde a vitalidade, fica superficial.

A falta de generosidade também é um grande problema. Na convivência, os casais esquecem de manifestar o seu amor, pensam que não é necessário dizer palavras doces, presentear o outro com o romantismo que caracterizava o começo da relação. Feito uma plantinha que precisa de água para sobreviver, a relação também pede como alimento o carinho. Sem ele, nada feito.

Por que o amor morre na praia? Ele morre pela falta de cuidado, morre pela falta de consciência. Se você pensa que o amor acontece por si, está enganado. O amor é forte e frágil ao mesmo tempo. Ele brilha e irradia sua luz quando os amantes estão vivos, criativos e aptos para a relação, caso contrário, ele não tem condições de sobreviver.

6. Amor só de Letras!

Conta a história que dom Pedro II casou-se sem conhecer a sua noiva, tinha visto um quadro com a cara da princesa. Casamento de interesses políticos lá dos portugueses, fazer o que? E quando a moça chegou no porto do Rio de Janeiro consta que ele fez uma cara emocionada. Pela feiúra da imperial donzela. Mas casou, era o destino, era a desdita.

Tenho um avô que foi pedir mão da moça e o pai dela disse: Essa tá muito novinha. Leva aquela. E ele levou aquela que viria a ser a minha avó. Ah, a outra morreu solteirona.

Quando aconteceu o grande boom da imigração japonesa, alguns anos depois, familiares que lá ficaram mandavam noivas para os que cá aportaram.Tudo no escuro. E de olhinhos fechados, ainda por cima.

De uns tempo para cá, o conceito da escolha foi mudando. Até ir para a cama antes, valia. Ficava-se antes. Só que agora, finzinho do finzinho do século, surgiu um outro tipo de casamento. O casamento de letras. Letras de textos. O texto finalmente, digo eu, Administrador que virou casamenteiro. Apaixona-se, hoje em dia, pelo texto. Via internet. Via cabo, literalmente.

Conheço quatro casos bem próximos.Gente que desmanchou o casamento de carne e osso por uma aventura no mundo das letras. Claro que estou me referindo aos encontros via Internet. Começa no chat, com o texto.

Gostou do texto, leva para o reservado. E lá, rola. Eu mesmo já me envolvi perdidamente por dois textos belíssimos. Moças de vírgulas acentuadas, exclamações sensuais e risos de entortar qualquer coração letrado ou iletrado.

Sim, pela primeira vez nesta nossa humanidade já tão velhinha, as pessoas estão se conhecendo primeiramente pela palavra escrita. E lida, é claro.

Já disse, isso envaidece qualquer escritor, administrador, mestre. Agora, o texto pode levar ao amor. Uma espécie de amor-de-texto, amor-de-perdição.
A relação, o namoro, começa ali no monitor.Você pode passar algumas horas, dias e até semanas sem saber nada da outra pessoa. Só conhece o texto dela.

E é com o texto que vai se fazendo o charme.Você ainda não sabe se a pessoa é bonita ou feia, gorda ou magra, jovem ou velha. E, se não for esperto, nem se é homem ou mulher. Mas vai crescendo uma coisa dentro de você. Algo parecidíssimo com amor. Pelo texto.

Pouco a pouco, você vai conhecendo os detalhes da pessoa. Idade, uma foto, a profissão, a cor. Inclusive onde mora. Sim, porque às vezes você está levando o maior lero com o texto amado e descobre que ele vem lá do estado do Maranhão ou até mesmo do Iraque.

Mas se o texto for bom mesmo, se ele te encanta de fato é impresso, você vai em frente. Mesmo olhando para aquela fotografia que deve ser a melhor que ela tinha para te escanear (ou seria sacanear, me perdoando o trocadilho fácil) você vai em frente.

Uma pessoa com um texto desses... A tudo isso o bom texto supera.

Quando eu ouvia um pai ou mãe dizendo "meu filho fica horas na Internet", todo preocupado, eu também ficava. Até que, por força do meu atual trabalho, comecei a navegar pela dita suja.

E descobri, muito feliz da vida, que nunca uma geração de jovens brasileiros leu e escreveu tanto na vida. Se ele fica seis horas por dia ali, ou ele está lendo ou escrevendo. E mais conhecendo pessoas e amando essas pessoas.

Jamais, em tempo algum, o brasileiro escreveu tanto, se comunicou tanto, leu tanto e amou tanto. No caso do amor ali nascido, a feitura, o peso, a cor, a idade ou a nacionalidade não importa. O que é mais importante é o texto. O texto é a causa do amor.

Quando comecei a escrever artigos para um site da internet, muitos colegas especialistas em Marketing e Publicitários me escreviam sempre e perguntando qual era o futuro dos artigos científicos ou resumos pela Internet. Há um ano atrás eu não sabia responder a essa pergunta. Hoje eu sei e tenho certeza do que penso: Essa geração vai dar muitos e muitos escritores para o Brasil e muita gente vai se apaixonar pelo texto e no texto.
Pessoas que há pouco tempo atrás odiava escrever redação nas escolas, estão descobrindo o prazer de escrever e pesquisar.

Que a felicidade não dependa do tempo, da paisagem, da sorte, nem do dinheiro e que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos.
Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir, que tenham um amor ou então sintam falta de não tê-lo.

Que tenham um ideal e tenham medo de perdê-lo, que amem ao próximo e respeitem sua dor, para que tenhamos certeza de que viver... Vale a pena!



Msc. Alexandre Portela Barbosa
Autor: Alexandre Portela Barbosa Msc


Artigos Relacionados


Quero VocÊ

Você, Mulher! Homenagem Dia Internacional Da Mulher ? 08/03/2010

Prova De Um Amor

Carta Para A Pessoa Amada

Ilusão

Amor Paixão...

Amor Da Minha Vida