Vantagem Competitiva



O tema – Vantagem Competitiva - é por demais amplo, dai falarmos sobre o objetivo maior da Administração Estratégica nos limites impostos por um artigo é um grande desafio, mas não trataremos aqui o assunto com pretensões orientadores e sim conceituais.

Toda competição pressupõe disputa e rivalidade e, conhecer os atores do jogo (concorrentes, clientelas e fornecedores) no mercado é mandatório. Este conhecimento se traduz no vislumbre das oportunidades e ameaças criadas por estes mesmos atores. Também, no ambiente interno da empresa é exigido um conhecimento profundo das forcas e fraquezas próprias para orientar a disputa para um campo propício às suas potencialidades e no desenvolvimento para superação das fraquezas.

A Administração Estratégica busca um futuro promissor e um melhor posicionamento para a empresa, o Planejamento Estratégico ordena e monitora as ações a serem implementadas e disto, resulta num melhor posicionamento no mercado se a administração for proficiente e determinada. O papel do planejamento estratégico é relevante, pois sem uma proficiente formulação e execução de um plano de orientações para o atingimento da vantagem competitiva não é alcançada, posto que grande parte das empresas vê seus esforços, neste sentido, fracassarem.

Porém, a vantagem competitiva não é um fim em si mesma, pois toda toda organização consciente de sua verdadeira vocação – a promoção do progresso comunitário - a responsabilidade social, o desenvolvimento do capital humano, a remuneração dos proprietários e acionistas, a satisfação dos clientes... o que só se viabiliza com incrementos da receita e maiores lucros.

As organizações são “conjunto de recursos”, são competências essenciais, aproveitamento das oportunidades ambientais (SWOT), a atratividade da industria e processos internos, o desempenho do capital intelectual, enfim as empresas tem várias condições que obter a vantagem competitiva na visão de alguns dos pensadores que se dedicaram ao estudo dos múltiplos aspectos que as diferenciam e as tornam superiores frente a concorrência.

Em verdade a organização é uma configuração de elementos que em função de sua administração consegue maximizar resultados através de seus recursos tangíveis e intangíveis: metodos, processos, pesquisa e desenvolvimento, qualidade, custos, enfim, competências que se bem gerenciadas garantem condições que lhe dão a melhor posicionamento no mercado.

Dificilmente, a vantagem competitiva advém de um único recurso da empresa e sim de uma associação deles. As competências refletem o uso racional dos recursos, embora que uma competência em particular possa dar a organização, um salto singular frente a concorrência – a criatividade que viabiliza a inovação de bens. Porém, o caminho mais curto para galgar melhores posições no ambiente concorrencial é criar satisfação para os clientes através da entrega de bens (produtos e serviços) de valor superior no mercado, isto é, bens de qualidade superior, preços atrativos, distribuição eficaz, serviços honestos, atendimento diferenciado, publicidade efetiva, enfim como dito anteriormente - o resultado de um conjunto de esforços levados a termo pela organização como um todo.

Dependendo do posicionamento da empresa no mercado ela assume posturas estratégicas diferentes para consegui-la, como a de 1) Sobrevivência: através da redução de custos, financiamentos, desinvestimentos, encolhimento, liquidação, etc; 2) Manutenção: com defesa da estabilidade, orientação para nichos, busca de especialização; a de 3) Desenvolvimento: por meio da orientação mercadológica, tecnológica, portfolio, aumento de capacidade ou a de 4) Crescimento: orientação para fusão, aquisição (complementariedade) ou expansão (suplementariedade). Uma outra visão para as posturas estratégicas (Miles e Snow) define que: 1) Defensiva: não-expansionista, proteção de seus mercados; 2) Prospectiva: inovadora, expansionista; 3) Analítica: o meio termo entre as duas estratégias acima; 4) Reativa: sustenta sua posição e reage às investidas dos concorrentes.
Porem, qualquer que seja o posicionamento, a vantagem competitiva deve ser perseguida como “o pote de ouro no final do arco-íris”, posto que ninguém deve ficar parado observando o sucesso da concorrência.

*Industria – conjunto de fabricantes de produtos ou serviços similares.

O Autor tem os cursos de indicadores na Gestão e Balanced Scorecard para aprendizagem on-line no site www.buzzero.com

XMMVII
Autor: Wagner Herrera


Artigos Relacionados


O Que é Estratégia

Capital Intelectual Interno - Empresarial

Recursos Internos Como Potencializadores De Vantagem Competitiva

A Importância Do Mapeamento De Competências

Elementos Da Nova Gestão Empresarial

Administração Estratégica Nos Tempos Atuais

Texto Casas Bahia E Valujet - Cap.1 E 2 Do Livro Administração Estratégica (hitt, M. A.; Ireland, R. D.; Hoskisson, R. E)