PLANO ESTRATÉGICO – QUE COISA É ESSA?



No mundo dos negócios em que vivemos, existem algumas pessoas muito especiais e altamente diferenciadas, que chamamos de empreendedores. Independente de suas formações profissionais, níveis de cultura e condições de aperfeiçoamento, os empreendedores apresentam características semelhantes como: além da vontade de ter os seus próprios negócios, iniciativa, perseverança, visão, tenacidade, liderança, entre outras que os levam a buscar a realização de seus sonhos.

Sabemos que mais de setenta por cento dos empreendimentos que se iniciam, não conseguem ultrapassar um ano de vida. Mas por que isso acontece? Essa é a grande indagação que os empreendedores, em seus insucessos, fazem. Os motivos são diversos, falta de foco, ineficiência nos processos produtivos, ausência de objetivos claros, execução de ações desordenadas, entre outras, causadas principalmente pela falta de conhecimento mínimo necessários para a gestão dos seus negócios, que os levam a não ver a necessidade de se fazer um planejamento prévio para que seus negócios sejam sustentáveis e rentáveis.

Muitos de nós somos testemunhas oculares de grandes idéias que surgem a todo o momento. Idéias que poderiam se tornar grandes negócios, mas que sem uma análise profunda de mercado, sucumbem logo de início.

Uma das ferramentas que podem ajudar a transformar grandes idéias em negócios bem sucedidos é o que chamamos de Planejamento Estratégico. Ele é um modelo decisório integrador e unificador que determina e revela o propósito organizacional em termos de valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, com foco em priorizar a alocação de recursos, delimitando os domínios de atuação do negócio, descrevendo as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento do empreendimento, engajando todos os níveis da organização para a realização dos objetivos propostos.

Como benefícios diretos de sua implantação temos: o melhoramento da comunicação, a indicação de uma direção única para todos, agilidade nas decisões, a melhora da visão de conjunto e o melhoramento considerável do relacionamento da organização com seu ambiente interno e externo.

O planejamento estratégico não se restringe só a novos negócios, mas deve se fazer presente periodicamente nas organizações já em andamento, para que elas possam se ajustar as contínuas mudanças que ocorrem no ambiente onde estão, sempre buscando rever suas missões, visões, metas, objetivos e ações, se replanejando continuamente, considerando o nível de volatilidade do mercado.

É muito importante que os empresários tenham consciência da existência de ferramentas como esta, que podem proporcionar o sucesso de seus empreendimentos, mas, mais importante que isso é o reconhecimento da necessidade de sua utilização contínua, que deve partir de cima para baixo. Muitos empreendedores são autoconfiantes demais e não se rendem as opiniões de outros, principalmente quando se diz respeito à necessidade da realização de mudanças.

Um barco a vela, que navega em alto mar, sem leme, sem direção, para onde o vento sopra, ele vai. Assim é um empreendimento que não sabe para onde ir, que caminho tomar, que objetivos atingir e que ações executar para se chegar ao destino desejado. Não naveguem sem direção, planejem suas rotas, conheçam seus limites, valorizem o que tem de bom, tracem os melhores caminhos e cheguem aos seus destinos.
Autor: Márcio Silva


Artigos Relacionados


Artigo: Planejamento Estratégico

A ImportÂncia Do Planejamento EstratÉgico Para Sua Empresa

A Perda Do Foco Do Negócio

Que Tipo De Empreendedor Você é?

EstratÉgias Emergentes E Empreendedorismo: ContribuiÇÃo No Processo Do Aprendizado Organizacional

Será Que Sou Empreendedor?

Planejamento Estratégico: Uma Competência Essencial Para O Sucesso Empresarial