Lições de Vida do Fundador da Honda



Considerado um “visionário” em seu tempo, Soichiro Honda (1906 - 1991) tinha um espírito criativo e persistente, que é retratado nos diversos textos escritos sobre ele. Em certa ocasião ele disse o seguinte:

"Eu vivo no presente, para construir o futuro, com a experiência do passado"

A frase acima pode ser confirmada na realidade, por alguns acontecimentos de sua vida, servindo de exemplo para nós administradores.

De fato, numa forma simples, o passado representa todas as nossas experiências e conhecimentos adquiridos. Nada é desperdiçado. Mesmo os fatos de caráter negativo constroem nossa personalidade e nos tornam mais fortes e preparados.
Na época da 2ª guerra mundial, Soichiro Honda começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa. Porém por volta de 1945, suas instalações fabris sofreram bombardeios e um terremoto. Desiludido, vende suas instalações para a Toyota, um de seus clientes. Em 1946, o Japão pós-guerra apresentava sérios problemas de transporte. Combustível racionado e trens lotados pediam novas alternativas para o setor. Então Honda comprou motores usados para geradores, e os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores.
A conseqüência da guerra e a sua experiência fabril unem-se para uma nova e lucrativa idéia.

Com relação ao presente, Honda afirma: “vivo no presente”. É uma continuidade. O presente é encarado e aproveitado. Dentre as qualidades de Soichiro está a curiosidade; ainda criança ficava observando os motores, impressionado. Este grande interesse por motores foi surgiu durante a apresentação do piloto americano Niles Smith em 1914. Honda tinha visão muito prática e real interesse em aprender.
Também procurava realizar seus projetos. Aos 13 anos já possuía diversas invenções e aos 16 anos, foi para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica. Poucos anos depois, voltou para Hammamatsu (cidade em que nasceu) e abriu a sua própria oficina.
Valorizava a pesquisa, buscando melhorias para seus empreendimentos. Com 30 anos de idade, Honda decide fabricar anéis para pistões. Mas apesar da sua estrutura com 50 funcionários e sede própria, passou por dificuldades e seus recursos quase acabaram.
Após muitas pesquisas e a ajuda de um antigo professor, Honda descobre a aplicação de um novo componente para seus produtos: o silício. Assim, no final de 1937, sua empresa (a Tokai Saiki Heavy Industries) passa a fabricar com grande qualidade, gerando novamente alta rentabilidade. Há de se destacar que buscou pesquisar ainda mais os metais e entrou no Instituto de Tecnologia de Hammamatsu.
Aproveitou o presente. Usou e administrou de forma inteligente os recursos que possuía.

E quanto ao futuro? Honda nos desperta a construí-lo.
As ações de Soichiro Honda foram tomadas ora pela contingência, ora pela criatividade, ora pela visão, mas todas construíram seu futuro de sucesso.
Voltando aos primeiros ciclomotores, o sucesso foi tanto que os 500 modelos construídos rapidamente foram vendidos. O próximo passo de Honda foi projetar seu próprio motor (de 50 cc e 0,5 cavalo), que foi igualmente um sucesso. Em 1948 fundava a Honda Motor Company.
O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de “A”. Na constante busca de maior aprimoramento, após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos , chamada muito apropriadamente de "Dream" (sonho).

Uso da experiência (nossa e de outros), curiosidade, estudo e pesquisa, visão de futuro e de mercado, persistência, criatividade, entre outras) nos indicam caminhos para uma boa administração, tanto da empresa como de nossas próprias vidas.
Nossas ações e decisões no tempo é que farão a diferença !
Autor: Sidney Santana Pereira


Artigos Relacionados


Honda Civic é Um Dos Vencedores Do Women’s World Car Of The Year 2012

Não Desista! A História Da Honda

Pilotando Cbr 250 Honda

Bmw Volta A Ser A Líder Mundial Dentre As Marcas Automotivas

Cremone Motos - Presidente Prudente

A Receita De Sucesso Nos Negócios

Amapá Meu Pedaço Da Amazônia