ALCANCE SEUS OBJETIVOS COM A GESTÃO DE PESSOAS – A corrida do queijo



“Objetivos são os resultados desejados, que orientam o intelecto e a ação. São os fins, propósitos, intenções ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar, por meio da aplicação de esforços e recursos.”
(MAXIMIANO, Antonio C. Amaru. - Fundamentos de Administração - 2004, p. 132).

Dentre as muitas competições inusitadas de que se tem notícia, a “Corrida do Queijo”, que acontece no Reino Unido é bem interessante: Uma série de corridas curtas, onde os competidores devem descer correndo uma ladeira íngreme com 200 metros de comprimento, empurrando um queijo em formato redondo com cerca de 3,5 kg. Quem vence ganha um queijo. Um detalhe claro é que, devido à inclinação e à irregularidade do terreno, os competidores se desequilibram e caem, rolando ladeira abaixo. Apesar de se machucarem, levantam-se e continuam correndo, até que um deles vence.

Vivemos uma corrida no mundo corporativo. Nos atuais níveis de competitividade, as empresas são obrigadas a movimentar-se freqüentemente. O mercado não é estático, regular. Normas governamentais, concorrentes, economia, globalização, entre outros fatores exigem alta flexibilidade, criatividade e um planejamento estratégico cada vez mais preciso. As organizações precisam assimilar novas tecnologias, novos conhecimentos e competências.

Uma vez que as pessoas são responsáveis pela aplicação dos esforços e recursos que conduzirão a empresa a atingir os objetivos, a sua devida gestão é fator relevante.

Porém algumas empresas tem tido uma prática no mínimo equivocada: Submetem suas equipes a rotinas de trabalho estressantes, horários gigantes, cada vez delegam mais tarefas e responsabilidades com treinamento curtíssimo (quando há), poucas pessoas para muito trabalho, elevada exigência e pouco reconhecimento. Exigem que suas equipes desenvolvam, mas não lhes dão condições e tempo para isto.
Em minha atividade de professor, observando meus alunos, vejo freqüentemente aqueles que chegam atrasados ou não vão às aulas porque estão presos no trabalho.

Estas empresas chegam a ser uma corrida do queijo. Suas equipes parecem competidores “descendo a ladeira”, numa corrida desenfreada. Possuem um objetivo, desejam alcançá-lo, mas tropeçam e caem. E semelhante aos corredores, também se machucam, mas tem de se levantar para correr novamente. Há ainda outro problema que pode surgir: a falta de espírito de equipe. Isto pelo simples fato de não terem condições de ajudar um ao outro.
Acontece que diferentemente da corrida, que tem um final, em algumas empresas parece que esta situação é perpétua. O resultado é que muitos abandonam a equipe, e os que permanecem ficam desmotivados, cansados, parados no tempo sem desenvolver competências e aumentar seus conhecimentos.
A empresa até alcança seus objetivos, mas a um custo muito alto para seu pessoal.

“As pessoas podem constituir o seu ponto forte – a principal vantagem competitiva da empresa – ou o seu ponto fraco – a principal desvantagem competitiva – dependendo da maneira como são administradas”.
(CHIAVENATO, Idalberto - Gestão de Pessoas, 2004, p. 71).

Para sua empresa não ser uma corrida do queijo, aconselho algumas ações:

- Reveja as rotinas de trabalho e seu fluxo. Elimine ou automatize o que puder. Há muitos softwares disponíveis no mercado para isto. E deixe seu pessoal livre para as tarefas complexas. Esta prática também ajuda quando temos pouca gente.
- Treine adequadamente seu pessoal. Não deixe que aprendam à força. Isto evita erros e aumenta a eficiência.
- Administre o tempo da empresa. Procure não submeter seu pessoal a trabalhar horas extras. Só se for estritamente necessário. Eles precisam ter tempo para estudar e desenvolver suas competências, descansar, viver. Eles ganham e sua empresa também.
- Reconheça o sucesso e oriente nos erros. Motive.

Amplie esta lista. Use a criatividade e busque estudar sobre o assunto.
Ou arrisque ver a sua empresa ir “ladeira abaixo”.
Autor: Sidney Santana Pereira


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