Democracia: Quanto custa?



Licitações fraudulentas, indicação para cargos, desvio de verbas, contratos super faturados, mensalão, lobistas, etc... Será este o preço da democracia?

Nasci em 1980, lembro-me das histórias que meu pai contava e conta ainda hoje sobre toda a luta contra a ditadura, suas vitimas, seus mártires...Leonel Brizola e sua Legalidade; Legalidade que foi para mim um dos maiores atos de respeito à vontade popular, onde a luta para preservar a sucessão legal do presidente pelo vice seria levada as últimas conseqüências.

Tivemos Dante de Oliveira, que não menos corajoso juntamente com seus correligionários enfrentaram os militares com a emenda das diretas, enfrentando o governo militar e seus biônicos....

Tivemos Ulisses, Tancredo, e tantos outros, pais, filhos, acima de tudo brasileiros que lutaram incondicionalmente pela nossa democracia, onde vários pagaram com a própria vida.

Agora pergunto a vocês, será que era esta a democracia que eles queriam? Será que eles arriscariam a vida ou dariam a vida para ter este congresso que temos hoje? Muitos filhos da ditadura ainda freqüentam o congresso, fazendo conluios, negociando, legislando em causa própria e defendendo única e exclusivamente seus interesses.

Até quando aceitaremos que esta turma, que se escondem atrás do voto secreto para absolver seus companheiros, não tendo hombridade e muito menos coragem de assumir publicamente seus atos... Coragem esta que não faltou para aqueles que nos anos de chumbo lutaram pela democracia enfrentando armas, cavalos, porretes, choques elétricos justamente porque assumiam seus atos, mantinham suas posições, enfrentavam a morte a cada discurso, mas jamais se esconderam, nunca se acovardaram, nunca aceitaram negociar a liberdade...

Ontem estava olhando um programa de entrevistas em um canal de televisão, onde um deputado federal jurava que jamais voltaria a se candidatar novamente, que tinha vergonha de ser deputado. Imaginem vocês o que acontece lá? Até quando aceitaremos este modelo corrupto de se fazer política no Brasil? Até quando vai morrer gente em fila de hospital? Até quando aceitaremos o gesto covarde do voto secreto?

Como falei no inicio, nasci em 1980, infelizmente na época não tinha o discernimento para entender o que estava acontecendo, mas posso garantir a vocês que não foi por esta democracia que está aí representada por este CONGRESSO que aqueles corajosos políticos e cidadãos lutaram e morreram.

Marcelo Veloso.
Autor: Marcelo Veloso


Artigos Relacionados


EleiÇÕes Diretas Para Presidente E Conselho Federal

Democracia

A Vitória De Renan é A Derrota Do Povo!

Diretas Já: Dos Sonhos Nascem Conquistas!

Democracia E Voto

50 Anos Da Campanha Da Legalidade

Oriente Na Procura Da Democracia