Dicas De Roma Para Brasileiros



Primeiramente, você não pode deixar de visitar o Vaticano. É possível visitar somente a Basílica de São Pedro e as tumbas dos papas que são de graça, ou pode visitar o Museu Vaticano, onde o passeio é completo e se paga (mais ou menos 11 euros). Nesse caso, você conhece até a Capela Sistina, lugar onde os papas são escolhidos e é onde tem a famosíssima pintura de Michelangelo. Para ir ao museu, você tem que pegar a fila de manhã (em alta temporada até no máximo às 9h00), senão não consegue entrar. Detalhe que não é permitido entrar nas igrejas com bermuda ou saia curta e nem blusas sem mangas, caso esteja muito calor é só colocar um lenço por cima. A benção do papa é sempre às quartas-feiras ao meio-dia.

Caminhando um pouco até o final da avenida que fica em frente a Basílica de São Pedro tem o Castel Sant'Angelo. Muito interessante dentro e tem uma vista muito bonita de cima. Ele fica bem nas margens do Rio Tevere.

No centro histórico, não deixe de ver a Piazza Navona, principalmente à noite, é belíssima e é onde fica a Embaixada Brasileira. Eu adoro! Pena que estão reformando a fonte que tem bem no meio, mas é linda mesmo assim. Pertinho dela tem o Campo de' Fiori, outra praça que fica cheia de gente à noite.
Depois, tem o Pantheon, antigo templo romano que foi transformado em igreja católica e lá estão enterrados os reis Humberto e Vittorio Emanuele e a rainha Margherita. Maravilhoso!

A Fontana di Trevi, lindíssima e acho que é o lugar mais lotado de gente em toda a Itália. Vale muito a pena! Diz a lenda que se vc jogar uma moeda lá (de costas e não pode virar pra ver onde ela caiu), seguramente você voltará a Roma. Eu não joguei e hoje moro aqui! rsrsrs

Perto da Fontana tem o Palazzo Del Quirinale que é a residência do presidente da república; andando do lado oposto ao centro tem a Piazza Della Repubblica que é muito linda, principalmente à noite. Entre o Palazzo Del Quirinale e a Piazza Della Reppublica, ao norte, tem também a Via Veneto que é bem famosa, pois nos anos 60 era frequentada por artistas de cinema do mundo todo e é onde foi filmado La Dolce Vita. Na Via Veneto fica a Embaixada dos EUA, o Hard Rock Café, a loja da Lamborghini e outros restaurantes meio caros...

Em outra direção, mais no centro, você encontra a Piazza Venezia onde fica o Monumento a Vittorio Emanuele II (primeiro rei da Itália), nele tem a tumba de um soldado desconhecido da época da unificação do país. Os romanos não gostam desse monumento, pois ele constrasta demais com a arquitetura da Roma antiga, esconde o Coliseu e o ligam muito ao fascismo. Porém, eu acho ele lindo! Majestoso!

Ah, dentro tem o Museu do Risorgimento com um repertório grande de Giuseppe Garibaldi (que lutou na Revolução Farroupilha no RS) e, também agora é possìvel pegar um elevador e subir no ponto mais alto do monumento (também tem que pagar, mais ou menos, 11 euros). Dá pra ver quase tudo de Roma, é muito legal! Mas, mesmo de um ponto um pouco mais baixo desse monumento você vê à esquerda o Mercado de Traiano e o Fórum Imperial e bem atrás dele o Fórum Romano e o Palatino.

Do lado direito do Vittoriano, tem o Campidoglio que é a prefeitura de Roma. Atrás da prefeitura dá para tirar fotos lindas com o Fórum Romano de fundo.
Depois do Fórum Romano tem o Coliseu! Maravilhoso!!! E ao lado dele o Arco de Constantino. Eu acho que vale a pena entrar no Coliseu. O ingresso dele também vale pra entrar no Palatino.

Saindo do Palatino e caminhando para a direita você encontra o Circo Massimo, a grande maioria dos cristão foram mortos lá e não no Coliseu. Mas, você vai ver somente um grande círculo oval vazio. Não restou quase nada da construção.

Próximo ao Circo Massimo tem o Terme di Caracalla, construído para o povo pelo cruel Imperador Caracalla para conseguir a sua simpatia.

Voltando em direção ao Circo Massimo, você encontra a Piazza Della Bocca Della Verità e andando um pouco mais para frente começa a Via Petroselli onde tem o Tempio de Vesta e também tem a igreja cristã mais antiga do mundo, a San Giorgio Al Velabro. Depois, você vê o Teatro Marcello. Atrás do teatro tem uma Sinagoga.

Saindo do centro histórico ao norte tem a Piazza di Spagna que é bem famosa e bonita e, mais ao norte ainda, você encontra a Piazza Del Popolo, que eu nem acho tão bonita em comparação às outras, mas uma coisa interessante é que todos os artistas que morrem em Roma são velados na igreja que tem lá.

Bilhetes de ônibus, trem ou metrô (é o mesmo) você compra em qualquer loja que vende tabaco, tem um T grande identificando essas lojas. Custa 1 euro e ele tem validade de 75 minutos. Ele vale só uma corrida de metrô, mas em ônibus você pega quantos quiser nos 75 minutos. Depois de usar para corrida de metrô pode usá-lo no ônibus.
Autor: Daniela Furlan


Artigos Relacionados


Roma Para Brasileiros: Gastronomia E Restaurantes

Roma, O Melhor Da Moda E Gastronomia!

Buenos Aires - Um Roteiro Surpreendente!

Religião Em Itália

Faça Uma Viagem Para Roma Com Seus Filhos

Guia Rápido Para Bogotá

Braga