PERFIL PSICOLÓGICO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE



Certamente é indiscutível que o contador encontra-se em uma fase de transição da era de comércio e serviços para a era do conhecimento. Com o avanço da tecnologia, aquela imagem de contador “guarda-livros” tornou-se completamente ultrapassada sendo necessário ao profissional contábil a constante atualização e interação em seu ambiente de trabalho. Estudar é sempre uma ação fundamental para quem busca uma colocação no mercado de trabalho e, certamente o profissional contábil estará agregando valores e tornando-se atrativo em disputas de vagas de empregos.


Traço de Personalidade

Acredito que todas as profissões exigem dos profissionais, alguns padrões de ética desejada a todas as áreas, além disso, para o profissional contábil também são exigidos alguns traços de Personalidade essenciais para o desempenho de um trabalho com eficácia e eficiência. Prova disso, temos a exigência de um contador com uma personalidade voltada a responsabilidade e concentração que serão imprescindíveis para um bom desempenho da função, pois será necessária muita responsabilidade para as questões gerenciais de uma empresa e também concentração por tratar muitas vezes diretamente com números. A relação interpessoal entre prestador de serviço e cliente tornou-se cada vez mais importante na vida profissional de reconhecidos gestores que são destaque por sua sociabilidade, extroversão, carisma, sinergia e uma excelente comunicação, a todos esse fatores podemos resumir a uma palavra o traço de personalidade exigida de um contador: Auto Confiança.


Conhecimentos Específicos

Assim como todos profissionais, para o contador também são exigidos conhecimentos específicos exigidos ao desempenho de sua função, pois é de grande relevância seu contínuo aprendizado, pois como já citado, estamos na era do conhecimento, do capital intelectual e das grandes decisões. O contador deve estar no centro e liderança, o contador deve saber comunicar-se com todas as áreas da empresa, ou seja, área fiscal, área administrativa, área jurídica, área financeira e área de recursos humanos. Além de todos esses conhecimentos, o contador também deve assumir e colocar em prática conhecimentos humanísticos e de visão global o que o ajudará a compreender o meio social, político, econômico e cultural. Por fim, o contador deverá ter competência para analisar as situações e compreender as necessidades contínuas das organizações, de forma técnica e também humana.


Escolaridade

Antigamente, uma pessoa com formação de técnico contábil estava plenamente capacitado a desempenhar suas funções e era bem vista de forma geral pela sociedade. Com a grande competitividade em todas as áreas, não só uma faculdade como também uma pós-graduação, um mestrado e o aprendizado de um ou mais idiomas tornou-se necessário ao contador. Um bom profissional, mediante a tanta competição, terá que fazer diferença no meio do mercado de trabalho. É válido também destacar a necessidade contínua que o contador terá em atualizar-se através de cursos próprios na sua área e também em outras, pois um bom profissional não fica limitado a somente um conhecimento.


Perfil Emocional

O atual contador tem de saber reagir e interagir com as demais pessoas de seu meio social e profissional. Certamente lidar com pessoas é uma tarefa que trará contínuo aprendizado, pois se leva em conta os fatores hereditários, o ambiente e as situações que serão necessárias desenvolver. Um bom contador será aquele profissional que praticará o ato de saber ouvir, mas também de perceber a hora certa de demonstrar seu papel. Levando-se em conta que esse profissional estará à disposição de diferentes empresários e também de várias pessoas de outros departamentos, para o contador é essencial o auto controle, a constante motivação e a auto confiança.


Roberto Carlos Pereira, Assistente de Pessoal, aluno do Curso de Ciências Contábeis.
Autor: Roberto Carlos Pereira


Artigos Relacionados


Metodologia Do Estudo De CiÊncias ContÁbeis

A Ética E O Profissional ContÁbil.

A Filosofia Da Contabilidade

Ética Do Contador

Valorização Do Profissional Contábil

A Importância Do "falar Bem!

Profissional De Contabilidade , Profissional Do Futuro?