O Ensino de português na Zona Rural: Dificuldades e Perspectivas



TEMA: O ENSINO DE PORTUGUÊS NA ESCOLA RURAL


AS DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE PORTUGUÊS NA ÁREA RURAL


RESUMO


É fato notório que as escolas rurais vivem um estado caótico em seu ensino, especialmente o de Língua Portuguesa. Diante disso, essa pesquisa se propôs identificar e compreender, na medida do possível, as principais dificuldades e perspectivas no ensino de Português da 5ª (6° ano) e 8ª (9° ano) séries da zona rural. Dessa forma, o problema em que se assenta esse trabalho é: Quais as reais dificuldades e possibilidades do ensino da língua materna no nível fundamental da zona rural? De uma forma geral existem, a priori, diversos aspectos que geram esses problemas tais como a inadequação do currículo e do material à realidade rural, a falta de investimentos da administração pública, o desconhecimento das diretrizes especiais para a educação rural, a má remuneração dos professores, entre outros.
Outrossim, com essa pesquisa objetivamos identificar não somente as debilidades no ensino na já citada área, mas também, através dessa análise, propor soluções e apontamentos para a melhoria da qualidade de ensino da nossa língua no campo. Para subsidiar esse projeto tomamos como referencial teórico textos de Luiz Bezerra Neto (Sem Terra aprende e ensina), Djárcia Santana (a LDB e a educação do campo), os PCN e as Diretrizes Operacionais para a Educação no Campo. Como procedimento metodológico, além de utilizarmos os textos já citados, empreendemos uma pesquisa de campo envolvendo docentes e discentes, além da gravação e análise de algumas aulas na Escola Municipal Margarita Palmerina de Almeida, localizada no Povoado Pé-Leve em Limoeiro de Anadia. Desejamos avidamente que este trabalho contribua de alguma forma para a reflexão e ação em prol da educação no campo.


Palavras-chave: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, educação no campo, Ensino de Língua Portuguesa, dificuldades, perspectivas
Autor: José Edson Ferreira Lima


Artigos Relacionados


O Ensino Obrigatório Da Língua Estrangeira Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Ensino Da Língua Mãe

Ouça O Que Tenho A Falar : Uma Análise Da Aprendizagem Significativa Na Metodologia De Ensino De Língua Portuguesa Para Surdos: O Caso Do Instituto Pedagógico De Apoio Ao Ensino Do Surdo De Sergipe – Ipaese.

Surdez Em Sala De Aula: Reflexões Sobre O Ensino De Língua Portuguesa Para Alunos Surdos

O Ensino De LÍngua Inglesa E A UtilizaÇÃo Do Discurso Como PrÁtica Social

A EducaÇÃo Inclusiva

Como Os Pcns De LÍngua Portuguesa Abordam O Trabalho De Leitura .