Como perceber os indícios de sucesso ou fracasso de sua empresa



George S. Day, professor de marketing e diretor do Mack Center for Technological Innovation da Wharton School, University of Pennsylvannia e Paul J. H. Schoemaker, fundador e presidente da Decision Strategies International, acabam de ter seu novo trabalho publicado no Brasil: Visão Periférica, Bookman, 2007.
Os autores partem do princípio que é preciso prestar atenção ao que ocorre fora dos limites do negócio.
Se isto não acontece, você está colocando em risco o futuro da empresa.
Atualmente muitos fatos, podem se desenvolver nas margens mais remotas do seu negócio. Muitas vezes são indicativos de oportunidades e ameaças ainda difusas, mas que podem causar grande impacto na empresa.
Um gerente regional de vendas comenta um boato que ouviu a respeito de um novo concorrente. Um artigo publicado em um jornal descreve dispositivos implantados sob a pele que transmitem dados de identificação e prontuário médico em caso de emergência. Um blog de um consumidor irritado começa a atrair muita atenção.
Então, captar essas oportunidades e contornar as ameaças, exige atenção contínua para detectar, interpretar e agir de acordo com os sinais mais distantes.
Em poucas palavras, precisa-se de uma boa visão periférica.
Day e Schoemaker declaram que quase 20% das empresas, já desenvolveram uma visão periférica capaz de mantê-las à frente dos concorrentes.
Usando um diagnóstico "olhar estratégico" para testar a visão periférica das organizações, é possível segundo os autores, desenvolver um processo capaz de preencher essa falha na vigilância e evitar que as empresas permaneçam cegas ao que acontece ao seu redor.
Entre os exemplos estão as oportunidades dentro do domínio tecnológico, como a revolução digital onde a Apple com iPod enxergou e a indústria musical não.
Nas mudanças na sociedade, como a diminuição da idade e demanda de bonecas mais sofisticadas foram visualizadas pela MGA Entertainment (Bratz) e não pela Mattel (Barbie), ou no domínio da política, os remédios genéricos para AIDS na África, visualizados pelas empresas farmacêuticas da Índia e não pelas grandes multinacionais do setor farmacêutico.
Em resumo, da mesma forma que uma onda gigante indica a proximidade do tsunami, saber reconhecer os sinais de alerta presentes no entorno dos negócios pode significar a vida ou a morte de uma organização.
Autor: Alfredo Passos


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