Rui Barbosa era Mestre no Marketing Pessoal



Uma das qualidades dos grandes homens públicos, estadistas e autores de obras imortais é sua capacidade visionária de realizar ações, defender idéias e produzir obras que extrapolem sua época e estendam-se através de gerações. Ao estudar a obra e a carreira destes grandes homens, ficamos com a sensação que ainda estão vivos e presentes em nossa realidade atual. É o caso de pensadores como Maquiavel, Montaigne e do nosso imortal Rui Barbosa.

Analisando a trajetória de Rui Barbosa, “O Águia de Haia”, é possível perceber que ele tinha um grande senso de oportunidade, desenvolvendo ações eficazes para a promoção de suas idéias, obras e imagem pessoal.

Ministro da Fazenda e da Justiça, Deputado, Senador e candidato a Presidência da República por duas vezes, foi um dos autores da primeira Constituição da República brasileira, e é considerado pela maioria dos especialistas o maior jurista de todos os tempos no Brasil.

Sem tirar o mérito de sua reconhecida genialidade como jurista, escritor e político acreditamos que ele soube alcançar todos estes cargos e projeção, ao desenvolver procedimentos que hoje classificamos como ações de marketing pessoal e gestão de carreira. Vamos analisar algumas delas:

• Oratória impecável – foi um grande orador, sempre aproveitando as oportunidades para ocupar a tribuna e defender com paixão e eloqüência suas idéias. Sabemos que a capacidade de comunicação interpessoal é uma das competências essenciais para o marketing pessoal.
• Escrever artigos e obras – é famoso por seu extenso trabalho intelectual, suas Obras Completas contam com aproximadamente 50 volumes. Além de escrever artigos, com freqüência, para diversos jornais da época.
• Participação em entidades e eventos – foi presidente da Academia Brasileira de Letras(ABI), e como diplomata, representou o Brasil na 2º Conferência Internacional em Haia, tendo papel de destaque.
• Construiu um marca pessoal – era tão conhecida sua competência e sagacidade como jurista e homem público, que existia em sua época a expressão “Você é muito Rui”, para elogiar as pessoas.

Oração aos Moços

Entre seus textos que ficaram celebres e entraram para a história das letras brasileiras, destacamos a “Oração aos Moços”, discurso escrito por ele ao final de sua vida, onde podemos destacar uma ultima e genial intenção de entrar para a história como homem público de grande habilidade no relacionamento interpessoal, desfazendo eventuais pendências com adversários. Segue a transcrição de parte deste texto:

“Nesta alma, tantas vezes ferida e transpassada, tantas vezes, nem de agressões, nem de infamações, nem de preterições, nem de ingratidões, nem de perseguições, nem de traições, nem de expatriações perdura o menor rastro, a menor idéia de revindita. Deus me é testemunha de que tudo tenho perdoado. E, quando lhe digo na oração dominical ‘Perdoa-nos, Senhor, as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores’, julgo não lhe estar mentindo; e a consciência me atesta que, até onde alcance a imperfeição humana, tenho conseguido, e consigo todos os dias obedecer ao sublime mandamento. Assim me perdoem, também, os a quem tenho agravado, os com quem houver sido injusto, violento, intolerante, maligno, ou descaridoso”.

Analisando, pois, a trajetória deste notável homem público é possível identificar estas qualidades, que seriam úteis aos profissionais do Direito, para ajudá-los a construir uma carreira com ações que dependem unicamente do comportamento do próprio profissional. Assim, com treinamento e mudança de atitude, seguindo o exemplo de Rui Barbosa, é possível aos novos advogados construírem uma carreira jurídica de sucesso.



v
Autor: Ari Lima


Artigos Relacionados


Marketing Pessoal - A Gestão De Carreira Deve Iniciar Na Universidade

Razões Para Iniciar Agora Seu Marketing Pessoal

Razões Para Iniciar Agora Seu Marketing Pessoal

Dicas De Marketing Pessoal Para Mulheres

Aprenda Os Segredos Que Podem Impulsionar A Carreira De Uma Mulher

A Importância Do Treinamento Na Gestão De Carreira

Rui Barbosa - O Grande Guerreiro